Como uma empresa pode receber dinheiro de clientes do exterior?

O mercado está cada vez mais globalizado e, com isso, as empresas passaram a trabalhar com clientes estrangeiros, seja por melhores oportunidades de negócios e até mesmo para receber pagamento em outras moedas mais valorizadas que o real. Mas, e como as empresas podem receber dinheiro de clientes do exterior de forma prática e econômica?

Veja abaixo mais detalhes de como empresas podem receber dinheiro do exterior sem pagar taxas abusivas. Vamos lá?

Como uma empresa pode receber dinheiro de clientes do exterior?

Uma empresa que presta serviços ou vende produtos para o exterior, precisa de uma forma prática, rápida e econômica de receber os pagamentos de seus clientes.  A boa notícia é que existem diversas opções disponíveis no mercado, sendo que algumas alternativas são:

Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais são uma opção para as empresas receberem dinheiro de clientes do exterior, mas não são os mais vantajosos. Isso porque, eles costumam ser caros e burocráticos.

Para receber as remessas internacionais nos bancos tradicionais, é preciso pagar uma série de taxas e tarifas como a taxa de envio e recebimento, custos Swift, além do IOF obrigatório e os possíveis custos dos bancos intermediários. Também paga-se uma taxa extra sobre o valor do câmbio comercial na conversão. 

Sem contar que o prazo para a transferência costuma ser de até 5 dias úteis. 

Carteiras digitais

Outra maneira de receber dinheiro de clientes do exterior é por meio das carteiras digitais, como o PayPal ou PicPay.

Mas, assim como os bancos, elas costumam cobrar taxas mais altas para o recebimento de pagamentos de outros países, o que desfavorece a operação. 

Plataformas digitais

A melhor maneira de receber dinheiro do exterior, seja pessoa física ou jurídica, é por meio das plataformas digitais, como a Remessa Online. Aqui, os valores são muito mais econômicos e o dinheiro cai diretamente na conta bancária do beneficiário em poucos dias. Tudo isso, é claro, sem precisar nem mesmo sair de casa, todos os processos são 100% digitais. 

Além da praticidade, as tarifas são bastante econômicas e você não perde dinheiro na hora da conversão.

Documentos necessários para empresa receber dinheiro de clientes do exterior

Para uma empresa receber dinheiro de clientes do exterior, é necessário separar alguns documentos. Veja quais são:

  • Commercial Invoice – também conhecida como fatura comercial, é o documento que comprova a transação comercial em diferentes países;
  • Contrato de prestação de serviços – quando o pagamento é por uma prestação de serviços;
  • Conhecimento de embarque (Bill of Landing) – no caso de exportação de produtos;
  • DU-E (Declaração Única de Exportação)também no caso de exportação de produtos;
  • Nota Fiscal – a nota fiscal não é exatamente um documento obrigatório para receber dinheiro do exterior. Mas, qualquer empresa no Brasil deve emitir nota fiscal ao oferecer um produto ou serviço.

Como receber dinheiro de um clientes no exterior: passo a passo 

O passo a passo para receber dinheiro de clientes de outros países irá depender da plataforma escolhida. A Remessa Online é uma excelente opção porque é econômica e muito fácil de usar. Veja os passos:

  1. Acesse o site da Remessa Online For Business e faça seu cadastro;
  2. Após finalizar o cadastro, entre na página de Recebimentos e informe a moeda que será recebida;
  3. Veja seus dados bancários da Remessa Online e informe para seu cliente que deve fazer o pagamento;
  4. Quando os valores forem recebidos, você receberá um -mail;
  5. Informe o motivo do recebimento da transferência e envie documentos adicionais, caso seja necessário;
  6. Cadastre a conta bancária de sua empresa e faça o resgate do dinheiro, que deve ser creditado na conta escolhida em até 2 dias úteis.

Viu como é simples, rápido e fácil?

Como receber de um cliente dos EUA

Empresas que exportam serviços ou produtos para os Estados Unidos precisam de uma boa maneira para receber dinheiro do país.

No momento de colocar a moeda escolhida, não se esqueça de colocar o dólar americano. Você também pode receber pagamentos do exterior nas seguintes moedas: euro, dólar canadense, dólar australiano, libra esterlina, franco suíço e iene japonês.  

Quais são os impostos incidentes para empresas

Em toda operação internacional incidem impostos, e não seria diferente para pessoas jurídicas. Para a empresa receber dinheiro de clientes do exterior, deve-se pagar o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), imposto obrigatório que varia de 0% a 6%, dependendo da natureza e finalidade da operação. 

Aliás, vale lembrar que para receber dinheiro do exterior como pessoa jurídica não há incidência de Imposto de Renda. 

Segurança para receber dinheiro de clientes do exterior

Uma empresa que lida com clientes no exterior precisa se atentar à toda segurança da operação. Afinal, ninguém quer perder dinheiro ou colocar os dados em risco. 

Por isso, muito cuidado com plataformas suspeitas, que não oferecem a segurança necessária. Aliás, nunca receba dinheiro por uma plataforma que não seja credenciada pelo Banco Central do Brasil, assim não é possível saber se ela cumpre com todos os critérios de segurança exigidos pelo Banco

Os bancos tradicionais costumam ser bastante seguros. Mas na Remessa Online as transações internacionais também são muito seguras. Empresas podem receber dinheiro do exterior sem seus dados bancários e fiscais ou mesmo de seu cliente. 

Além de todas as transações serem criptografadas, a Remessa Online é devidamente regulamentada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Você confere essa informação site do Banco Central com os seguintes dados:

  • Razão Social: Bee Serviços de Assessoria Financeira Tecnologia LTDA – CNPJ:20338931/0001-01

Veja aqui outras dicas de segurança para não correr riscos com a operação. 

Qual a forma mais barata de receber dinheiro do exterior?

A melhor forma para a empresa receber dinheiro de clientes do exterior é por meio de plataformas digitais. Os bancos tradicionais até fazem esse serviço, mas os valores são até 8 vezes mais altos que em plataformas como a Remessa Online. 

A verdade é que a Remessa Online é a escolha certa para empresas receberem dinheiro de clientes do exterior, com preços muito mais econômicos e transparência. Na plataforma brasileira, a taxa para transferências internacionais é a partir de 1,3%, além disso, a conversão de moeda é feita no câmbio comercial, sem adição de margem de lucro. 

Outra vantagem é que a Remessa Online tem uma plataforma exclusiva para empresas, a Remessa Online for Business, com atendimento exclusivo e especializado para a transferência internacional da sua empresa. Além disso, a plataforma é responsável por cuidar das questões legais da empresa nas exportações e importações. 

Outra vantagem é que, com Remessa Online for Business, todas as suas remessas são monitoradas em um ambiente seguro e simples para todos os tipos de usuários. 

Como saber quanto a empresa vai pagar

Nenhuma empresa quer pagar mais que o necessário por qualquer operação, não é mesmo? É por isso que na Remessa Online for Business você pode saber quanto irá pagar antes mesmo de fazer o cadastro. Para isso, basta fazer uma simulação no site. Veja o passo a passo:

  1. Acesse simulador PJ ;
  2. Escolha o tipo de operação Recebimento;
  3. Insira os valores que deseja ter uma estimativa no simulador;
  4. Clique no botão ”Entenda” e tenha acesso às taxas aplicadas na simulação.

Se sua empresa está prestando serviços para o exterior, veja aqui qual o melhor banco para receber transferências internacionais. 

Related posts

Brasil x Venezuela: Onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo das Eliminatórias

Conta PJ Itaú: como abrir, custos e vantagens

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo