Como fazer a cobrança documentária de exportação

A cobrança documentária é uma ferramenta que as empresas de exportação utilizam para receber pelas mercadorias e produtos enviados ao exterior. Quem faz a intermediação dessas cobranças são os bancos por meio da emissão de documentos para que a importadora possa retirar as mercadorias adquiridas após o pagamento.

Como a cobrança documentária tem a vantagem de garantir que a empresas ganhem mais segurança e economizem tempo durante as transações comerciais internacionais, é fundamental que todo exportador saiba como funciona o processo. 

Pensando nisso, nós preparamos o artigo abaixo explicando o que é a cobrança documentária, como realizar o processo e quais as principais vantagens e desvantagens. Vamos lá?

O que é a cobrança documentária?

Imagine uma pessoa que presta serviços para uma empresa no exterior. Ela prestará o serviço, emitirá um invoice, e então aguardará pelo pagamento. 

Com as empresas de comércio exterior essa realidade não é muito diferente, e uma das formas de receber um pagamento dos produtos enviados ao exterior é, justamente, por meio da cobrança documentária. 

Nesse tipo de cobrança, os bancos fazem a intermediação entre a empresa exportadora e a empresa importadora, recebendo o pagamento do exterior e enviando para o destinatário da mercadoria. O processo de cobrança é realizado por meio do envio de documentos de embarque do banco de origem que envia a documentação para o banco do importador para que a mercadoria possa ser paga e retirada.

De forma geral, a cobrança documentária é uma maneira bastante prática que as empresas têm para lidar com a cobrança das exportações. Afinal de contas, toda a responsabilidade pela cobrança passa a ser das instituições bancárias.

A cobrança documentária pode ser feita através de um banco de sua confiança. Consulte com o gerente se a instituição realiza esse tipo de operação.

Como fazer a cobrança documentária

Para fazer a cobrança documentária é bastante simples. Vamos supor que a empresa exportadora seja brasileira e a importadora americana. Neste caso, a empresa brasileira deverá procurar por um banco no Brasil que realize esse tipo de serviço. 

A maioria dos bancos brasileiros realiza esse tipo de operações, sendo possível contratar esse serviço na mesma instituição bancária que a sua empresa tiver conta. Para adquirir esse pacote de serviço basta conversar com o seu gerente.

Veja a seguir o passo a passo para realizar a cobrança documentária:

  1. O primeiro passo para a cobrança documentária é a empresa exportadora, no nosso caso a brasileira, despachar os produtos e embarcá-los para o exterior;
  2. Em seguida, a empresa deverá se dirigir a um banco brasileiro e solicitar um saque contra o importador, remetendo os documentos de embarque ao banco. Lembre-se de que é preciso possuir contrato com o banco para a prestação desse serviço e que você deverá ter todos os documentos da exportação para que o banco possa efetuar a cobrança corretamente;
  3. A seguir, o banco brasileiro encaminhará a cobrança documentária (documentos de embarque) para um banco parceiro no exterior;
  4. Assim que receber todos os dados do importador, o banco estrangeiro encaminhará essa cobrança à empresa importadora;
  5. Assim, logo que o importador efetuar o pagamento, que pode ser à vista ou à prazo, o banco estrangeiro emitirá a ordem de pagamento ao banco brasileiro;
  6. O banco brasileiro irá enviar o pagamento para a empresa exportadora;
  7. Quando o pagamento for confirmado, a exportadora libera a documentação necessária para que a importadora possa retirar os produtos adquiridos.

Vantagens

Dentre as vantagens de se utilizar este tipo de serviço bancário, está o fato de que a exportadora terá a seu dispor uma estrutura internacional. E isso facilita a resolução de possíveis problemas administrativos relacionados à cobrança.

Desvantagens

Por outro lado, é imprescindível ter em mente que as instituições bancárias são apenas prestadoras de serviço na cobrança documentária. A opção de fazer esse tipo de cobrança não é garantia de pagamento pela mercadoria já embarcada. Portanto, caberá a cada empresa traçar as melhores estratégias comerciais.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Por mais que a cobrança documentária tenha as suas vantagens, algumas empresas podem preferir receber o pagamento diretamente do exterior, sem o uso de intermediários. E para isso, existe a plataforma brasileira Remessa Online

Todas as transações realizadas através da Remessa Online são criptografadas, garantindo segurança aos usuários. Além disso, a atividade da Remessa Online é credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

E ainda tem a vantagem de que as taxas aplicadas são menores do que as praticadas pelos bancos convencionais, e o valor do câmbio é baseado do câmbio comercial, sem cobrança de taxa adicional.

Além de receber dinheiro de outros países, a plataforma online também permite aos seus usuários enviar pagamentos para o exterior. E tudo isso de forma rápida, prática e segura. Para aproveitar essas facilidades, basta criar a sua conta gratuitamente.

Fique de olho sobre mais dicas sobre comércio exterior no blog da Remessa Online.

Related posts

Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional 2025 (DASN)?

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

Declaração anual MEI: confira como fazer e datas para 2025