O compliance é um conjunto de regras e normas para garantir o controle de riscos aos quais uma empresa pode estar exposta. Em meio ao mundo digital, essas diretrizes precisam se adaptar às novas tecnologias e as Leis que as cercam.
Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor a importância do compliance na era digital. Vamos lá?
De forma simples, o termo compliance descreve a capacidade de agir de acordo com uma ordem, conjunto de regras ou soluções. Ou seja, é um estado de conformidade com as diretrizes ou especificações estabelecidas.
Dessa maneira, sua gestão é o processo pelo qual os gerentes planejam, organizam, controlam e lideram as atividades que garantem o cumprimento das leis e padrões dentro de uma empresa. Essas atividades podem incluir:
O compliance deve ter ações preventivas e de detecção nas empresas. Porém, ele está se tornando uma atividade de consultoria que dá suporte aos objetivos estratégicos da organização. Além disso, passa a fazer parte da missão, visão, valores, cultura e gestão de riscos.
O cumprimento das normas e regras relacionadas à tecnologia da informação, especialmente no comércio eletrônico, é fundamental para que uma empresa permaneça no mercado.
Para conseguirem competir no mercado, as empresas têm investido cada vez mais em novas tecnologias para se manter atualizadas e atender às expectativas de seus clientes. Por outro lado, para que esses serviços funcionem corretamente, eles dependem do bom funcionamento dos sistemas e ferramentas de TI utilizadas.
Portanto, é essencial que elas possam garantir que toda a sua infraestrutura técnica esteja funcionando corretamente e que cumpram as normas de segurança da área.
Assim, o compliance na era digital tornou-se um conceito cada vez mais importante, pois refere-se às ações que uma empresa precisa realizar para cumprir as normas legais e regulamentos nacionais e internacionais relacionadas à tecnologia.
Conforme o fluxo de informações geradas e compartilhadas cresce, aumenta também a necessidade de garantir que nenhuma violação ou ação ilegal afete os dados da empresa. E caso isso aconteça, ela pode sofrer diversos danos.
Um estudo realizado pela Veritas Technologies e pela 3GEM apontou que os 69% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma empresa que não protege seus dados. Da mesma forma, 59,8% abandonariam sua lealdade a uma determinada marca que falha na proteção de seus dados e considerariam buscar um concorrente.
O mesmo estudo apontou que os clientes pretendem recompensar as organizações que protegem adequadamente suas informações pessoais.
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É importante lembrar que não é afetada apenas a reputação de uma empresa quando ocorre vazamento de dados. Recentemente, entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre como empresas e organizações brasileiras dos setores público e privado devem operar para permitir que pessoas físicas ou jurídicas tenham mais controle sobre suas informações pessoais.
Segundo a nova lei, as empresas apenas têm permissão para armazenar e tratar dados pessoais dos clientes se eles autorizarem seu uso previamente. Ainda, caso ocorra vazamento de informações, a empresa deve notificar a autoridade supervisora e o titular dos dados.
Dessa forma, empresas que não se adequarem à LGPD estarão sujeitas a advertências e multas, que podem ser próximas a 2% do faturamento da empresa, com limite de R$ 50 milhões.
As organizações que fazem comércio com o exterior devem estar cientes dos requisitos e leis do mundo digital de cada país em que operam.
As diretrizes de tecnologia e proteção de dados variam de acordo com o país, nesse sentido, podemos mencionar:
Sendo assim, quem pretende internacionalizar os negócios, deve se adequar às regras de proteção de dados do país parceiro.
Com os avanços da tecnologia, a atuação do compliance deve ser estendida a diversas áreas da empresa. Sua atuação, principalmente no meio digital, é responsáveis por:
Viu como o compliance é de suma importância para as empresas, principalmente, em meio a era digital? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.
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