Você já pensou em morar na Finlândia? Esse país é um dos que têm mais qualidade de vida no mundo. Por isso, muita gente tem o sonho de se mudar para lá. Ainda assim, a diferença cultural é bastante grande e precisa ser considerada.
Apesar de não estar na lista dos 20 melhores países para trabalhar e morar no exterior, essa é uma boa opção para quem deseja ter novas experiências. Afinal, não é todo lugar que permite ver a aurora boreal.
Então, que tal conhecer melhor esse país nórdico e definir se a mudança para lá é uma alternativa para você? Continue lendo este conteúdo e saiba mais!
Qual é a história da Finlândia?
A Finlândia é um país pouco conhecido, mas recheado de história. Independente desde 1917, passou pelo domínio russo e sueco por cerca de 500 anos. Por isso, recebeu forte influência desses países, especialmente, na arquitetura.
Os primeiros vestígios de uma civilização onde atualmente é a Finlândia datam de 10.200 anos atrás. No entanto, até hoje a população é relativamente pequena devido ao frio intenso do país.
Em 2022, são pouco mais de 5,6 milhões de pessoas em um território de 338,1 mil km².
Além disso, a história do país é dividida em 3 períodos:
- domínio sueco: foi do século 13 ao começo do século 19. Abrangeu a porção oriental do território atual;
- domínio russo: durou entre 1809 e 1917;
- independência: de 1917 até hoje. Em 1919, o país se tornou uma república.
O território finlandês faz fronteira com a Suécia, a Noruega e a Rússia. Ainda é banhado pelo Mar Báltico. Também tem mais de 180 mil ilhas, mais de 188 mil lagos e está no extremo norte da Europa.
Como é o clima na Finlândia?
O extremo norte do país está acima do Círculo Polar Ártico. Portanto, o clima é bastante frio e tem temperaturas baixas o ano todo. Em alguns períodos, a temperatura mínima chega a -30ºC. Mais para o sul, o clima é temperado, com invernos longos e curto verão.
A temperatura ainda costuma ser baixa, comparando com o Brasil. Isso porque é comum ficar em 16ºC nos meses mais quentes na parte norte do país. Mas, no sul, os termômetros chegam a marcar 27ºC.
Durante todo o ano, chove bastante. Tanto que a precipitação média anual é de 600 mm. É comum ocorrer granizo e neve.
Qual é o custo de morar na Finlândia?
O salário mínimo da Finlândia é de 2.256,98 euros, em 2022. A questão é: será que dá para viver com essa quantia? Tudo depende do que você vai fazer, ou seja, dos seus hábitos de consumo.
De toda forma, entender como é o custo de vida básico para quem mora na Finlândia é um bom ponto de partida. Afinal, esse é um passo importante antes de decidir pela mudança.
A seguir, mostramos alguns itens importantes do custo de vida e qual é a média de gastos. Confira!
Moradia
O aluguel do apartamento de 1 quarto custa entre 600 e 780 euros mensais. Com 2 e 3 quartos, fica entre 1.000 e 1.300 euros. Pode adicionar 125 euros extras devido a despesas do imóvel.
De modo geral, os imóveis mais próximos do metrô custam mais caro. No centro de Helsinque, você também paga a mais. Caso queira comprar uma propriedade, o custo é de cerca de 3.600 euros por metro quadrado.
Alimentação
A comida no país tende a ser saudável e com bastante variedade. O valor cobrado é justo. Por isso, você consegue fazer um bom negócio. Especialmente, porque os preços são bastante estáveis. Nesse sentido, as 3 principais redes de supermercados são:
- Lidl: é uma rede alemã que tem os preços mais em conta, mas nem todos os produtos são de qualidade;
- rede S: é formada pelo Prisma e pelo S-Market. É a segunda mais econômica;
- rede K: abrange o Citymarket e o K-kauppa. É a mais cara.
Para ter uma ideia, você paga cerca de 15 euros por 1 kg de carne bovina, 3 euros para 1 kg de tomates, 1,83 euro por 1 kg de arroz e 0,97 euro por 1 litro de leite. Os dados são de 2022.
Além disso, se você optar por um restaurante, prepare-se para gastar aproximadamente 35 euros por pessoa. Ainda, é possível economizar em um fast food. Nesse caso, há lanches por cerca de 8 euros.
Transporte
A viagem única no transporte público finlandês é 3,20 euros. Mas você pode comprar um passe de viagem para o mês todo pagando 65 euros. Essa alternativa compensa, especialmente se você usar mais de 20 vezes por mês.
Para andar de táxi, 1 km custa 1,06 euro. Por sua vez, você paga 1,50 euro por 1 litro de gasolina, caso queira usar carro próprio. Porém, lembre-se de que esses valores sempre podem variar.
Contas fixas
Nessa categoria estão incluídas as contas de luz, internet e água. O valor da fatura de energia elétrica varia muito devido ao tipo de aquecimento usado e o tamanho do imóvel.
Se a base do aquecimento for a eletricidade, é mais caro e chega a 100 euros por mês no inverno. Em outros tipos, é 30 euros, em média. A água é cobrada por pessoa e fica em aproximadamente 20 euros. Já um celular com plano ilimitado e 4G fica em 25 euros.
Outros custos
Se você quiser ir a um cinema, terá que desembolsar cerca de 14 euros. Uma academia sai por 45 euros para pagar um mês. Por sua vez, um jardim de infância custa aproximadamente 370 euros.
No total, você vai gastar cerca de 1.500 euros alugando um apartamento de 1 quarto.
Qual é a documentação necessária para morar na Finlândia?
Para morar na Finlândia legalmente exige que você apresente vários documentos. Eles variam de acordo com a nacionalidade. Ou seja, se o imigrante for de um país não europeu, terá que apresentar mais dados.
No caso dos brasileiros, existe um acordo vigente para ficar por 3 meses na Finlândia. Nesse período, é proibido trabalhar. Caso você queira ficar mais tempo ou deseje ter uma profissão ao morar na Finlândia, terá que apresentar um visto de trabalho e uma licença de residência.
Vale a pena reforçar que esse documento é válido para quem já tem uma oferta de uma empresa sediada no país. Ele pode ser temporário ou permanente. Tudo depende do contrato vigente.
Para quem deseja estudar, existe o visto de estudante. Ele também vale para fazer intercâmbio ou executar um projeto de pesquisa. Nesse caso, é possível estender a permissão de moradia por até 1 ano para procurar emprego na Finlândia.
Ainda existem outras duas possibilidades. O visto tipo B permite a moradia na Finlândia por 12 meses, mesmo com comprovação de permanência maior. Assim, é necessário renovar a documentação todos os anos.
Já o visto de residência por matrimônio é permitido para situações de casamento, união estável registrada e coabitação.
Qual é a moeda nacional?
A moeda utilizada é o euro, porque o país faz parte da União Europeia. Portanto, ao fazer o seu planejamento financeiro, tenha em conta a conversão do câmbio. Isso porque será caro comprar moeda estrangeira devido à valorização perante o real.
Por isso, é fundamental contar com uma boa plataforma de remessas internacionais. Assim, você garante o melhor custo-benefício.
Quais são as oportunidades de trabalho na Finlândia?
O país europeu tem uma vantagem em relação a outras nações. Isso porque a jornada de trabalho é mais curta. Normalmente, começa às 8h e se encerra entre 15h e 16h.
O mercado de trabalho é dinâmico e tem várias ofertas nas seguintes áreas:
- TI;
- engenharias diversas;
- ambiental;
- educação;
- saúde.
O magistério é uma profissão bastante respeitada. A maior parte das oportunidades está em Helsinque. No entanto, várias vagas exigem falar o idioma finlandês. Por isso, vale a pena pesquisar várias oportunidades.
Como funciona a cobrança de impostos?
A Finlândia apresenta uma alta carga tributária, mas os serviços entregues à população são de qualidade. O percentual de cobrança de impostos chega a 42,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
O sistema de saúde finlandês é válido para todos os cidadãos e residentes. Ele também inclui uma grande variedade de tratamentos e o tempo de espera é curto devido à ampla oferta de profissionais e instituições disponíveis. Com isso, a maior parte da população não usa planos privados.
Os estrangeiros e visitantes temporários podem ter acesso ao sistema de saúde com o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Também é necessário ter um seguro de doença privado para fazer a viagem ao país.
No que se refere à educação, o método é um dos mais conhecidos e melhores do mundo. Todas as escolas são gratuitas e as creches cobram um valor proporcional sobre a renda dos pais. As crianças ingressam no sistema de ensino aos 7 anos. No entanto, os testes e as provas são válidos a partir da 8ª série.
Ainda é oferecido um serviço de assistência social válido para todos os moradores. A igualdade é considerada. Por isso, todo cidadão tem direito a roupas, moradia, comida e mais necessidades. Portanto, se a pessoa fica desempregada, o governo oferece uma quantia mensal.
Como comprar casa na Finlândia?
Ao morar na Finlândia, vale a pena pensar em adquirir um imóvel. Muitos jovens optam por essa alternativa por meio do financiamento bancário. A vantagem é a inflação baixa e a estabilidade econômica. Ou seja, o valor das prestações não varia muito e os juros são baixos.
Isso faz com que as parcelas mensais, geralmente, sejam mais baratas do que um aluguel — ou um valor muito similar. Por isso, vale a pena considerar essa possibilidade. Porém, é preciso ter entre 10% e 30% do valor do imóvel para dar de entrada.
Essa nem sempre é uma exigência, mas facilita muito o processo de contratação do financiamento. Também é necessário oferecer alguma garantia, como um contrato de trabalho permanente. Ter uma remuneração 4 vezes maior do que a prestação também é uma boa pedida. Isso porque é visto pelo banco como mais uma garantia.
Você também pode substituir a entrada por um fiador. Porém, ele precisa oferecer como garantia um imóvel, um terreno ou uma parte de um desses bens.
Por fim, você precisa entregar a documentação exigida, tanto as suas quanto as do imóvel. De toda forma, vale uma dica sobre o imposto de transferência. Se o comprador tiver menos de 40 anos ao assinar a escritura e for a primeira residência, há isenção desse tributo.
Caso seja necessário pagar essa quantia, ela consiste em uma alíquota de 4% sobre o valor do imóvel. Ainda incidem 2% sobre o valores mobiliários. Normalmente, o comprador paga essas quantias, bem semelhante ao que acontece no Brasil.
Quais são as melhores cidades para morar na Finlândia?
Agora que você entendeu como é morar na Finlândia e o que precisa fazer para comprar um imóvel, chega o momento de definir a melhor cidade para viver. Existem várias opções — a maioria no sul, onde é mais quente. A seguir, apresentamos uma lista com as principais localidades.
Helsinque
É a capital da Finlândia e tem vários atrativos para a qualidade de vida. Por exemplo, índices de criminalidade baixos, bom transporte público, alta qualidade do ar e uso de métodos ecológicos.
Além disso, você pode visitar vários lugares. Alguns deles são os museus de Arte Contemporânea Kiasma, a céu aberto de Seurasaari e o Nacional. Ainda existem os parques da Esplanada e de Alppipuisto. Para as famílias, boas dicas são o zoológico e o aquário Sea Life.
Rovaniemi
Rovaniemi é a cidade da casa do Papai Noel. Distante cerca de 800 km da capital, é caracterizada por ter o sol da meia noite, evento que atrai muitos turistas. Porém, há mais atrativos por lá.
Caso você decida ir ao Santa Park para ver a casa do Papai Noel, poderá aproveitar os hotéis e restaurantes próximos. Durante o inverno, eles ficam lotados, mas você pode fazer a visita em outras estações do ano.
Ainda tem o Ranua Wildlife Park, um local em que é possível ver os animais do ártico. Outros passeios válidos são:
- Ounasvaara Ski Resort: tem 8 pistas de esqui a 140 metros de altura. A principal tem 600 metros de comprimento;
- Arctic Circle Husky: é voltado para passeios de trenó;
- Auttiköngas: é um parque com uma das cachoeiras mais bonitas do país. Para quem mora na Finlândia, é um bom local para fazer piquenique.
Tampere
A cidade é a segunda maior área urbana da Finlândia. Conhecida como capital mundial da sauna, Tampere tem muito mais a oferecer. Localizado em uma região com um istmo entre dois lagos. O centro da cidade tem antigas construções industriais com tijolos vermelhos cheios de cafés, restaurantes, lojas e museus.
Essa característica faz o local ter uma cara de cidade pequena. Fora desse centro antigo, tem vários bairros bonitos com vistas panorâmicas dos lagos. Além disso, é bastante comum ter atrações culturais em Tampere. Por isso, é um bom lugar para moradia na Finlândia.
Oulu
Fica localizada no norte do país e é a sexta maior. Apesar disso, tem muitas oportunidades de passeio. Um deles é a viagem de pesca no gelo. A cidade está no Golfo de Bothnia e tem uma paisagem espetacular. Por isso, é uma oportunidade de ter essa experiência.
Tanto no inverno quanto no verão, a praia Nallikari é um atrativo. No calor, é possível nadar nos dias mais quentes. No frio, é a chance de andar sobre a água congelada.
Para quem gosta de tranquilidade, os parques Ainolan Puisto e Hupisaaret Park são os locais ideais. Com lago e natureza, são lugares excelentes para fazer caminhadas e aproveitar com a família.
Lahti
Situada no sul da Finlândia, Lahti fica nas margens do lago Vesijärvi. O município é uma estação de inverno. Por isso, tem instalações para a prática de esportes. É bastante arborizado. Ao mesmo tempo, é o principal local de indústria de móveis.
A cidade também tem uma universidade. Por isso, você consegue fazer tudo ali, sem necessidade de ir para outros centros. Apesar disso, fica a apenas 100 km de Helsinque.
Sem contar que Lahti foi eleita a Capital Verde da Europa para 2021. isso porque 99% da população mora a até 300 metros de áreas urbanas verdes.
Porvoo
É uma cidade medieval da Finlândia e é a segunda mais antiga do país. É bem comum que os moradores de Helsinque façam um bate e volta para passear em Porvoo. Muito disso é pelas paisagens maravilhosas para fotografias. Os armazéns vermelhos à beira do rio também fazem sucesso e são um cartão postal.
A cidade pode ser visitada totalmente em apenas um dia. Basta seguir a orientação do mapa disponível na chegada de Porvoo. O centro antigo tem aproximadamente 500 casas antigas. Muitas delas com museus, cafés, restaurantes e lojas. Um destaque é a catedral, construída no século 15.
Kotka
É um belo local, pois tem paisagens paradisíacas devido à costa e às ilhas que formam Kotka. Fica a cerca de 135 km de Helsinque e a economia é bastante focada na madeira. No entanto, a cidade também é conhecida pelo festival marítimo que realiza todos os anos — inclusive, é o maior do país.
Outros lugares para conhecer são o Parque Nacional do Golfo da Finlândia Oriental, o Museu Marítimo e o aquário Maretarium. Assim, você consegue fazer vários passeios e também pode aproveitar a cidade.
Como é a educação no país?
O sistema educacional da Finlândia é um dos melhores do mundo. O modelo passou por uma reforma e implementou uma abordagem holística. O propósito é evitar a padronização das crianças. Por isso, o desempenho é mensurado pelo progresso pessoal na sala de aula. Ou seja, sem testes e sem tarefas.
Na educação pré-escolar, o aprendizado é feito por meio de jogos e atividades. A escola tem disciplinas básicas, como matemática, ciências, geografia e história. A educação pública é de qualidade.
Para estrangeiros residentes, a educação também é gratuita. Os custos são relativos somente ao material de estudo. Da mesma forma, mestrado e doutorado são gratuitos. Mas algumas instituições cobram por cursos de aperfeiçoamento pessoal. O diploma finlandês vale para toda a União Europeia.
Como funciona o turismo na Finlândia?
Para aproveitar os passeios pelo país, seja morando na Finlândia, seja como turista, é preciso saber que existem atrações para todas as estações. Porém, dependendo da época que você for ao local, terá que deixar algumas visitas de lado.
Por isso, vale a pena definir o período do ano e verificar os passeios disponíveis. A partir disso, você pode montar um roteiro. Lembre-se de definir os melhores meios de locomoção e veja quanto tempo precisará ficar em cada local.
Quais são as vantagens e desvantagens de morar no país?
Existem vários pontos positivos e negativos de morar na Finlândia. Entre as vantagens podemos destacar:
- segurança, porque a taxa de criminalidade é muito baixa. Por isso, é um bom lugar para viver com a família;
- educação gratuita de qualidade, inclusive sendo um dos países com a melhor educação universitária do mundo;
- muito contato com a natureza. Isso porque existem várias áreas de vegetação intocada. Por isso, é fácil encontrar belas paisagens.
Por sua vez, existem pontos negativos. Entre as desvantagens estão:
- clima, que é muito frio, mesmo no sul. Além disso, há períodos do ano em que fica muito escuro. Isso altera até o humor da população;
- alto custo de vida;
- idioma, porque o finlandês é difícil e pode ser complicado encontrar uma vaga sem ter o nível fluente.
Como enviar e receber dinheiro da Finlândia?
Para fazer as transferências internacionais, você precisa de uma plataforma especializada. Esse é o caso da Remessa Online, que apresenta o melhor custo-benefício. Isso porque é possível enviar e receber dinheiro em apenas 1 dia útil com um custo a partir de 1,3%.
Você também verifica o Valor Efetivo Total (VET) antes de efetivar a operação. Assim, a simulação é bastante clara e evita imprevistos na hora de fazer a sua movimentação de dinheiro. Sem contar que a taxa de câmbio usada é a comercial. Ou seja, sem acréscimo de juros.
Por tudo isso, vale a pena conhecer e morar na Finlândia. Existem várias opções de passeio, educação e saúde de qualidade. Então, é importante considerar todas essas informações para tomar a sua decisão sobre a mudança. De toda forma, é um país interessante.
Se você for para a Finlândia, que tal saber mais sobre a melhor forma de enviar e receber dinheiro do exterior? Conheça a Remessa Online e veja por que vale a pena usar o serviço.
Resumindo
É preciso ter o visto adequado para quem deseja ficar no país por mais de 3 meses.
O salário mínimo em 2022 é 2.256,98 euros.
Sim, quando comparado a outros países da União Europeia. Essa é a realidade de boa parte das nações escandinavas.