A Shopee é uma plataforma de vendas em atividade no Brasil desde 2019, mas que existe desde 2015. Com mais de 40 milhões de usuários, é uma boa chance de vender e fazer renda.
Com o aumento do e-commerce, muitas pessoas têm buscado essa alternativa para ganhar dinheiro. Por isso, saber como vender na Shopee é fundamental para você começar a usar a plataforma.
Criada em 2015, ela chegou ao Brasil desde 2019. Desde então, já se tornou o aplicativo mais baixado no país. Além disso, a Shopee já representa sozinha 5% de todo o e-commerce brasileiro e a tendência é que atinja 20% até 2025. A estimativa é do banco americano Goldman Sachs.
Então, se você está em busca de uma plataforma que garanta suporte para os vendedores, continue a leitura deste artigo! Preparamos um guia com tudo o que precisa saber sobre como vender na Shopee.
A Shopee é uma plataforma de vendas que reúne vendedores do Brasil e outros países. Ela foi lançada em 2015 em Singapura, sendo muito utilizada na Indonésia, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
Disponível no Brasil desde 2019, a Shopee ganhou muita popularidade após propaganda na TV aberta e os diversos cupons de frete grátis oferecidos.
Vender na Shopee é fácil, barato e tem alcance em todo o território nacional. Além disso, há outros bons motivos para você utilizar a plataforma. Confira!
Somente no Brasil, a Shopee tem cerca de 43,6 milhões de usuários. Ela já superou o Mercado Livre, a Amazon e a Magazine Luiza em número de usuários ativos e engajados.
Portanto, a visibilidade é muito alta quando utiliza as estratégias corretas de marketing e inclui todas as informações corretas dos produtos. Dessa forma, você aproveita toda a reputação do nome da Shopee para anunciar a sua loja virtual.
É muito fácil se tornar um vendedor na Shopee e começar a fazer os seus anúncios. Além disso, o processo de compra e venda entre você e seu cliente também é bem prático. Tudo é feito pela plataforma, desde o pagamento até o rastreamento da encomenda.
Como vendedor, também é muito simples acessar a conta para acompanhar as comissões, os pedidos e gerenciar o estoque.
A Shopee é um site confiável tanto para quem compra quanto para quem vende. A plataforma disponibiliza um canal chamado de Central do Vendedor. Por meio dele, é possível fazer todo o gerenciamento da loja online, como dados para pagamento, valores, rastreamento das entregas e outros.
Como vendedor, você também tem acesso a um gerente de contas para ajudar em caso de dúvidas e problemas que não conseguir solucionar.
Praticamente todos os produtos podem ser vendidos na Shopee, desde alimentos até artigos de decoração e roupas. No entanto, é importante atentar para a Política de Produtos Proibidos e Restritos da plataforma.
As categorias de produtos que pode vender na Shopee são:
Já os principais produtos que não podem ser vendidos na Shopee são:
Caso alguém viole a política da Shopee, a plataforma pode tomar algumas ações, como:
Para criar uma loja na Shopee, é preciso ter uma conta de vendedor. Caso já seja um usuário comum (comprador) na plataforma, você pode acessar o seu perfil para alterar a conta.
Para isso, basta clicar em “Comece a Vender — Cadastro de Vendedor”. Feito isso, você precisa criar e cadastrar a sua loja na Shopee.
Após essa etapa, é preciso seguir os seguintes passos:
Até aqui, você pôde perceber que não é difícil entender como vender na shopee, não é mesmo? Além de ser uma plataforma segura, é uma forma muito fácil de trabalhar na internet e fazer renda extra, se for o caso.
O primeiro passo para criar um anúncio na Shopee é acessar a sua conta.
Na página da sua loja, basta seguir o seguinte passo a passo:
Pronto! Você anunciou o seu primeiro produto.
Para enviar um pedido pela Shopee, você precisa acessar a Central do Vendedor. Quando um cliente faz a compra e tem o pagamento aprovado, você é notificado.
Para iniciar o processo de envio, você acessa a opção “Meus Envios” da Central do Vendedor. Na guia “Enviar”, aparecerão todos os itens que foram pagos pelo cliente e que você deve despachar.
Após verificar o pedido e certificar se está tudo correto, clique em “Enviar”. Assim, você iniciará o processo e notificará o cliente de que o produto está sendo preparado para envio.
Feito isso, você precisa empacotar o produto, imprimir a nota fiscal e a guia de transporte (também disponível na Central do Vendedor).
Em seguida, defina se o envio será por meio de transportadora ou por Correios. Leve até o endereço mais próximo de você e pronto. Depois, basta acompanhar se a entrega será feita dentro do prazo estipulado.
A Shopee ficou muito famosa por oferecer cupons de frete grátis para compras acima de R$ 10 ou R$ 20. Esse desconto fica disponível nas lojas em que os vendedores escolhem participar do Programa de Frete Grátis Extra.
Nesses casos, eles recebem uma comissão a mais por disponibilizar o cupom, auxiliando no pagamento do frete.
Há também as compras em que o vendedor não faz parte do programa ou que o cliente não atingiu as condições para ganhar frete grátis. Nesse caso, é o consumidor quem arca com a taxa de envio.
No entanto, os valores dos cupons foram alterados. A regra atual é:
As taxas de comissão da Shopee são de 12% do valor total do produto. Já os vendedores que se cadastram no Programa de Frete Grátis Extra, a comissão é de 18%. Ou seja, 12% normais + 6% adicional.
Além disso, há o limite máximo de R$ 100 de comissão na plataforma. Isso quer dizer que se vender um produto de R$ 2 mil, por exemplo, pagará apenas R$ 100 à Shopee.
Esse é um ótimo benefício para os vendedores, principalmente quando o cliente faz uma compra com diversos itens.
Nesse caso, as taxas cobradas pela Shopee são por item e não pelo valor total do carrinho. Também é importante ressaltar que a plataforma não cobra taxa pelos pedidos cancelados.
Agora que você já sabe o passo a passo de como vender na Shopee, vamos mostrar algumas dicas para ter mais visibilidade na plataforma.
Afinal, as estratégias de anúncio e de vendas são sempre bem-vindas para impulsionar os seus produtos.
A Shopee tem alguns eventos promocionais que chamam muito a atenção dos clientes e geram grande volume de vendas. Uma delas são as “Ofertas Relâmpago”. No entanto, você não precisa ficar preso aos eventos da plataforma.
Criar promoções pontuais em produtos com menor saída, por exemplo, é uma boa estratégia para não deixar o seu estoque parado. Quando você atualiza o preço de um produto e ele é reduzido, a Shopee mostra para os clientes. Além disso, você pode usar tags de promoção na descrição do produto.
Esse é o famoso gatilho de escassez. Ofertas com limite de data, horário ou quantidade tendem a gerar sentimento de imediatismo nos compradores. Isso é o que diz a neurociência.
Todos os usuários da Shopee têm acesso ao chat que conecta a loja ao cliente. O consumidor pode mandar, por exemplo, dúvidas sobre um produto antes mesmo de comprar.
Mesmo estando em uma plataforma de grande renome, é fundamental que você preze um bom relacionamento com os compradores.
Então, se atente ao seu chat e busque responder às dúvidas e solicitações com agilidade. Afinal, o cliente está comprando pela internet e sem conhecer você. É importante que transmita confiança e um bom suporte.
Além disso, você pode usar o chat como canal para divulgar promoções, enviar cupons de desconto e informar sobre novidades. Lembre-se de manter o seu público próximo para que eles lembrem da sua loja!
Quando começar a movimentação na sua loja, destaque os produtos que tem mais saída. Para isso, faça anúncios atrativos e que sejam encontrados pelos usuários. Uma boa dica é usar palavras-chave que são comumente buscadas pelos compradores. Dessa forma, o algoritmo da plataforma tem mais chances de mostrar o seu produto.
Também é importante você utilizar o máximo de recursos que a plataforma da Shopee libera para a sua loja. Uma delas é a decoração.
Para isso, acesse o site e clique na aba “Loja”. Depois, selecione “Decoração da Loja”. Para destacar produtos mais vendidos, você pode adicionar o carrossel. Nessa sessão, coloque os produtos com mais vendas ou que estão em promoção para chamar a atenção dos compradores.
A primeira coisa que um comprador da Shopee faz é visualizar as fotos e a descrição dos produtos. Por isso, capriche em imagens de alta qualidade e que valorizem o seu produto. Busque também sempre colocar fotos de diferentes ângulos.
Já na descrição, informe todas as especificações dos itens, como tamanho, cores, modo de uso e demais dúvidas frequentes que o comprador precisar saber.
Além disso, incentive os seus clientes a deixarem avaliações sobre a loja e os produtos. Assim, a sua reputação aumenta e as chances de venda também.
Aprender como vender na Shopee é uma ótima oportunidade de renda. Mesmo que você nunca tenha atuado com e-commerce ou com uma loja, é possível começar do zero sem grandes complicações. Então, procure bons fornecedores e dê o primeiro passo!
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A Shopee cobra taxas que variam entre 12% e 18% do valor total dos produtos.
Quem paga o frete na Shopee é o cliente, quando não tem cupom de desconto. No contrário, a Shopee paga o frete com acréscimo da taxa de comissão.
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