É cada vez mais fácil enviar e receber dinheiro para outros países. Bancos digitais e plataformas online disponibilizam esses serviços aos seus clientes e prometem transações mais práticas, simples e econômicas. Mas você sabe como receber um pagamento no exterior pelo cartão de crédito?
Preparamos este artigo para esclarecer essa e outras dúvidas sobre como receber pagamentos internacionais. Continue lendo e conheça melhor quais são as opções disponíveis no mercado.
Como receber um pagamento no exterior pelo cartão de crédito?
Não há como receber um pagamento no exterior pelo cartão de crédito. Esse tipo de cartão é indicado para realizar compras nacionais ou internacionais, ou no máximo pagar o envio de transferências internacionais.
O único pagamento que o cartão de crédito recebe é o referente à fatura das compras realizadas nele. Então, para receber pagamentos no exterior, é preciso recorrer a outras alternativas disponíveis no mercado.
Uma delas é abrir uma conta em bancos e plataformas digitais que ofereçam um cartão de débito ou pré-pago internacional. Nesse caso, o valor é depositado na conta e o saldo pode ser usado para realizar compras, fazer pagamentos, saques e transferências.
Quais são os cartões de crédito para receber pagamentos de fora do país?
Embora não seja permitido receber um pagamento no exterior pelo cartão de crédito, isso é possível na função débito. Por esse motivo, selecionamos alguns bancos e plataformas que disponibilizam cartões para receber pagamentos de fora do país.
Cartão de débito C6 Bank
O C6 Bank é uma fintech financeira fundada em 2008 por ex-sócios do banco BTG Pactual. Um dos seus principais serviços é Conta Global que permite guardar moedas estrangeiras e receber pagamentos do exterior.
Por meio do cartão de débito internacional Mastercard, é possível fazer compras e outros pagamentos com o saldo da sua conta. Os usuários também podem sacar em moeda local no Brasil, em dólar ou euro no exterior, nos caixas eletrônicos da rede Cirrus.
Cartão de débito Nubank
O Nubank também disponibiliza um cartão para receber pagamentos de fora do país. Recentemente, o banco em parceria com a Remessa Online lançou o serviço de transferência internacional. Agora os correntistas da Nu Conta podem enviar e receber dinheiro do exterior com mais rapidez, economia e segurança.
Ao receber o pagamento do exterior na conta, os clientes podem movimentar o saldo em reais pelo cartão de débito Nubank da bandeira Mastercard. E em seguida fazer compras em sites e estabelecimentos comerciais, transferências e saques em caixas eletrônicos.
Cartão de débito Wise
Outra alternativa para receber um pagamento no exterior é abrir uma conta multimoeda na Wise. É gratuita, com taxas econômicas e permite o envio e recebimento de transferências internacionais em mais de 30 moedas e de diversos países.
Alguns correntistas podem solicitar o cartão da Wise da bandeira Mastercard. Ele funciona como um cartão de débito comum, ou seja, permite fazer compras, saques e transferências com o saldo disponível na conta virtual.
No entanto, esse cartão para receber pagamentos fora do país ainda não está disponível no Brasil. Para solicitá-lo, é preciso ser residente em um dos países elegíveis tais como Espaço Econômico Europeu, Reino Unido, Estados Unidos, Singapura, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
Cartão pré-pago internacional PayPal
O PayPal é uma fintech internacional famosa pelos seus serviços de transferências internacionais. Com uma conta na plataforma, as pessoas podem receber e enviar dinheiro para o exterior de maneira online e em poucos minutos.
A plataforma também disponibiliza um cartão pré-pago internacional aos seus clientes. Ele é virtual e está vinculado a conta, e é uma maneira prática para fazer compras online em sites no exterior. É possível usar o saldo da conta para comprar uma recarga para o cartão ou fazer pagamentos via boleto.
Cartão Ourocard Internacional
Com uma conta do Banco do Brasil, é possível enviar e pagamentos do exterior. Esses processos são realizados de maneira prática e segura pelo aplicativo do BB. Os valores das transferências são convertidos para o real brasileiro, portanto, há aplicação de taxas de câmbio, bancárias e impostos nessas quantias.
Para movimentar o saldo em reais da conta, os correntistas podem usar o cartão Ourocard Internacional Visa. Ele permite a realização de compras, pagamentos, transferências e saques nos terminais do Banco do Brasil ou da rede Cirrus.
Qual a melhor forma de pagamento internacional?
Como mencionamos anteriormente, receber um pagamento no exterior pelo cartão de crédito não é possível. A boa notícia é que existem outras alternativas para realizar esse tipo de transação, que vão desde os tradicionais bancos até as plataformas digitais. Confira abaixo quais são as principais delas:
- Transferência bancária: realiza o envio e recebimento de remessa de dinheiro no ou para o exterior pela conta do banco do correntista;
- Plataformas digitais: fintechs financeiras como a Remessa Online, Wise e PayPal permitem o envio de dinheiro online com rapidez, facilidade e mais economia;
- Correios: através do Vale Postal Eletrônico, é possível enviar e receber dinheiro do Brasil para o exterior, e vice-versa;
- Casas de câmbio: algumas empresas oferecem o serviço de envio de transferências internacionais. Contudo, o beneficiário recebe o dinheiro em espécie em uma agência no exterior.
Com tanta variedade, é comum ficar em dúvida sobre qual a melhor forma de pagamento internacional. Atualmente, as plataformas digitais são as que oferecem as melhores vantagens por oferecerem um serviço online, rápido e seguro aos seus clientes.
Além disso, também aplicam tarifas mais econômicas se comparada a outros métodos tradicionais como os bancos e os Correios, por exemplo. Por isso, vale a pena conhecer melhor essas empresas e optar por aquela que atenda suas necessidades.
Conheça as melhores plataformas para receber dinheiro no exterior
Confira abaixo quais são as melhores plataformas online do momento.
Remessa Online
A Remessa Online é uma fintech brasileira especializada em transferências internacionais para pessoas físicas e jurídicas. Pela plataforma, os clientes conseguem enviar e receber dinheiro do exterior em 9 moedas e para 100 países. Esse processo é realizado em apenas alguns minutos e de maneira 100% online, basta fazer o cadastro gratuito e enviar sua primeira remessa.
Outra vantagem da Remessa Online são os seus envios econômicos. A empresa usa o câmbio comercial, sem margem de lucro, na conversão da moeda. Além disso, o beneficiário paga uma tarifa reduzida para receber dinheiro do exterior e o IOF obrigatório.
Também é uma opção segura porque as atividades da Remessa Online são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. E tem mais! Todas as transações são criptografadas garantindo que as suas informações pessoais e bancárias fiquem seguras.
Wise
Quem precisa enviar ou fazer pagamentos no exterior também pode contar com os serviços da Wise. Ela é uma fintech britânica com clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Também oferece taxas de envio e tarifas mais atrativas que os bancos tradicionais.
Ao abrir uma conta multimoeda na Wise, os clientes recebem dados bancários internacionais e podem receber dinheiro de mais de 120 países e 50 moedas. O dinheiro é depositado diretamente na conta corrente do beneficiário em até 2 dias úteis.
Em relação às taxas, a Wise aplica uma tarifa de envio fixa que já inclui o IOF e também usa o câmbio comercial na conversão da moeda. Outro diferencial é que são feitas apenas duas transferências locais, do país de origem para o de destino, e isso elimina tarifas bancárias, como a Despesa Swift que encarecem o valor da remessa.
PayPal
O PayPal é uma das alternativas mais populares para enviar e receber dinheiro no exterior. Essas transações são feitas online e em poucos minutos pela conta do usuário na plataforma.
Essa plataforma digital também oferece outras vantagens como segurança, possibilidade de fazer envios pelo aplicativo e com o cartão de crédito. Após o pagamento da transferência ser confirmado ele pode ser depositado em até 24 horas na conta PayPal.
Embora seja uma opção cômoda e aceita em diversos países, os custos de envio podem ser altos. Isso acontece porque o PayPal usa o câmbio turismo na conversão da moeda e aplica uma taxa de envio em cima de cada transação, que variam de acordo com o país de destino. Além disso, o beneficiário paga uma pequena taxa ao receber o dinheiro.
Western Union
Presente há mais de 10 anos no Brasil, a Western Union é pioneira no envio de dinheiro para o exterior. É uma empresa segura, regulamentada pelo Banco Central do Brasil e parceira de alguns bancos tradicionais no nosso país.
Para enviar uma transferência é preciso acessar a plataforma digital da Western Union. É possível fazer remessas para mais de 100 países em moedas como dólar americano, libra, euro, peso argentino, entre outras.
Essa quantia poderá ser depositada diretamente na conta bancária do beneficiário. No entanto, esse processo pode demorar entre 3 a 7 dias úteis. Mas também há possibilidade de retirar o dinheiro em uma das várias lojas físicas da Western Union a qualquer momento, após a confirmação do pagamento.
MoneyGram
A MoneyGram também é outra alternativa para enviar e receber dinheiro do exterior. Essa empresa americana está presente em mais de 200 países, e é uma maneira confiável para realizar esse tipo de transação.
Os envios são feitos nas agências físicas na MoneyGram, por isso é necessário apresentar alguns documentos pessoais e os dados do destinatário para fazer esse procedimento. Os limites e taxas variam de acordo com o país de destino.
Para receber o dinheiro, o beneficiário precisa ir até uma loja física da MoneyGram e informar o número de referência da transferência, além de um documento de identidade com foto. Geralmente, o dinheiro está disponível em poucos minutos.
É seguro receber um pagamento no exterior online?
Com certeza. Enviar ou receber pagamentos no Brasil ou no exterior pelas plataformas digitais é tão seguro quanto as transferências bancárias tradicionais. Essas empresas têm suas atividades regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e também costumam usar tecnologia de ponta para criptografar e manter as informações seguras.
No entanto, para garantir uma transação segura, é importante sempre verificar se o seu antivírus está ativado e usar redes de internet seguras. Esses simples cuidados fazem toda a diferença no momento de fazer qualquer tipo de transação financeira.
Como receber dinheiro pelo Vale Postal Eletrônico Internacional?
O Vale Postal Eletrônico Internacional é um serviço financeiro dos Correios que está disponível em 20 países. Ele permite o envio e recebimento de dinheiro do Brasil para o exterior, ou vice-versa.
Para usar esse serviço, a pessoa precisa ir até uma agência do Correios portando documentos de identidade, as informações do beneficiário e o dinheiro em espécie. As taxas podem ser altas pois é aplicada uma taxa de câmbio do Correios e outras tarifas administrativas.
Em geral, o dinheiro é enviado em um prazo de até 5 dias úteis. Nesse prazo, o beneficiário recebe uma notificação sobre a disponibilidade para a retirada do dinheiro e o local da agência.
Vale a pena receber pagamento no exterior por transferências bancárias?
As transferências bancárias são uma das maneiras mais tradicionais para enviar dinheiro para outros países. Não à toa, esse serviço é oferecido pelos principais bancos no Brasil e no exterior.
Para usar esse serviço é muito simples, basta ser correntista do banco e acessar o internet banking no aplicativo e fazer uma transferência. No entanto, se comparado com as plataformas digitais, esse serviço não é muito vantajoso.
As elevadas tarifas estão entre as principais desvantagens das transferências bancárias. Geralmente, os bancos aplicam uma taxa de câmbio com margem de lucro em cada operação, assim como a despesa Swift e outras tarifas administrativas.
Ao receber o dinheiro na conta, é descontada uma tarifa de recebimento do beneficiário. Isso, sem dúvida, torna esse tipo de transferência mais cara. Os prazos também variam entre as instituições. Além disso, o beneficiário também precisa pagar uma taxa de recebimento do dinheiro. Isso, sem dúvida, torna as transferências bancárias mais caras. Os prazos também variam entre 2 a 4 dias úteis.
Qual o limite para receber pagamento do exterior?
Não há um limite fixo dos valores que podem ser recebidos de outros países. Segundo o Banco Central, é permitido receber até R$10 mil, ou valor equivalente em outra moeda, sem ser necessário declarar no imposto de renda. Contudo, a declaração é obrigatória para quantias acima que essa.
No entanto, os bancos e outras plataformas digitais costumam determinar esse limite. Essa quantia varia de acordo com cada provedor, na Remessa Online, por exemplo, são aplicados limites especiais no cadastros simples e completo.
- Cadastro simples: permite o envio ou recebimento de até R$50 mil por dia, ou até R$100 mil ao longo do ano;
- Cadastro completo: o limite é ajustado de acordo com a renda declarada no Imposto de Renda. Porém, pode ser superior à faixa do cadastro simples.
Quais os impostos cobrados ao receber um pagamento no exterior?
O IOF é o principal imposto que incide no recebimento de pagamentos do exterior. As alíquotas variam entre 1,1% para envios entre contas de mesma titularidade e 0,38% entre contas de terceiros. Além dos impostos, podem ser aplicadas outras taxas no envio e recebimento de pagamento no exterior, as mais comuns são:
- Taxa de câmbio: câmbio comercial usado na conversão da moeda. No entanto, bancos e outras instituições financeiras podem aplicar uma margem de lucro em cima;
- Despesa Swift: tarifa referente ao serviço de mensagens financeiras entre os bancos, usado durante a transação internacional. Pode ser paga pelo remetente e beneficiário da transferência;
- Taxa de envio: taxa aplicada para custear os procedimentos administrativos do provedor.
Quem recebe pagamento no exterior precisa declarar imposto de renda?
Sim, tanto quem envia quanto quem recebe pagamento no exterior precisa declarar imposto de renda. Essa é uma regra estipulada pela Receita Federal e obrigatória para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não se enquadram na faixa de renda do imposto.
Esse é um procedimento importante para não cair na malha fina da Receita e ter problemas tributários no futuro. Em relação ao preenchimento, a quantia informada deve ser referente ao montante recebido até o dia 31 de dezembro do ano fiscal a ser declarado.
É importante saber que esse valor deve ser convertido em dólares americanos com base na taxa de câmbio PTAX, do dia da declaração. Embora seja um procedimento simples, vale a pena consultar um contador caso tenha dúvidas sobre como realizá-lo.