Com o upgrade para Cadastro Completo, de acordo com as normas do , o limite para envio e recebimento de remessas internacionais é calculado com base na de Pessoa Física, e equivale a 100% dos bens líquidos declarados ou 40% de bens e direitos.
Por este motivo, o envio anual da completa de Imposto de Renda e do recibo que comprova a entrega são obrigatórios para definir seu limite e permitir o envio e recebimento de remessas.
Como enviar a declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega?
A declaração de Imposto de Renda serve para comprovar seus rendimentos e deve ser enviada completa, contendo todas as páginas, com numeração e todos os dados legíveis.
Para isso, salve as páginas em um único arquivo PDF, acesse a sua área logada no site da Remessa Online e anexe o documento no campo Declaração de no envio de documentos do Cadastro Completo.
Já o recibo de entrega da declaração serve para comprovar que seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) foi recebido pela Receita Federal. Precisamos que seja enviada apenas a primeira página, pois a segunda página contém dados pessoais sigilosos sobre sua declaração, como o seu número de identificação.
Não tem mais os arquivos salvos? Veja alguns caminhos para recuperá-los:
Pelo computador utilizado para enviar a declaração
Veja se o programa da Receita ainda está salvo no seu computador. O nome será ‘’ mais o ano da . Depois, é só abrir o programa e imprimir a do e o recibo.
Mesmo que não tenha mais o programa, o arquivo ainda pode estar salvo na memória do computador usado para fazer a . Para procurar, abra a pasta “Meu computador”, acesse “Disco Local (C:)”, busque a pasta “Arquivos de programas” e então “”. A deve estar na pasta “Transmitidas”.
Caso tenha feito sua com um contador, peça para que lhe envie uma cópia do documento.
Pelo celular ou tablet utilizado para enviar a declaração
Para localizar a , é preciso que o app IPRF ainda esteja instalado no aparelho e a cópia da e recibo tenham sido baixados e mantidos no seu dispositivo na hora do envio.
Para aparelhos com sistema operacional Android, procure os arquivos na pasta download. Já para aparelho com sistema operacional iOS, é só procurar a pasta de arquivos do programa do pelo iTunes.
Pelo portal e-CAC da Receita Federal
Neste caso, é preciso possuir ou criar um cadastro ou usar um certificado digital. Acesse o site da Receita Federal, no serviço “Declaração ” e siga as instruções para obter os arquivos.
Em um dos postos da Receita Federal
Se não for possível recuperar o arquivo da Declaração do IR pelo computador ou dispositivo móvel e você não possuir um certificado digital nem conseguir se cadastrar no portal e-CAC(Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal espalhadas por todo o país. Confira aqui os endereços.
Porque o Imposto de Renda é importante para sua conta na Remessa Online
O seu será útil para sua conta da Remessa Online em dois casos:
- Ao solicitar um Cadastro Completo: quando você cria uma conta na Remessa Online você passa a ter um limite de R$100.000 por ano. Para aumentar esse limite, você precisará solicitar um Cadastro Completo, enviando uma cópia da sua Declaração do Imposto de Renda e Recibo dessa declaração. Será realizada a análise para verificar a possibilidade de novo limite, o qual terá como parâmetro os valores declarados.
- Para renovar seu Cadastro Completo: você precisa enviar sua Declaração de Imposto de Renda atualizada todo ano para que seu Cadastro Completo continue ativo – e possa ser analisado a possibilidade de aumentar o seu limite. Se não entregar a declaração, você poderá ter sua conta bloqueada e ficará impedido de operar. O envio da declaração é feito online, na própria plataforma da Remessa Online.
Declaração de é um assunto complexo, por isso é importante contar com o auxílio de um contador de sua confiança para te assessorar. Sempre que tiver dúvidas sobre de transações internacionais procure um especialista.
Caso tenha dúvidas sobre a criação/atualização de Cadastro Completo, pode entrar em contato com a Remessa Online, estaremos sempre a disposição.
Você pode usar o chat no canto inferior direito de sua tela, ele funciona de segunda a sexta das 9h às 20h e conta com profissionais da Remessa Online à postos para esclarecer suas dúvidas.