Quem nunca sonhou em pilotar um avião? Esse é um caminho desafiador e empolgante que exige dedicação e estudo. Saber como ser um piloto de avião é o primeiro passo para quem deseja seguir essa carreira.
Apesar de complexo, qualquer pessoa pode se tornar um piloto. Confira no artigo abaixo como é o processo, requisitos necessários, custos e outras informações. Vamos lá?
Para ser um piloto de avião é necessário:
Vale lembrar que as exigências podem mudar de acordo com a categoria escolhida.
Nenhuma faculdade é obrigatória para ser piloto de avião. Isso porque, são necessários apenas cursos, horas de voo e ensino médio. No entanto, ter um curso superior pode ser um bom diferencial no momento de sua candidatura a uma vaga.
Para se tornar um piloto de avião, é necessário concluir o ensino médio, realizar o curso de Piloto Privado (PP) e depois o curso de Piloto Comercial (PC), que inclui instruções teóricas e práticas. Após acumular as horas de voo exigidas, é preciso passar nos exames teóricos e práticos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Além disso, pode ser necessário treinamento adicional para pilotar aeronaves específicas. O processo exige dedicação, disciplina e constante atualização.
O Piloto Privado (PP) é a primeira licença que um aspirante a piloto pode obter e permite que ele voe aeronaves de pequeno porte para fins não comerciais, ou seja, sem receber remuneração. Com essa licença, o piloto pode voar por lazer, transporte pessoal ou para realizar voos de instrução sob supervisão, mas não pode operar voos comerciais ou cobrar por seus serviços. O curso para se tornar um Piloto Privado envolve tanto aulas teóricas quanto práticas, onde o aluno aprende fundamentos de aviação, navegação, meteorologia, regulamentos de voo, e ganha experiência em voo real com instrutores.
Para se tornar um Piloto Privado (PP), é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, e obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Após isso, você deve completar um curso teórico e prático de aviação, com um mínimo de 35 a 40 horas de voo, e passar nos exames teórico e prático aplicados pela ANAC. Com a aprovação, você estará habilitado a pilotar aeronaves particulares para fins não comerciais.
Assim, o interessado pode fazer um curso teórico e ter aulas de diversas matérias, como:
Após o curso, é necessário passar por um exame médico para receber o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe. Em seguida, o candidato precisa se inscrever e passar na prova teórica da ANAC, acertando, no mínimo, 70% das questões.
Com a aprovação, o aluno inicia a fase prática e precisa acumular 40 horas de voo, incluindo 10 horas solo e 5 horas de navegação. Então, o aluno poderá realizar o exame de cheque com um piloto autorizado pela Anac, que pode ser um inspetor de Aviação Civil ou mesmo um instrutor da escola.
Se aprovado, o aluno recebe um Certificado de Piloto Privado, que permite voos não remunerados em monomotores.
O Piloto Comercial (PC) é um piloto licenciado para operar aeronaves em voos comerciais, o que significa que ele pode ser remunerado por seus serviços. Diferente do Piloto Privado (PP), que só pode voar por lazer ou para transporte pessoal, o Piloto Comercial pode trabalhar para companhias aéreas, empresas de táxi aéreo, ou em outras atividades onde o voo é uma função remunerada, como transporte de passageiros, carga ou serviços especializados.
Para se tornar um Piloto Comercial, é necessário primeiro obter a Carteira de Piloto Privado (PP) e, depois, fazer um curso teórico para Piloto Comercial, com conteúdos mais aprofundados. Após passar na prova teórica da ANAC e obter o Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe, o candidato deve acumular 150 horas de voo e ser aprovado na prova prática, que pode ser realizada com um inspetor ou na escola de aviação.
Conhecimentos aprofundados exigidos na prova de Piloto Comercial:
Os pilotos comerciais podem outras habilitações adicionais, como:
O ápice da carreira é alcançado ao se tornar um Piloto de Linha Aérea. Este estágio exige requisitos mínimos:
Para se tornar um Piloto de Linha Aérea (PLA), é necessário primeiro ser Piloto Comercial (PC) com habilitação de voo por instrumentos (IFR), ter pelo menos 21 anos, acumular 1.500 horas de voo, realizar um curso teórico avançado, passar na prova teórica da ANAC, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe e ser aprovado na prova prática. Com esses requisitos cumpridos, o piloto pode operar aeronaves comerciais de grande porte.
Apenas com o exame teórico, é possível trabalhar em algumas companhias aéreas, especialmente brasileiras. No entanto, outras podem solicitar a certificação completa, com o exame prático. Sendo assim, o indicado é sempre fazer todas as certificações.
O preço de um curso para piloto pode variar entre R$ 1 mil a R$ 100 mil. Os valores dependem de diversos fatores, com a cidade, escola, especialização e até se o curso é presencial ou a distância. Contudo, alguns custos aproximados são:
Vale apontar que o curso teórico não é obrigatório, ou seja, você pode estudar por conta própria e fazer a prova, diminuindo os custos.
O custo para se tornar um Piloto Privado (PP) no Brasil pode variar bastante, dependendo da escola de aviação e da localização, mas geralmente fica entre R$ 50.000 e R$ 70.000. Esse valor inclui:
Esses valores são estimativas e podem variar conforme o estado e a estrutura da escola de aviação escolhida.
O custo para se tornar um Piloto Comercial (PC) no Brasil pode variar significativamente, mas geralmente fica perto de R$ 200.000. O Curso específico para Piloto Comercial costuma custar entre R$ 120.000 e R$ 160.000, que devem ser somados as cerificação inicial de Piloto Privado, que custa cerca de R$ 60.000.
Esses valores são estimativas e podem variar conforme a escola de aviação, a região e outros fatores específicos.
O custo para se tornar um Piloto de Linha Aérea (PLA) no Brasil, pode variar bastante, mas fica em torno de R$ 450.000. O Curso específico para Piloto de Linha Aérea fica entre R$ 200.000 e R$ 300.000. Considerando que você já é um Piloto Comercial (PC), os custos até essa certificação já foram da ordem de R$ 200.000.
Esses valores são estimativas e podem variar conforme a escola de aviação, a região, e outros fatores específicos.
O tempo para se tornar um piloto de avião depende de muda para categoria:
Essa variação acontece porque depende de vários fatores como disponibilidade de tempo do aluno, a frequência das aulas, o tipo de escola de aviação e as condições meteorológicas para aulas práticas.
No caso do Piloto Privado, o curso teórico leva, em média, 4 meses. Já o tempo para acumular 40 horas de voo depende da disponibilidade do aluno e das condições meteorológicas, sendo, em média, de 2 a 6 meses.
O curso para Piloto Comercial (PC), requer um mínimo de 150 horas totais de voo, que pode levar um tempo considerável.
Para ser Piloto de Linha Aérea (PLA), é necessário acumular um mínimo de 1.500 horas totais de voo. O tempo para isso, pode variar significativamente e depende das oportunidades de emprego, como instrutor de voo, piloto comercial, entre outras.
Tornar-se um piloto de avião é desafiador porque exige muito estudo, prática de voo, investimento financeiro e passar por exames médicos rigorosos. O treinamento envolve aprender uma série de conhecimentos técnicos e desenvolver habilidades práticas para operar uma aeronave com segurança. Além disso, é necessário acumular muitas horas de voo e lidar com a responsabilidade de garantir a segurança dos passageiros. Apesar das dificuldades, é uma carreira recompensadora para quem ama aviação.
A dificuldade pode variar de pessoa para pessoa, mas há alguns desafios comuns no processo de formação de pilotos. Por exemplo, o treinamento é um investimento alto, que no total, pode passar de R$ 400 mil.
Além disso, é necessário dedicar horas de estudos teóricos e práticos. Também é preciso lembrar que a aviação está sujeita às condições meteorológicas. No entanto, apesar de desafiador, não é um processo impossível de se fazer.
A carreira de um piloto de avião inicia ao conseguir licença de piloto privado, seguida pela licença de piloto comercial. Posteriormente, muitos pilotos acumulam horas de voo como pilotos de companhias aéreas regionais, antes de se qualificarem para pilotar aeronaves maiores em companhias aéreas principais.
Ter horas de experiência em voo e certificações adicionais podem ajudar o piloto em sua carreira.
O salário de um piloto de avião pode variar bastante dependendo de fatores como a experiência, a empresa aérea, o tipo de aeronave operada e o país de atuação. Aqui estão algumas estimativas gerais para pilotos no Brasil:
Esses valores são aproximados e podem variar dependendo da companhia aérea, do tipo de voo (nacional ou internacional) e da experiência do piloto. Pilotos que atuam em voos internacionais ou em empresas estrangeiras podem ter salários ainda mais elevados, muitas vezes incluindo benefícios adicionais como diárias, bônus e planos de aposentadoria.
A jornada de trabalho para pilotos de avião tem os seguintes limites, conforme a Lei Nº 13.475:
O número de voos de um piloto pode variar dependendo da programação da companhia aérea e outros fatores operacionais. Os limites que um piloto pode trabalhar em um mês são medidos por hora de voo e não por quantidade de voos.
A Lei 13.475/2017 estabelece diferentes limites de horas mensais de voo para pilotos, dependendo do tipo de aeronave em que estão operando, como:
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Para ser um piloto é preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo, realizar exame médico para conseguir o Certificado Médico Aeronáutico, fazer cursos teóricos e práticos, além de passar nos exames teóricos e práticos da ANAC.
Para se tornar um piloto é preciso realizar cursos e passar nos exames exigidos pela ANAC, seguindo categorias específicas: Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto de Linha Aérea (PLA).
O tempo varia conforme a categoria, sendo Piloto Privado (PP) de 6 meses a 1 ano.
Piloto Comercial (PC) de 1 a 2 anos. Já para ser Piloto de Linha Aérea (PLA), leva alguns anos.
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