O que são, como funcionam e como usar as milhas?

As milhas estão por toda a parte: nos anúncios da internet, nas propagandas de TV, em outdoors e revistas. Por isso, é comum se perguntar o que são as milhas, como elas funcionam e como utilizá-las.

Se você também tem esse tipo de dúvida, então continue lendo. Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre o que são milhas e como começar a aproveitar esse recurso.

O que são milhas e como elas funcionam?

Milhas são um tipo de recompensa das companhias aéreas em programas de fidelidade, para estimular passageiros a viajar mais pela mesma empresa. Os clientes acumulam milhas por meio de viagens e outros serviços, o que pode gerar descontos diferenciados na compra de passagens e mais benefícios.

A quantidade de milhas acumuladas varia conforme a classe da cabine, a distância da viagem e o valor da passagem. Originalmente restritas às viagens aéreas, agora diversos programas de fidelidade permitem acumular milhas por meio de compras e serviços variados, dispensando a necessidade de voar de avião com frequência para obtê-las.

Qual a diferença entre pontos e milhas?

A diferença entre pontos e milhas é que, apesar de ambos serem programas de bonificação, os pontos costumam ser acumulados por meio de cartões de crédito e podem ser trocados por diferentes serviços e produtos, incluindo passagens de avião. Já as milhas funcionam como pontuação de programas de fidelidade de companhias aéreas e podem ser resgatadas em forma de descontos em viagens, upgrade de cabine e outros serviços.

Vale lembrar que é possível converter pontos em milhas em alguns programas – mas o inverso não é válido. Portanto, é comum usarem pontos e milhas como sinônimos, já que o primeiro pode englobar o segundo, mas seguem sendo conceitos diferentes.

Como acumular milhas rapidamente?

  • Faça as reservas de voos, hospedagens e carros com o programa de milhas.
  • Concentre as compras em um cartão de crédito com um bom programa de pontos.
  • Realize compras em lojas parceiras do programa de fidelidade para ganhar mais milhas.
  • Faça upgrade do seu plano de milhas para ter mais recompensas.
  • Aproveite promoções e ofertas exclusivas do seu programa de milhas.

Como usar as milhas?

É possível usar milhas no resgate ou abatimento no valor de passagens aéreas. Você também pode vender milhas, transferi-las para outros programas de fidelidade, doar para parentes ou amigos, e trocar por produtos e serviços não necessariamente relacionados a viagens de avião.

Vale lembrar que alguns programas de fidelidade estipulam um prazo de validade para o uso de milhas. Não sendo resgatadas até determinada data, as milhas expiram e o cliente perde o direito de usá-las.

Como utilizar as milhas do cartão de crédito?

Para utilizar as milhas do cartão de crédito, é preciso se cadastrar em um programa de fidelidade que permita a conversão de pontos em milhas. Faça suas compras no cartão e pontue para, posteriormente, converter os pontos em milhas e aproveitar os descontos em companhias aéreas. Também é possível acumular diretamente milhas em cartões de crédito vinculados a companhias aéreas, como GOL Smiles e LATAM Pass.

Antes de contratar um cartão de crédito para milhas, avalie bem as alternativas no mercado, pois pode haver opções de planos com pontos que não expiram e de pontuação diferenciada para produtos que você usa com frequência.

Como usar as milhas para comprar passagens aéreas?

Para usar as milhas para comprar passagens aéreas, é preciso acessar o portal do seu programa de fidelidade para consultar as viagens disponíveis. Em geral, o site informa o valor da passagem em dinheiro e em milhas para que você escolha se deseja usar as milhas para cobrir o preço total, ou pagar parte em milhas e parte em dinheiro.

Como usar milhas para viajar?

  • Avalie quantas milhas acumula em seu programa de fidelidade para planejar a viagem.
  • Monitore os valores das passagens em milhas porque eles oscilam ao longo do dia.
  • Acompanhe as datas de expiração das milhas para transferi-las antes do vencimento.
  • Aproveite ofertas especiais para acumular mais milhas.

Quais são os principais programas de milhas?

1. TAP Miles&Go: milhas da TAP Air Portugal

O programa Miles&Go da TAP acumula milhas ao voar com companhias da rede Star Alliance, como Lufthansa, TAP Air Portugal e Avianca. A pontuação varia de acordo com a empresa aérea, a distância da viagem e a categoria do bilhete. As milhas dão acesso às salas de espera no aeroporto e à fila prioritária de verificação de segurança, além de permitir a reserva de assentos para transportar animais de estimação, voar com bagagem extra ou especial, e fazer upgrade para classe executiva.

2. TudoAzul: milhas na Azul

O programa de milhas TudoAzul permite usar milhas para comprar passagens ou abater o valor de um bilhete. Também é possível trocar os pontos em diárias de hotéis parceiros ou em lojas parceiras. Importante lembrar que os pontos TudoAzul expiram 24 meses após acumulados.

3. LATAM Pass: milhas na LATAM

As milhas da LATAM são acumuladas por meio do programa de fidelidade LATAM Pass. Você pode conseguir milhas com voos na própria empresa ou em companhias parceiras, como a Delta Airlines. É possível resgatar passagens aéreas nacionais e internacionais, além de produtos ou serviços de parceiros da companhia aérea.

4. GOL Smiles: milhas na Gol

Ao voar de Gol, você junta milhas no programa Smiles e pode trocá-las por passagens aéreas e resgatar serviços de parceiros, como reservas em hotéis e passeios turísticos. O cartão de crédito GOL Smiles dá entre 1,5 e 5,5 milhas por dólar gasto, dependendo do tipo de cartão e do status do cliente. Após compras de passagens aéreas no site da GOL, o cliente ainda ganha uma milha adicional.

5. Lifemiles: milhas na Avianca

O programa de milhas da Avianca Lifemiles permite utilizar milhas no resgate de passagens e para fazer upgrade para a classe executiva em voos elegíveis. A participação no programa também dá acesso aos lounges da Avianca nos aeroportos na Colômbia e em El Salvador, além de utilizar milhas na reserva de hotéis ou aluguel de carros.

6. Passaporte: milhas na Decolar

A empresa de promoções Decolar conta com o programa de milhas Passaporte, que podem ser trocadas no próprio site durante a reserva de passagens aéreas, hospedagem ou passeios com os parceiros da Decolar. Os pontos têm validade de 18 meses e são renovados a cada nova compra no site da Decolar.

7. PortoPlus: milhas do Porto Bank

O cartão de crédito da Porto Bank acumula pontos a cada compra com o PortoPlus. O programa de fidelidade permite trocar os pontos por milhas, hospedagens e pacotes de viagem nacionais e internacionais com empresas parceiras do Porto Bank.

8. Santander Esfera: milhas do cartão Santander

O Santander oferece o programa de pontos Santander Esfera, que permite abater no preço dos produtos, serviços ou trocar por passagens aéreas, sem precisar converter os pontos em milhas. A pontuação das milhas depende da categoria do cartão, e inscritos no Clube Esfera podem acumular ainda mais pontos em compras no cartão de crédito, além de desbloquear mais descontos em empresas parceiras.

9. Pontos Livelo: milhas do cartão Bradesco

Clientes dos cartões Bradesco podem acumular pontos e trocá-los por milhas ao ativar o programa Livelo. Os pontos Livelo podem ser trocados por uma série de coisas, a começar por passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de carros e pacotes de viagens. É possível acumular ainda mais pontos em compras com lojas parceiras no crédito.

10. Nubank Rewards: milhas do cartão Nubank

Os pontos gerados por compras no cartão de crédito Ultravioleta e no programa Nubank Rewards podem ser trocados por milhas Nubank. Elas podem ser utilizadas para comprar passagens mais baratas com a parceria do Nubank e a GOL Smiles. Uma vantagem do Nubank Rewards é que os pontos não expiram.

11. Programa Pontos CAIXA: milhas do cartão Caixa

Os cartões de crédito Caixa acumulam pontos com o Programa Pontos CAIXA, que podem ser trocados por milhas TudoAzul, Smiles, LATAM Pass, TAP Miles&Go ou Dotz. Os pontos são acumulados a cada R$ 1 gasto com o cartão. A pontuação varia de acordo com o tipo de cartão e a categoria de compra. Em geral, as compras realizadas em supermercados, farmácias e postos de gasolina rendem menos pontos na Caixa do que as compras em lojas de departamento, restaurantes e viagens.

Como escolher o melhor programa de milhas?

  • Analisar o prazo de validade das milhas do programa;
  • considerar a frequência das viagens da pessoa;
  • avaliar o valor das passagens em milhas pelo programa de fidelidade;
  • analisar parceiros e benefícios do programa de milhas;
  • avaliar se o programa de milhas oferece uma variedade de destinos.

Quantas milhas é o suficiente para uma passagem?

Não é possível especificar quantas milhas é o suficiente para uma passagem, pois o valor depende do destino, do programa de milhas, da época da viagem e outros pontos. Mas, em geral, é possível resgatar uma viagem nacional de ida e volta com 5 mil milhas. Para destinos internacionais, é preciso mais de 10 mil milhas.

É possível vender minhas milhas?

É possível vender milhas, mas não há regulamentação específica sobre a comercialização de milhas no Brasil. Assim, ainda que a prática não seja ilegal, a pessoa pode ser banida do programa de fidelidade. Participantes da Smiles e do TudoAzul já foram suspensos por venda de milhas, uma vez que tal ato vai contra o regulamento dos programas.

Por outro lado, plataformas como BankMilhas, HotMilhas e MaxMilhas compram milhas acumuladas para vender passagens mais baratas com a alegação de que democratizam o acesso a viagens aéreas, sendo apenas intermediárias do processo de venda e compra de milhas.

Tirou todas as suas dúvidas sobre o que são milhas? Agora, aproveite e siga a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.

Resumindo

Como eu uso as minhas milhas?

Você pode usar suas milhas no resgate ou abatimento no valor de passagens aéreas. Você também pode vender milhas, transferi-las para outros programas de fidelidade, doar para parentes ou amigos, e trocar por produtos e serviços não necessariamente relacionados a viagens de avião.

Qual a diferença entre pontos e milhas?

A diferença entre pontos e milhas é que, apesar de ambos serem programas de bonificação, os pontos costumam ser acumulados por meio de cartões de crédito e podem ser trocados por diferentes serviços e produtos, incluindo passagens de avião. Já as milhas funcionam como pontuação de programas de fidelidade de companhias aéreas e podem ser resgatadas em forma de descontos em viagens, upgrade de cabine e outros serviços.

Quais são os principais programas de milhas?

– Milhas da TAP;
– milhas da Azul;
– milhas na Latam;
– milhas da Gol;
– milhas na Decolar.

Crédito das imagens: Envato Elements

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano