Como ver meus dividendos? Veja onde conferir datas e valores

Ao fazer investimentos, o acionista pode acumular ganhos por meio dos dividendos. Eles são pagos em certos períodos e dependem da empresa na qual está se investindo. Mas, você pode estar se perguntando “como ver meus dividendos”? A boa notícia é que acompanhar esses rendimentos é bastante simples. 

Para saber melhor sobre o assunto, acompanhe o artigo abaixo e entenda como ver seus dividendos e qual a data que ele é pago. Vamos lá?

Meus dividendos: O que são?

O benefício de um investimento em ações para o acionista pode vir de duas formas: o ganho de capital ou o dividendo, que representa o rendimento pago pela empresa aos seus acionistas uma ou mais vezes por ano. 

O dividendo de uma ação representa uma quantia paga aos sócios, deduzida do lucro ou das reservas da empresa. Para cada ação da mesma empresa, o valor de um dividendo é idêntico. O valor recebido por um acionista depende apenas do número de ações que ele possui.

Pagamento de dividendos: quem pode se beneficiar?

Os dividendos são reservados às pessoas que tenham participado no capital da sociedade. Para uma SARL (Sociedade de Responsabilidade Limitada), falamos de um sócio, enquanto para uma SA (Sociedade Anônima) falamos de acionistas.

Valores que podem ser distribuídos

Para poder distribuir um dividendo, a empresa deve ter reservas distribuíveis. Os valores que podem ser distribuídos aos sócios ou acionistas são os seguintes:

  • Lucros;
  • Quaisquer montantes que apareçam em reservas distribuíveis;
  • Qualquer lucro transportado.

Quando uma sociedade obtém lucro, não é necessariamente distribuível: pode distribuí-lo desde que não existam mais prejuízos anteriores a apurar, que a reserva legal seja constituída e que qualquer também sejam exigidas reservas estatutárias obrigatórias.

Finalmente, para distribuir um dividendo, os custos iniciais, os custos de aumento de capital e os custos de pesquisa e desenvolvimento devem ser amortizados. No entanto, se forem constituídas reservas livres de valor pelo menos igual à parte não amortizada desses custos, será possível distribuir dividendos.

Como receber meus dividendos

A distribuição dos dividendos pode ocorrer das seguintes formas:

  • Dividendo em dinheiro – esse dividendo é pago integralmente em dinheiro para sua conta de títulos.
  • Dividendo de ações – você primeiro recebe direitos de dividendos em seu portfólio. Na liquidação, o dividendo é então pago sob a forma de ações. Neste caso, não é possível optar pelo pagamento em dinheiro;
  • Dividendo opcional – você pode escolher entre um dividendo em dinheiro ou um dividendo em ações.

Como ver os dividendos?

Existem diversas formas para acompanhar seus dividendos. Veja as principais. 

1. CEI (Canal Eletrônico do Investidor)

A primeira opção para ver seus dividendos é por meio do CEI (Canal Eletrônico do Investidor), uma plataforma disponibilizada pela bolsa brasileira, a B3. No canal, o investidor pode ver informações como: 

  • Carteira de ativos de renda variável;
  • Dividendos que já foram pagos ou que ainda serão;
  • Títulos do Tesouro Direto;
  • Proventos provisionados e pagos;
  • Extratos dos investimentos por instituição.

Para ver seus dividendos pelo CEI, e todas as informações das distribuições, basta o investidor acessar o site do Canal Eletrônico do Investidor, preenchendo seu CPF e senha. Então, vá à aba “Proventos” e veja todas as informações. 

2. Corretora de valores

Você também pode acompanhar seus dividendos por meio da corretora de valores. Algumas dessas instituições podem utilizar das informações de custódia de ativos do investidor para compilar as datas e os valores de pagamento.

Mas, vale lembrar que se você tem investimentos em mais de uma instituição financeira, você precisará acessar cada uma para saber os valores totais de seus dividendos. 

3. Sites e aplicativos de investimentos

Ainda, uma das melhores maneiras de ver seus dividendos é por meio de sites e aplicativos de investimentos. Esses locais importam a informação por meio do acesso ao CEI do investidor. Dessa forma, eles compilam em um único lugar os dados sobre os dividendos de todas as contas e investimentos que você tiver. Assim, fica mais fácil saber quais são os valores. 

Para que esses sites tenham acesso a tais informações, é preciso informar o CPF de login e a senha de acesso para importação dos dados. 

Qual a data de pagamento dos dividendos?

Afinal, qual a data de pagamento dos dividendos? A verdade é que cada empresa tem uma data e periodicidade. Sendo assim, a data do pagamento irá depender de qual foi o seu investimento. 

A frequência do pagamento dos dividendos irá depender da empresa, ela pode ser mensal, trimestral, semestral ou até anual. Aliás, se você tem investimentos no exterior, essa regra também se aplica nos Estados Unidos, por exemplo, onde a norma é o pagamento trimestral do dividendo. As empresas imobiliárias americanas ou canadenses geralmente adotam um dividendo mensal.

Vale lembrar que em todas as opções que citamos acima, você pode acompanhar qual será a data de pagamento dos seus dividendos.  É importante lembrar ainda que o pagamento de dividendos é dividido em 3 etapas

1. A data do anúncio do pagamento do dividendo

O montante do dividendo para um determinado período é primeiro anunciado, assim como as datas de ex-dividendo e pagamento.

2. A data ex-dividendo

O período ex-dividendo corresponde ao mecanismo pelo qual o preço da ação se ajusta quando o dividendo é pago. Quando o dividendo é pago (diz-se que o cupom é destacado) e o valor do dividendo é subtraído do preço da ação na Bolsa de Valores no dia anterior. 

A data de pagamento do dividendo

Esta é a data em que o dividendo é recebido pelo acionista em sua conta de corretagem (dinheiro ou novas ações). A data de pagamento do dividendo é geralmente 3 dias úteis após a data ex-dividendo.

App Meus Dividendos é bom?

Um dos aplicativos para saber quais são seus dividendos é o App Meus Dividendos, usado para auxiliar investidores a controlar seus ativos e rendimentos no dia a dia.

A plataforma permite o registro em tempo real de movimentações na Bolsa de Valores, renda fixa, fundos de investimentos, Tesouro Direto, fundos imobiliários e até criptomoedas. Há milhares de opções para que o investidor possa adicionar em sua carteira. Aliás, é possível se conectar com outras plataformas, como o CEI, unindo todos os seus ativos em um único sistema de acompanhamento.

Por lá, é possível acompanhar seus dividendos em gráficos automatizados de forma simples. Mas, vale lembrar que é um app apenas para acompanhamento, não é possível realizar operações na Bolsa de Valores. O aplicativo está disponível para Android e IOS. Após baixar, basta fazer seu cadastro, com CPF, e começar a acompanhar seus dividendos. 

Se você está pensando em investir no exterior, veja aqui como receber dividendos das bolsas americanas

Related posts

Resultado Lotofácil 3288 de hoje, quarta-feira (08): prêmio de R$ 1,7 milhão

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China