O boletim de ocorrência deve ser feito após o acontecimento de alguma denúncia ou crime.
Atualmente, é possível fazer um boletim de ocorrência online em delegacias virtuais para registrar casos pouco complexos como roubos, furtos ou desaparecimento de pessoas. O processo é simples e pode ser feito totalmente pela internet.
Se você precisa registrar um boletim de ocorrência, entenda abaixo o passo a passo, veja em quais casos é possível e o que acontece depois. Vamos lá?
Os passos para fazer o boletim de ocorrência online variam dependendo das normas específicas de cada estado. No entanto, em geral, os passos são:
O governo Federal criou o sistema Sinesp Delegacia Virtual – DEVIR para que cidadãos de alguns estados façam o BO online. Nesse caso, os passos são:
Os estados disponíveis no DEVIR são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Após fazer o registro, você receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da ocorrência.
O boletim será encaminhado para uma autoridade policial que irá revisar as informações e avaliar a gravidade do caso para determinar as próximas ações. Dependendo do caso, o policial pode entrar em contato para fornecer mais informações ou dar esclarecimentos.
Também, se a natureza da ocorrência exigir uma investigação, a polícia pode iniciar um processo. Caso seja necessário, o caso é encaminhado para o Ministério Público.
Em geral, os boletins que podem ser feito online são:
Além disso, algumas ocorrências que não permitem o BO online são:
Vale lembrar que cada estado pode ter regras diferentes em relação às ocorrências aceitas ou não. Por isso, sempre acesse o site da delegacia para ter mais informações.
A diferença principal entre um boletim de ocorrência online e um presencial é o método de registro da ocorrência, uma é feita pela internet e a outra presencialmente em uma delegacia.
No entanto, a validade do BO é a mesma, sem prejuízo algum para quem está fazendo o registro. A ocorrência online foi criada para facilitar e agilizar o atendimento, uma vez que não é necessário ir até uma delegacia.
Outra diferença importante é que qualquer ocorrência pode ser registrada presencialmente, enquanto no BO online há limitações em situações mais complexas, como homicídio ou latrocínio.
Em geral, a delegacia pode responder um Boletim de Ocorrência online em até 24 horas. No entanto, esse tempo pode variar dependendo da jurisdição, do tipo de ocorrência e dos procedimentos adotados pelas autoridades locais. Em alguns casos, a análise pode levar semanas.
Normalmente, uma equipe examina informações contidas no boletim, conduzem investigações adicionais, se necessário, e adotam as medidas adequadas conforme a natureza da ocorrência.
Os tipos de boletim de ocorrência são os acontecimentos que podem ser registrados. Alguns exemplos comuns são:
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Para fazer um boletim de ocorrência online é necessário acessar o site da delegacia virtual do seu estado, preencher os dados solicitados e fazer o BO.
Geralmente, podem ser registrados online casos mais simples como perda de documentos, furto, roubo, acidente de trânsito sem vítima, entre outros. Casos complexos como homicídio e uso de armas de fogo devem ser feitos presencialmente.
A diferença é o método de registro, sendo um online e outro presencial. A validade é a mesma.
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