Você está tentando captar dinheiro com fundos de Venture Capital? Pode ser que tudo seja novidade para você, mas você não é o único empreendedor tentando conseguir financiamento. Muitos outros trilharam esse caminho e sabem como fazê-lo. E uma coisa todo mundo destaca como essencial: para conseguir um bom financiamento, você realmente tem que se destacar ou eles vão passar por você.
Neste campo, sucesso não é coincidência — é preparação. Então, como você pode fazer-se ouvir pela indústria de investimentos em startups. Aqui está o que você precisa saber para impressionar os fundos de Venture Capital.
Tenha um negócio de verdade para atrair fundos de Venture Capital
Parece óbvio, certo? Mas só porque você tem uma ideia de um milhão de reais não significa que há um negócio de verdade lá.
Um VC vai estar mais interessado em financiar uma empresa que realmente tem um negócio em funcionamento do que uma que está em processo de validação – VCs investem em empresas que estão em fase de escala, se este não é o seu caso, busque um seed ou um anjo.
O melhor lugar para começar é criando um plano de negócios sólido que estabelece o que o seu negócio faz, como é o mercado, como o negócio está organizado e quanto de financiamento é necessário para alcançar a sua visão.
Deixe tudo muito bem explicado, mostre o histórico, as projeções – enfim tudo que você pode fazer para detalhar o que existe.
Retire fatos e números que ilustram que há um mercado real em que você está operando. Mencione a competição e o que te faz diferente – e como essas diferenças já fazem sentido para a operação que existe.
Antes de conseguir fundos de Venture Capital saiba o que você quer
Ao encontrar um VC, saiba exatamente no que você quer gastar o dinheiro que você está levantando. Não apenas diga quanto tempo o dinheiro vai durar, mostre o que você quer construir com isso. Os empreendedores que possuem mais sucesso nesses processos comunicam o valor de seus negócios através de números.
Uma conversa centrada no crescimento da receita de uma empresa, funil de vendas e rotatividade de clientes causa uma conexão imediata com os investidores, porque quando os empreendedores se posicionam como orientados por métricas, é como se eles tivessem entrado na mente de um investidor.
Tenha em mente os números e metas da sua empresa para apresentar aos fundos de Venture Capital
Conheça seus KPIs (Principais Indicadores de Desempenho). Investidores entendem que empreendedores bons entendem quais são suas principais prioridades e gerenciam suas empresas focando suas equipes em um punhado de métricas críticas que refletem essas prioridades, provendo uma visibilidade importante para eles.
Prepare-se e seja enfático. A liderança de um CEO também não pode ser subestimada neste cenário. Às vezes, uma empresa parece ótima no papel, mas se o CEO não inspirar confiança na primeira reunião, essa deficiência vai condenar o apetite do investidor.
Trabalhar o networking aproximará você dos fundos de Venture Capital
Como aproximar-se de investidores? Antes de começar a ligar para eles, enviar mensagens e e-mails, comece a fazer networking e obtenha uma introdução antes de pedir dinheiro. Pode ser através de uma outra startup, ou um escritório de advocacia.
Comece identificando os VCs com os quais você deseja fazer negócios. Depois de identificá-los, comece a se relacionar com seus contatos. Faça sua lição de casa sobre a empresa e sobre os indivíduos que você deve encontrar: quem eles são, o que eles sabem e com o que eles se importam.
Se você causar uma boa impressão em alguém que os influencia, então você já tem meio caminho andado. Mesmo que isso não aconteça, isso começa a se conectar com eles no Twitter ou no LinkedIn.
Saiba quais são as burocracias em relação aos fundos de Venture Capital e busque apoio
Ao conversar com investidores, você vai perceber que a grande maioria deles é estrangeiro. E isso pode causar grandes questões: como trazer o dinheiro de fora do país? Como garantir que você esteja 100% de acordo com a regulação tributária brasileira?
As burocracias são imensas, e isso dificulta para muitos empreendedores também, que não sabem como conquistar os seus investidores de fora do Brasil. Além de trabalhar para criar a condição ideal de crescimento e encantamento, muitos empreendedores se perdem nas burocracias de trazer dinheiro de fora do Brasil para cá.
Mas trazer dinheiro de fora para sua empresa não precisa ser um terror. Vários fundos de Venture Capital demandam uma estrutura muito simples, que você pode usar para trazer o dinheiro para o Brasil de maneira legal e rápida.
A Remessa Online se especializou neste tipo de operação e tem as ferramentas necessárias para isso – de maneira que o empreendedor só precise pensar em como fazer sua empresa crescer.
Saiba explicar o seu mercado para os fundos de Venture Capital
É muito importante que você entenda do segmento que você está falando para um investidor estrangeiro. Se você é de uma empresa com atuação apenas no Brasil, você vai precisar explicar a situação nacional antes de avançar – existem muitas diferenças de como os setores da economia atuam no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, e é bom que você consiga explicar essas diferenças e como elas podem ser positivas para o seu negócio.
Mostre que a oportunidade existe e que você está bem posicionado para aproveitá-la. Mas não esconda a concorrência: é impressionante para muitos investidores se você souber o que os seus adversários estão fazendo e quais são os pontos fortes e fracos deles.
Se você não é uma solução exclusiva, não finja ser. Muitos empreendedores se dizem serem “da única empresa do mercado que faz X ou Y”, mas uma pesquisa rápida no Google mostra diversos concorrentes. Não minta.
Seja convincente
Não há vergonha em ter medo de falar em público. Todos nós experimentamos esse pavor em algum momento, mas não deixe que o medo e a ansiedade te prejudicarem durante sua apresentação. Se você é apaixonado pelo que faz, sincero e honesto, os VCs verão isso.
Eles vão notar que você é um indivíduo que realmente acredita no que você está vendendo. E isso faz de você mais convincente.
Você precisa parecer profissional se você vai começar um negócio sério, mas você precisa mostrar um pouco de paixão e entusiasmo.
Startups são difíceis, e elas levam muito tempo, e você precisará mostrar que você tem a força de vontade para passar pelos altos e baixos. Isso não significa que você tem que pular para cima e para baixo e balançar os braços de maneira enérgica.
Talvez o melhor jeito de demonstrar isso seja uma história sobre o que te fez fundar o seu negócio, por que é pessoal, ou por que não há mais nada que você preferiria fazer do que passar os próximos 5 a 10 anos vivendo e respirando essa sua ideia.
Existem muitos atributos padrão que os gestores de fundos de Venture Capital procuram a partir do discurso de um empreendedor. Boas empresas mostram:
- Uma história pessoal sobre o conceito da startup, principalmente para o empreendedor;
- Validação de mercado, mostrando que existe um mercado potencial a se investir e que a solução proposta pela startup é válida;
- Saber o que fazer com o dinheiro captado.
Siga a Regra 10/20/30 do PowerPoint
Isso não é um truque exatamente novo – Guy Kawasaki escreveu sobre isso em 2005 -, mas ainda é uma tática útil ao tentar impressionar um VC.
Basicamente, esta regra afirma que sua apresentação deve ter apenas 10 slides, não durar mais do que 20 minutos e usar um tamanho de fonte que seja de pelo menos 30, grande e chamativo.
Esse é um padrão utilizado que dá dinamismo para a reunião e garante que você consiga condensar as ideias de maneira efetiva para o investidor.
Seja realista e honesto
Seja realista. Não invente ou inflacione os números , os investidores vão perceber cedo ou tarde e isso pode te queimar para sempre. Sempre forneça e apresente informações precisas sobre os drivers mais importantes para a receita (por exemplo, quantidade de clientes, preço de venda) e custos (despesas de venda e marketing, custos de mercadorias vendidas, etc).
Para impressionar um capitalista de risco, é importante ser honesto e aberto. Os investidores de risco querem apoiar empreendedores intelectualmente honestos que possam discutir abertamente os pontos fortes e fracos de seus negócios.
Nenhum negócio é perfeito, então esconder uma fraqueza é uma proposta perdedora, enquanto discute abertamente a fraqueza e como você planeja enfrentá-la marcará pontos e impressionará um capitalista de risco.
Seja racional e deixe a emoção do lado
Os investidores não querem te pegar, mas eles vão acabar testando você em algum momento. Quando eles fazem uma pergunta capciosa, eles pretendem ver o quão experiente e motivado você é.
Uma dessas perguntas seria perguntar se eles poderiam contratar um CEO em algum momento, ou se você se vê como o CEO de longo prazo. Muitos fundadores se ofendem com isso e mostram inseguranças e infantilidades.
Uma resposta como “quero construir uma grande empresa e estou disposto a me afastar se isso for bom para ela” deve impressioná-los, lembrando que isso aconteceu no Google. Não se deixe afetar por questões como essas, mostre maturidade, sinceridade e desejo.
Mostre aos fundos de Venture Capital como tudo se encaixa no final
Nada é por acaso. Faça os investidores acreditarem no que você mesmo acredita – que a oportunidade está lá, que é uma grande, que você é a pessoa para fazer isso acontecer. Realmente ouça perguntas que eles vão te fazer e não finja que tem todas as respostas neste momento, mas que você vai encontrá-las com a ajuda dos seus investidores.
Tudo isso trata-se de construir uma narrativa convincente, baseada em números e projeções, com informação abundante sobre o mercado, sua empresa e seus concorrentes. Mas no final, tudo precisa se encaixar dentro dessa narrativa que você está propondo.
Mostre para seus investidores que existe uma história sendo escrita e que eles podem ser parte fundamental disso, se irem com você. Mas não seja lunático: essa história precisa ter alicerces verdadeiros, projeções bem feitas e muito raciocínio por trás.
Não se trata de mostrar um cenário irreal e parecer um animador de programa de auditório. Trata-se de passar a mensagem com eficiência e convencimento. Faça-os entender que precisam estar do seu lado.
Se você for inesquecível, marcante e charmoso – a ponto de que os investidores lembrem de você constantemente entre uma reunião e outra -, você vai conseguir teu investimento.
Mas se sua história, sua projeção e sua narrativa não forem convincentes, e você se tornar apenas mais um cartão de negócios na pilha, você provavelmente não vai receber o seu dinheiro.
Se você conseguir articular uma visão convincente e crível de como o seu produto, oportunidade de mercado, equipe e sua estratégia e planos para o dinheiro, são uma oportunidade única para o Venture Capital, você conseguirá seu financiamento.
Empresas de alto crescimento bem-sucedidas são o subproduto de um plano bem desenvolvido executado por uma equipe competente e apaixonada.
Entrevista sobre fundos de Venture Capital com Hernan Kazah
Alexandre Liuzzi, CSO e Co-fundador da Remessa Online, conversou com Hernan Kazah, Co-Founder da Kaszek Ventures e Mercado Livre.
Com a experiência de mais de 20 anos como empreendedor, Hernan abordou os aspectos mais importantes na estruturação do business plan de uma startup que seja atrativo para captação de recursos no exterior e as oportunidades globais que o mercado tecnológico brasileiro oferece.
Confira:
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