O Facebook é uma das principais redes sociais que temos no Brasil e no mundo. Por isso, muitos criadores de conteúdo passaram a utilizar a plataforma como fonte de renda. A empresa já vem valorizando os criadores de conteúdo e influenciadores, com isso planeja pagar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) até 2022. Mas como receber pagamentos pelo Facebook?
Acompanhe o artigo abaixo e saiba como o Facebook paga a monetização e aprenda a configurar a plataforma para receber seus rendimentos. Vamos lá?
Requisitos para monetizar no Facebook
Antes de falar das formas para monetizar no Facebook, é preciso saber que não todo mundo com acesso às diferentes alternativas de recebimento. Para isso, existem requisitos mínimos que devem ser cumpridos.
Cada forma de monetização possui suas qualificações específicas, mas algumas se aplicam a todas. São elas:
- Ser aprovado e permanecer em conformidade com as Políticas de Monetização para Parceiros do Facebook;
- Ter mais de 18 anos;
- Residir em um país qualificado para aquela forma de monetização;
- No mínimo 10 mil seguidores
Mas, para ter certeza se sua página pode ser monetizada, você pode verificar se ela tem as qualificações aqui.
Como receber pagamento pelo Facebook?
Existem diversas formas de receber seus rendimentos pelo Facebook. Confira abaixo:
Anúncios In-stram
Os anúncios in-stream ajudam os usuários a ganhar dinheiro fazendo com que o Facebook coloque anúncios antes e após o vídeo. Assim, o usuário ganha com base no número de visualizações e no nome da marca que decidiu inserir os anúncios em seu conteúdo.
Os requisitos específicos são:
- Total de 600 mil minutos visualizados nos últimos 60 dias;
- Pelo menos cinco vídeos ativos.
Assinaturas de fãs
Assim como o YouTube e Twitch, o Facebook também permite a mesma lógica de fidelidade do usuário a um canal, permitindo que ele se torne um contribuinte, portanto, doe uma mensalidade para apoiar seu criador favorito.
É o recurso que permite que as páginas do Facebook solicitem uma mensalidade aos fãs em troca de determinados conteúdos ou benefícios como interações pessoais, acesso aos bastidores, direto, descontos em produtos, fotos ou clipes exclusivos. Para isso, os critérios específicos são:
- Mais de 250 visitantes recorrentes;
- Ter atingido nos últimos 60 dias: 50 mil interações com postagens e 180 mil minutos de exibição total de mil minutos;
- Um convite (essa opção só está disponível para quem tem um convite).
Conteúdo de marca
Outra forma de monetizar no Facebook é gerando receita através de conteúdo em parceria com marcas. Aliás, você sabia que o Facebook criou uma plataforma que conecta criadores e marcas? Chama-se Brand Collabs Manager.
Grupos de assinaturas
Esta forma de monetização é exclusiva para administradores de grupos. Eles podem cobrar uma mensalidade dos usuários que pretendem participar dos grupos. Mas para se qualificar, é preciso ser administrador de um grupo no Facebook.
Como o Facebook paga a Monetização?
Assim que a página for aprovada para monetização, o Facebook solicita ao administrador da página que configure uma conta de pagamento. Para receber o dinheiro ganho, é preciso fornecer as seguintes informações:
- Dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de email;
- País de residência e tipo de negócio. Ao colocar Brasil, você deve fornecer o número de identificação fiscal estrangeiro (por estar fora dos Estados Unidos);
- Informações bancárias;
- Formulário de impostos: formulário W-8 aplicável, que pode ser baixado no site do IRS.
Como configurar para receber pagamentos do Facebook?
Então, você pode acessar as configurações de pagamento para gerenciar seus ganhos. Veja o passo a passo:
- Acesse a seção do Facebook no Estúdio de Criação;
- Selecione o ícone
Monetização - Selecione Configurações de pagamento;
Escolha uma conta e selecione Gerenciar conta; - Você pode configurar as opções de pagamento (sua conta bancária ou PayPal), ver estratos e históricos de transações.
Que dia o Facebook paga?
Após configurar as informações de pagamentos, é preciso acumular a quantia mínima de USD 100 (dólares americanos), para que o Facebook transfira o valor para a conta bancária informada no cadastro.
As datas dos pagamentos variam de acordo com cada programa de monetização, mas normalmente é a partir da terceira semana de cada mês. Além disso, os pagamentos do Audience são liberados no dia 16 de cada mês e os de grupos de assinatura em até 60 dias.
Vale lembrar que o pagamento é sempre no mês seguinte ao que foi acumulado. Por exemplo, você acumula os ganhos entre 1 e 30 de novembro, então em dezembro receberá o pagamento referente a novembro.
Como receber pagamento pelo Facebook?
O Facebook oferece duas formas de pagamento:
- Diretamente em sua conta bancária;
- Via PayPal.
Qual será a mais vantajosa? O PayPal, apesar de seguro, não é muito vantajoso porque as taxas cobradas são bastante altas. Veja aqui mais sobre receber dinheiro do exterior com o PayPal.
Sendo assim, a melhor opção é com o depósito em conta bancária. No entanto, vale lembrar que o Facebook envia pagamentos somente em dólares americanos (USD). Por isso, você precisa escolher um banco que ofereça as melhores condições para você receber uma transferência internacional.
Normalmente, os bancos costumam cobrar taxas altas, margem de lucro na conversão da moeda e taxa SWIFT. Isso faz com que a operação fique mais cara, desvalorizando seu dinheiro.
Dessa forma, a melhor opção é que o pagamento seja feito por plataformas digitais, como é Remessa Online.
Receber pagamento do Facebook com a Remessa Online
A maneira mais prática e vantajosa de receber pagamento do Facebook é com a Remessa Online. A plataforma brasileira é 100% digital, prática, rápida e segura. Você paga uma pequena taxa para receber em dólar americano, sem contar que não há margem de lucro na conversão da moeda, ou seja, você paga o câmbio comercial.
É muito simples receber pagamentos do Facebook com a Remessa Online. Veja o passo a passo:
- Acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro gratuito;
- Após finalizar o cadastro, entre na página de Recebimentos e informe que a moeda recebida será dólar americano;
- Veja seus dados bancários da Remessa Online e adicione nas configurações de pagamento do Facebook;
- Quando os valores forem recebidos, você receberá um -mail;
- Informe o motivo do recebimento da transferência;
- Cadastre sua conta bancária e faça o resgate do dinheiro, que deve ser creditado na conta escolhida em até 2 dias úteis.
Vale lembrar que esse resgate pode ser feito quando você quiser. Sendo assim, você pode usar a cotação do dólar a seu favor e maximizar os ganhos.
Se você trabalha com criação de conteúdo e quer começar a receber pagamento do Facebook, veja aqui as principais formas de monetização da plataforma.