O mercado dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Se você não sabe como começar nesse ramo, ou tem dúvidas sobre como chegar nas grandes marcas para fazer parcerias e monetizar suas redes sociais, a plataforma Squid conecta influenciadores e marcas.
Ficou curioso? Leia o artigo e entenda como a Squid funciona, como se cadastrar e se tornar um influenciador digital na plataforma e descubracomo receber os pagamentos.
O que é a empresa Squid?
A Squid é uma empresa de marketing de influência, especialista em conectar marcas a influenciadores digitais. Nela, os criadores de conteúdo fazem um cadastro e encontram marcas e empresas dispostas a fazer parcerias de publicidade.
Entre as marcas presentes na plataforma estão Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, Samsung, 99, Ifood, L’Oreal, entre outras. Além disso, já são mais de 50 mil criadores cadastrados e mais de 5 mil campanhas realizadas.
Como funciona a Squid?
Na Squid, o criador de conteúdo ou digital influencer faz seu cadastro e as marcas entram em contato para fechar a parceria. Além disso, toda criação e pagamento acontecem dentro do site.
O diferencial da Squid é que os influenciadores têm mais oportunidades de fazerem parcerias com diversas marcas. A empresa é vantajosa, especialmente para criadores com perfis menores. Entenda no passo a passo detalhado e como funcionam as campanhas na Squid:
Passo 1 – Criação do perfil
O criador de conteúdo faz seu cadastro gratuito na Squid e também pode criar seu mídia Kit de maneira facilitada. Então, a plataforma faz uma validação de suas redes sociais e estará pronto para receber propostas.
Passo 2 – Receba propostas de campanhas
Após o cadastro, o influenciador pode navegar pela plataforma e se candidatar nas campanhas disponíveis. Ainda, a própria equipe da Squid pode entrar em contato quando tiver campanhas disponíveis que se encaixam naquele perfil.
Os requisitos para um influenciador se encaixar em um perfil geralmente são:
- Público alvo;
- Taxa de engajamento;
- Alcance;
- Impressões;
- Cidade;
- Idade;
- Gênero.
As campanhas ficam visíveis na aba de “oportunidades” da conta, mas, só é possível se candidatar naquelas que aparecerem a mensagem “você tem perfil”. Então, basta clicar na campanha e terá acesso a todas as informações sobre pagamento e o briefing.
Passo 3 – Criação do conteúdo
Após influenciador e marca aceitarem os termos da campanha, é hora de realizar a criação de todo o conteúdo combinado. O influenciador deve fazer a divulgação e gerar engajamento em suas redes sociais conforme o que foi tratado no acordo.
Passo 4 – Acompanhe seu desenvolvimento pela plataforma
Durante a campanha, é possível acessar a plataforma Squid e acompanhar seu progresso, com dados e relatórios detalhados.
Passo 5 – Receba pelo seu trabalho
Após a realização da campanha, o influenciador pode receber seu pagamento. Os pagamentos ocorrem todo último dia útil do mês e é feito diretamente em sua conta bancária, após a validação dos dados.
Como entrar no Squid?
Para entrar no Squid, basta fazer o cadastro gratuito na plataforma e vincular suas redes sociais para a validação. Para isso, é preciso ter a conta no Instagram registrada como comercial, fazer o login e preencher um cadastro.
Lembrando que para fazer o cadastro é preciso seguir alguns critérios como:
- O perfil no Instagram deve ser do tipo Negócios ou Criador de Conteúdo;
- Ter, no mínimo, 5 mil seguidores e 1% de taxa de engajamento no Instagram;
- Ser maior de 18 anos;
- Ter publicado nos últimos 28 dias;
- Ter uma página ativa no Facebook que esteja vinculada ao perfil do Instagram.
Vale destacar que menores de 18 anos podem se cadastrar. Porém, é preciso cumprir uma série de regras presentes na Constituição Federal (CF), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, é importante ler todos os critérios antes de fazer o cadastro.
Se cumprir esses critérios, o passo a passo para entrar no Squid é o seguinte:
- Acesse a plataforma pelo site https://app.squidit.com.br/ ;
- Vá em “Se ainda não tem cadastro, Clique aqui.”;
- Insira seu e-mail e vá em “Verificar”;
- Preencha os dados solicitados e clique em “Cadastrar-se”;
- Vincule suas redes sociais e aguarde a validação;
- Após a aprovação, você já pode se candidatar para as campanhas.
Como receber pagamentos na Squid?
Para receber os pagamentos na Squid, basta preencher todos os seus dados pessoais e bancários na plataforma e os valores são transferidos sempre no último dia útil do mês.
Após o cadastro na Squid, o acesso para a atualização dos dados e envio de notas fiscais é liberado durante os dez primeiros dias do mês. Então, o influenciador deve preencher todos seus dados corretamente.
Todos os meses, entre os dias 10 e 20, a equipe da Squid faz todas as análises e verificações necessárias. O pagamento para todos os influenciadores é feito no último dia útil de cada mês, diretamente em sua conta bancária escolhida.
Lembrando que os valores irão depender do trabalho. No entanto, todas essas informações ficam na descrição da campanha e o influenciador saberá quanto irá receber antes de aceitar os termos.
Perguntas frequentes
A Squid é uma plataforma que conecta influenciadores digitais a marcas. Eles fazem campanhas de publicidade e marketing de influência.
O influenciador faz seu cadastro gratuito, então pode se candidatar para fazer campanhas de marcas que atendam a seu perfil. O pagamento é feito por meio da plataforma diretamente em sua conta bancária.
Para entrar na Squid, basta fazer o cadastro gratuito e vincular suas redes sociais. Então, só precisa aguardar a validação e pode se candidatar para fazer campanhas.
Podem entrar na Squid influenciadores com mais de 18 anos e perfil comercial no Instagram, mais de 5 mil seguidores, 1% de engajamento, que possuem perfil ativo nas redes sociais.