A parte visual das suas mídias sociais pode atrair ou afastar potenciais clientes para os seus serviços. Isso é ainda mais importante quando você é freelancer e precisa mostrar o seu trabalho. Saber como escolher cores para Instagram é um dos passos para profissionalizar as suas redes sociais.
Já não é novidade que essa rede é uma verdadeira vitrine para os profissionais que estão em busca de mais projetos. Por ser uma das suas portas de entrada, é fundamental que ela passe a identidade visual da sua marca e a mensagem que deseja.
Neste artigo, separamos algumas dicas fundamentais de como escolher paleta de cores para Instagram profissional. Então, continue a leitura!
O que é uma paleta de cores?
Paleta de cores é a união de cores que combinam entre si. Ou seja, é um conjunto de tonalidades que ficam harmônicas quando colocadas juntas.
Essa é uma ferramenta essencial de se considerar na identidade visual da sua marca. Afinal, as cores conseguem passar informações e sentimentos.
Estudos do neuromarketing e da neurociência comprovam que as cores podem gerar sensações nas pessoas, tanto boas quanto ruins. Por isso, é importante que a sua paleta esteja adequada para a sua identidade visual.
Então, se você não fizer a escolha certa, poderá passar uma mensagem que não deseja. Além disso, vai gerar certa confusão no seu público ou, até mesmo, afastá-los.
Portanto, antes de saber como escolher cores para Instagram, é importante definir a identidade visual da sua marca.
O que é o Instagram?
O Instagram é uma rede social fundada em 2010. Lançada pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, ela foi comprada por Mark Zuckerberg em 2012.
Diferentemente do Twitter e do Facebook, o Instagram foi criado para ser uma rede predominantemente visual. O objetivo inicial era ser um meio para utilizar filtros nas fotos e compartilhar imagens.
Apesar de ter passado por grandes atualizações que permitiram novas funcionalidades, as imagens ainda são o foco do Instagram. Além disso, os vídeos e Reels vêm ganhando grande destaque.
Exatamente por ser uma rede social visual que se tornou vitrine para negócios, é imprescindível fazer publicações planejadas e adequadas à identidade definida.
Para que serve a paleta de cores do Instagram?
A paleta de cores do Instagram serve para deixar o seu perfil mais harmonioso visualmente e passar a mensagem da sua identidade visual.
Esse conjunto de cores também o guiará para escolher os tons para as suas publicações, de forma que o seu feed fique harmônico e organizado. Dessa maneira, você evita ter uma página sem sentido e bagunçada, que poderá confundir o visitante.
Como escolher paleta de cores para Instagram?
Para saber como escolher cores para Instagram, o primeiro passo é ter a identidade visual da sua marca. Lembrando que é importante fazer um estudo do seu mercado para que a identidade esteja alinhada ao seu nicho.
Por exemplo, redatores freelancers têm uma identidade visual e de marca diferente de uma loja online de artesanato. Então, conheça o seu setor.
Confira, a seguir, algumas outras dicas!
1. Utilize ferramentas de paletas de cores
Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a definir as cores que usará. São geradores de paletas que permitem escolher uma cor primária que faça sentido e mostram quais são os outros tons que harmonizam com ela.
Algumas das ferramentas para gerar paleta de cores são:
- Adobe Color;
- Khroma Colors;
- Coolors;
- Shutterstock Colors;
- Colourlovers;
- uiGradients;
- Canva;
- Hailpixel Color.
2. Pesquise o significado das cores que gosta
Após selecionar algumas cores primárias que você gosta ou que fazem sentido para o seu Instagram, busque o significado delas.
Com a identidade da sua marca definida, a próxima missão é saber a mensagem que deseja passar com os seus serviços. A partir disso, você pode escolher cores que tenham um significado ou fundamento da psicologia que faça sentido para você.
3. Busque inspirações
Aprender com grandes cases de sucesso é uma ótima fonte de inspiração. Então, outra dica para saber como escolher cores para Instagram é buscar ideias e influências de grandes negócios do seu mercado.
Não estamos falando de copiar estratégias e cores, mas de buscar inspiração e sugestões com quem tem sucesso no seu nicho de atuação.
4. Transmita emoções e sentimentos
Na hora de definir a paleta de cores, busque por tonalidades que gerem algum gatilho. Estudos já comprovaram que o lado emocional e sentimental dos consumidores fala mais alto do que o racional no momento da compra.
Afinal, quem nunca comprou nada por impulso, mesmo sabendo que não precisava? Sendo assim, além do significado das cores, busque reações emocionais e sentimentais nesses tons. Alguns exemplos são:
- laranja: sensação de entusiasmo, motivação;
- azul: calmaria, tranquilidade, sensações serenas;
- verde: equilíbrio, paz, sensação de saúde;
- branco: limpeza, leveza, transparência.
Outra forma de gatilho emocional é contar uma história no seu feed e usar as cores para harmonizar com a mensagem que deseja transmitir.
A busca de como escolher cores para Instagram envolve dois principais passos. O primeiro é definir a identidade da sua marca. O segundo, a mensagem que deseja passar para quem visita o seu perfil.
Lembre-se, uma imagem vale mais que mil palavras. Então, capriche na harmonização dos tons que utiliza e tente manter um padrão nas suas demais redes sociais.
Agora que você já sabe por onde começar para definir a sua paleta de cores, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Ajude outras pessoas a deixar o Instagram mais profissional!
Resumindo
Para definir a paleta de cores para o Instagram no Canva, basta escolher uma imagem (pode ser seu logo, por exemplo) e fazer o upload dela. A partir disso, a ferramenta já fornecerá a paleta de cores dessa imagem com os códigos de cada uma.
Para escolher a paleta de cores é fundamental ter uma identidade de marca para que as tonalidades harmonizem com a marca. Depois, escolha uma cor primária e conte com a ajuda de ferramentas para definir a paleta e as cores secundárias a partir dela.