Para Empresas

Compliance: sua importância com a ascensão do mundo digital

O compliance é um conjunto de regras e normas para garantir o controle de riscos aos quais uma empresa pode estar exposta. Em meio ao mundo digital, essas diretrizes precisam se adaptar às novas tecnologias e as Leis que as cercam. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor a importância do compliance na era digital. Vamos lá?

Compliance: o que é?

De forma simples, o termo compliance descreve a capacidade de agir de acordo com uma ordem, conjunto de regras ou soluções. Ou seja, é um estado de conformidade com as diretrizes ou especificações estabelecidas. 

Dessa maneira, sua gestão é o processo pelo qual os gerentes planejam, organizam, controlam e lideram as atividades que garantem o cumprimento das leis e padrões dentro de uma empresa. Essas atividades podem incluir:

  • Audições internas;
  • Auditorias de terceiros;
  • Procedimentos e controle de segurança;
  • Preparar relatórios e fornecer documentação de apoio;
  • Desenvolver e implementar políticas e procedimentos para garantir a adequação com as leis e tecnologias. 

O compliance deve ter ações preventivas e de detecção nas empresas. Porém, ele está se tornando uma  atividade de consultoria que dá suporte aos objetivos estratégicos da organização. Além disso, passa a fazer parte da missão, visão, valores, cultura e gestão de riscos.

Compliance na era digital

O cumprimento das normas e regras relacionadas à tecnologia da informação, especialmente no comércio eletrônico, é fundamental para que uma empresa permaneça no mercado.

Para conseguirem competir no mercado, as empresas têm investido cada vez mais em novas tecnologias para se manter atualizadas e atender às expectativas de seus clientes. Por outro lado, para que esses serviços funcionem corretamente, eles dependem do bom funcionamento dos sistemas e ferramentas de TI utilizadas. 

Portanto,  é essencial que elas possam garantir que toda a sua infraestrutura técnica esteja funcionando corretamente e que cumpram as normas de segurança da área. 

Assim, o compliance na era digital tornou-se um conceito cada vez mais importante, pois refere-se às ações que uma empresa precisa realizar para cumprir as normas legais e regulamentos nacionais e internacionais relacionadas à tecnologia.

A importância do compliance

Conforme o fluxo de informações geradas e compartilhadas cresce, aumenta também a necessidade de garantir que nenhuma violação ou ação ilegal afete os dados da empresa. E caso isso aconteça, ela pode sofrer diversos danos.

Um estudo realizado pela Veritas Technologies e pela 3GEM apontou que os 69% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma empresa que não protege seus dados. Da mesma forma, 59,8% abandonariam sua lealdade a uma determinada marca que falha na proteção de seus dados e considerariam buscar um concorrente.

O mesmo estudo apontou que os  clientes pretendem recompensar as organizações que protegem adequadamente suas informações pessoais. 

4 dicas de marketing digital para divulgar seu serviço no exterior.

Adequação às leis

É importante lembrar que não é afetada apenas a reputação de uma empresa quando ocorre vazamento de dados. Recentemente, entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre como empresas e organizações brasileiras dos setores público e privado devem operar para permitir que pessoas físicas ou jurídicas tenham mais controle sobre suas informações pessoais. 

Segundo a nova lei, as empresas apenas têm permissão para armazenar e tratar dados pessoais dos clientes se eles autorizarem seu uso previamente. Ainda, caso ocorra vazamento de informações, a empresa deve notificar a autoridade supervisora ​​e o titular dos dados.  

Dessa forma, empresas que não se adequarem à LGPD estarão sujeitas a advertências e multas, que podem ser próximas a 2% do faturamento da empresa, com limite de R$ 50 milhões.

Compliance e o mercado internacional

As organizações que fazem comércio com o exterior devem estar cientes dos requisitos e leis do mundo digital de cada país em que operam. 

As diretrizes de tecnologia e proteção de dados variam de acordo com o país, nesse sentido, podemos mencionar:

  • Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia;
  • Lei da Califórnia de Privacidade do Consumidor (CCPA) da Califórnia, nos Estados Unidos;
  • Deutscher Corporate Governance Kodex da Alemanha;
  • Lei de Proteção de Informações Pessoais e Documentos Eletrônicos ( PIPEDA) do Canadá;
  • Tecnologia da Informação: Especificação Sobre Segurança de Informações Pessoais da China. 

Sendo assim, quem pretende internacionalizar os negócios, deve se adequar às regras de proteção de dados do país parceiro. 

A compliance tem papel fundamental para garantir a proteção de dados dos usuários.

Tecnologia e o Compliance

Com os avanços da tecnologia, a atuação do compliance deve ser estendida a diversas áreas da empresa. Sua atuação, principalmente no meio digital, é responsáveis ​​por:

  • Desenvolver estratégias de controle de acesso;
  • Implementar soluções adequadas para prevenir fraudes; 
  • Otimizar o fluxo de informações;
  • Garantir a proteção contra sites inadequados e divulgação de informações confidenciais;
  • Formular códigos de conduta e ferramentas de controle para coibir fraudes causadas por erros involuntários;
  • Reduzir as falhas do sistema que representam riscos operacionais, fortalecendo o controle interno, planos de treinamento e capacitação e formulando planos de emergência;
  • Adotar soluções técnicas para melhorar a confiabilidade dos dados. 

Viu como o compliance é de suma importância para as empresas, principalmente, em meio a era digital? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.

Andrea Cortes

Jornalista por formação, e de coração, deixou o Brasil para morar na Inglaterra. Produtora de conteúdo com destaque para as áreas de economia, finanças, empreendedorismo, turismo e desenvolvimento pessoal. Escritora, contadora de histórias, leitora e apaixonada por conhecimento.

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