A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo no Brasil e também em diversos outros países. O evento, que acontece na última sexta-feira de novembro e surgiu nos EUA, gera oportunidades para pequenos empreendedores, que esperam alavancar as vendas e aumentar suas receitas no período.
Para ajudar, separamos 10 dicas para quem tem um pequeno negócio. Acompanhe!
Como o MEI pode se preparar para a Black Friday?
O pequeno empreendedor deve se preparar para a Black Friday com antecedência. É importante fazer um bom planejamento para não criar promoções de última hora que não agradem os clientes ou traga prejuízo.
Para elaborar promoções atrativas, o MEI deve conhecer seu estoque, saber quais produtos seus clientes mais gostam e já organizar um bom atendimento ao cliente.
Pequenos empreendedores bem preparados têm mais chances de ter sucesso de vendas durante a Black Friday.
Ações que o pequeno empreendedor pode fazer na Black Friday
1. Faça um planejamento de ações para a Black Friday
O planejamento é o ponto de partida. O documento vai direcionar quais passos você deve seguir e em qual momento. Colocar tudo no papel te ajudará a ter uma visão ampla da campanha. Assim, consegue evitar atitudes por impulso e sem estratégica.
Como o pequeno empreendedor pode fazer um planejamento para a Black Friday
- Planeje as ações detalhadamente, definindo passos e prazos;
- Coloque as ações no papel para te ajudar a visualizar o que está fazendo;
- Evite decisões por impulso;
- Analise seu estoque;
- Veja em seu histórico de vendas os produtos mais vendidos e as preferências de seus consumidores;
- Defina promoções e descontos, garantindo que não terá prejuízo;
- Divulgue as ofertas em redes sociais e canais de WhatsApp;
- Organize o atendimento para responder dúvidas rapidamente;
- Prepare facilidades de pagamento para atrair mais clientes.
2. Avalie as condições do seu estoque e fornecimento
Um erro das lojas é colocar apenas produtos que estão há muito tempo estocados em oferta. Se os produtos não estão vendendo é porque, provavelmente, não estão gerando interesse no consumidor.
Você pode colocá-los em oferta, mas inclua outros produtos mais atrativos. Converse com seus fornecedores e veja se conseguirão te atender no período para garantir que seus clientes vão aproveitar a Black Friday.
3. Analise os preços e os descontos para atrair clientes na Black Friday
Liste os produtos que entrarão em promoção e avalie bem os custos de cada um. É importante calcular a margem de lucro, garantindo que os descontos sejam atrativos, mas ainda rentáveis.
Além disso, os consumidores querem economizar na Black Friday, por isso, considere o valor percebido pelo cliente e compare com os preços da concorrência para definir ofertas competitivas que chamem atenção e fortaleçam seu negócio sem prejuízos.
4. Evite promessas que não poderá cumprir na Black Friday
É comum ver lojas que vendem produtos fora de estoque ou não conseguem entregar no prazo, prejudicando a imagem da empresa. Monitore o estoque em tempo real e retire ofertas do ar assim que o produto se esgotar.
Vale lembrar que a transparência com o cliente é fundamental para o sucesso do MEI na Black Friday. Por isso, sempre informe claramente os prazos de entrega e as condições das promoções, evitando problemas e fortalecendo a confiança na sua marca.
5. Ofereça benefícios e vantagens para os clientes
Durante a Black Friday os clientes são bombardeados com muitas ofertas, a concorrência é grande e você vai competir com as maiores empresas do mercado. Uma forma de se destacar é oferecendo outros benefícios e vantagens, como brindes, cupons para serem usados em outros períodos etc.
Além de atrair a atenção do cliente, você consegue estimulá-lo a comprar mais e aumentar as chances de fidelização desse público.
6. Comece antes suas ofertas de Black Friday
Como muitas empresas disputam a atenção do cliente, algumas começaram a criar suas próprias semanas de descontos, que antecedem a Black Friday. É uma oportunidade de converter o cliente antes de outra empresa.
Há também empresas que fazem ofertas depois e conseguem converter quem não fez nenhuma compra ou não encontrou o desconto que estava esperando. Essa estratégia é mais arriscada, pois durante a Black Friday os clientes estão mais inclinados a comprar.
7. Invista no marketing para divulgar as ofertas de Black Friday
Os pequenos empreendedores não podem se esquecer de investir em um bom marketing para divulgar suas promoções na Black Friday. Mesmo com um orçamento pequeno, é possível criar uma boa estratégia, utilizando seus próprios canais de venda.
Como o pequeno empreendedor pode divulgar as ofertas de Black Friday
- Faça publicações nas redes sociais, destacando as principais promoções;
- Crie stories com contagem regressiva no Instagram para gerar expectativa;
- Se você tiver um canal de e-mail marketing, envie uma promoção com ofertas exclusivas;
- Faça parcerias com outros pequenos empreendedores para aumentar a divulgação mútua e atrair públicos complementares;
- Mostre avaliações positivas de outros clientes para construir confiança;
- Divulgue em grupos locais e de bairro, como grupos no Facebook ou WhatsApp;
- Ofereça cupom de desconto para seus seguidores;
- Faça parcerias com micro influenciadores.
8. Ofereça opções de frete diferenciadas na Black Friday
O pequeno empreendedor também pode oferecer opções de frete mais econômicas para seus clientes. Inclua alternativas como retirada no local, reduzindo custos tanto para você quanto para o cliente.
Outra opção é oferecer entrega expressa para quem deseja mais rapidez. Caso seja possível, ofereça frete grátis para compras acima de um valor mínimo.
9. Planeje um atendimento pós-venda na Black Friday
Também é importante elaborar um atendimento pós-venda que seja eficiente e ajude o cliente a resolver problemas de entrega, trocas ou devoluções. Mesmo em um pequeno negócio, se possível, destine uma pessoa ou equipe exclusivamente para isso.
10. Monitore seus resultados e se prepare para a próxima Black Friday
Antes de começar a Black Friday, o MEI precisa definir as principais metas que deseja alcançar, por exemplo, o valor mínimo de vendas que quer conseguir. Após a Black Friday, é o momento de analisar os resultados da campanha, como os produtos mais vendidos, o que funcionou ou não, para aprimorar as estratégias nos próximos anos.
Perguntas frequentes
O MEI deve fazer um planejamento, analisando o estoque, os produtos mais populares entre os clientes e organizando um bom atendimento. É importante evitar promoções de última hora que prejudiquem o negócio.
Faça um bom planejamento;
Avalie seu estoque e fornecimento;
Analise preços e descontos para atrair clientes sem prejuízo;
Evite promessas que não pode cumprir;
Ofereça benefícios e vantagens, como brindes e cupons;
Antecipe as ofertas para atrair clientes antes da concorrência;
Invista em marketing para divulgar as ofertas;
Ofereça opções de frete diferenciadas;
Planeje um atendimento pós-venda;
Monitore os resultados e planeje melhorias para o próximo ano.