A produção de vídeo para internet é um modelo de trabalho que cresceu nos últimos anos. A plataforma de vídeos reúne diversos tipos de criadores de vídeos, que produzem conteúdos sobre os mais variados temas. Para tornar esses conteúdos cada vez mais produzidos e de qualidade, o uso de alguns recursos, como o compressor de vídeo.
Os youtubers que produzem vídeo estão sempre investindo em bons equipamentos. As câmeras, por exemplo, entregam imagens em 4K e Full HD, o que acaba tornando os vídeos muito grandes e pesados. Com isso, o criador pode enfrentar alguns problemas como a demora para postar seus vídeos ou não conseguir publicar.
Por esse motivo, o compressor de vídeo é uma ferramenta fundamental para esses profissionais. Neste artigo, você vai conhecer os 10 melhores compressores de vídeo.
O que é um compressor de vídeo?
O compressor de vídeo é uma tecnologia desenvolvida para diminuir o tamanho de um vídeo. Essa redução pode ser feita com ou sem perda de qualidade. Um vídeo é formado por várias imagens sendo projetadas e o sistema utiliza uma técnica de remoção das imagens e outras informações que já foram projetadas.
Dessa forma, é possível reduzir o tamanho do arquivo, deixando-o mais leve e até rápido para ser enviado por meio de serviços digitais ou para ser transmitido apenas.
Existem diversos compressores de vídeo no mercado, gratuitos e pagos, para computador ou smartphone. A seguir, você vai conferir algumas opções para comprimir os seus vídeos da melhor forma.
Qual é o melhor compressor de vídeo?
A seguir, você vai conferir uma lista com com os melhores compressores de vídeo, suas características, vantagens e desvantagens. Dessa forma, conseguirá avaliar qual é a melhor opção para atender às suas necessidades de edição.
Movavi Video Converter
O Movavi Video Converter é um programa que converte diferentes arquivos de mídia para mais de 180 formatos. O software conta com um editor integrado que compacta os vídeos mantendo a qualidade.
Além de ser muito fácil de usar, até mesmo para quem não tem experiência, conta com uma versão gratuita para quem quer testar ou fazer conversões simples. De acordo com a avaliação de especialistas, o Movavi Video Converter está entre os mais rápidos do mercado.
Freemake Video Converter
O Freemake Video Converter está entre os melhores compressores de vídeos para PC. Esse sistema conta com diversos formatos de saída como MP4, MPG, AVI, WMV, ROM e outros. É possível escolher o formato compatível com o dispositivo de cada usuário. Além disso, é muito fácil de usar.
Com essa solução, você consegue:
- Extrair dados e gravar DVD/Blu-ray
- Exportar vídeos direto para o YouTube
- Utilizar os perfis pré-definidos para smartphones, tablets e consoles de jogos
- Adicionar e editar legendas
- Cortar, conectar e girar MP4 ou outros clipes
Com esses e outros recursos, o Freemake Video Converter também conta com uma interface amigável, diversas ferramentas de compactação de vídeos e não transmite anúncios.
No entanto, todos os recursos são disponibilizados 3 dias após a instalação. Esse software também não é compatível com Mac. Por outro lado, é indicado para quem está começando a editar vídeos ou buscam um sistema com muitos recursos.
VSDC Video Converter
O VSDC Video Converter é uma plataforma gratuita de código aberto que suporta todos os formatos de vídeos mais populares como DVD, AVI, MP4, M4V e outros. Muito fácil de utilizar, o VSDC Video Converter conta com um editor integrado, além de outros recursos como editor integrado para mesclar, excluir e dividir arquivos, predefinições de exportação avançadas para todos os formatos e dispositivos opções para salvar faixas de áudio ou quadros individuais de vídeos.
O VSDC Video Converter é compatível com a maioria das versões da Microsoft Windows, conta com recurso de conversão de alta velocidade, que evita a perda de qualidade na conversão de vídeo. Embora ofereça diversas vantagens, o VSDC Video Converter não é compatível com Mac.
FFmpeg
Esse conversor e compressor de vídeo também atende diversos formatos como MP4, AVI, MOV e é compatível com sistemas operacionais Linux, Mac e Windows. O FFMpeg é bastante versátil, pode ser usado para gravar, converter, compactar e transmitir áudio e vídeo.
Alguns recursos do FFmpeg são o suporte a streaming, editor integrado para cortar, mesclar e outras funções, captura de tela, entre outros. Além disso, conta com uma interface amigável, de fácil navegação, é gratuito e conta com diversos recursos adicionais.
No entanto, comparado com os outros compressores de vídeo, o processo de conversão causa uma perda de qualidade. Outra desvantagem é que não é tão simples de usar por quem não tem experiência com esse tipo de recurso. Por isso, é mais indicado para quem já tem alguma experiência com conversor de vídeo.
HandBrake
Para quem não quer instalar nenhum software pesado, o HandBrake é uma alternativa mais leve. Esse aplicativo oferece soluções de processamento em lote e extração de DVD.
Com ele, é possível converter arquivos que são obtidos ou enviados para um grande número de formatos. Além disso, conta com uma interface amigável, que facilita o uso para qualquer pessoa.
O HandBrake faz conversões em lotes, conta com predefinições de dispositivos integradas, suporta VFR e CFR, oferece uma variedade de filtros para os vídeos e até suporte para legendas, além de ser compatível com PC ou Mac.
Embora seja muito simples de utilizar e não exija uma grande curva de aprendizado, o HandBrake conta com muitos recursos avançados. Isso pode exigir um esforço maior dos seus usuários em aprender a utilizá-los.
Online Video Converter
Para quem prefere não baixar nada no computador, uma alternativa é usar um compressor de vídeo online. Sendo assim, não é necessário fazer nenhum download, apenas acessar o site do conversor de vídeo no navegador.
O Online Video Converter é uma tecnologia que comprime e converte vídeos de forma gratuita e online, em apenas alguns cliques. Os vídeos podem ser inseridos a partir do Google Drive, Dropbox e outros sistemas de armazenamento em nuvem.
O sistema conta com uma extensão do Google Chrome para desktop, disponível para sistemas Windows e Mac e algumas configurações aprimoradas. Além disso, suporta mais de 40 formatos de mídia. No entanto, você sempre vai precisar de acesso à internet para utilizá-lo.
Clipchamp
Outra opção de conversor de video online é o Clipchamp. Esse sistema funciona na maioria dos navegadores e não exige download para utilizá-lo. O conversor é pago, mas pode ser utilizado na versão gratuita. Porém, a conversão de vídeo só é disponibilizada para os assinantes.
Assim como outros conversores de vídeo citados anteriormente, o Clipchamp suporta uma grande variedade de formatos e resoluções.
Além disso, conta com ferramentas de edição profissionais, com modelos, efeitos sonoros e imagens de arquivo. O sistema também pode ser usado para gravação de tela, com upload para o YouTube, Facebook, Vimeo e outras plataformas.
Suas pré-definições são otimizadas para vários usos, conta com processamento em lote rápido no Chrome e não há limite de tamanho para os arquivos de entrada. No entanto, o sistema está limitado a 480p para exportações na versão gratuita. É mais indicado para quem procura um software de compressão, conversão e edição de vídeo MP4 completo.
VideoSmaller
O VideoSmaller também é um compressor online e gratuito que comprime os vídeos dos seguintes formatos: MP4, AVI, MPEG e MOV. A plataforma suporta vídeos de até 500 MB, oferecendo um nível mais baixo de compressão, se for comparado com outras soluções com a mesma proposta.
Com esse compressor de vídeo simples de usar, também é possível remover o áudio dos arquivos e os demais recursos também são fáceis de usar. É uma solução para quem busca algo descomplicado e não trabalha com arquivos tão grandes.
Zamzar
O Zamzar é uma plataforma online de compressão e conversão de vídeo com versão online e gratuita. No caso da versão grátis, é possível fazer apenas duas compressões ou conversões dentro de 24 horas. Na versão paga, os planos são Basic, Pro ou Business.
Com o Zamzar, é possível armazenar e gerenciar os arquivos, utilizar mais de 1200 formatos e comprimir diversos arquivos ao mesmo tempo. Por outro lado, quem quiser comprimir um vídeo com mais de 400MB precisa contratar um plano.
Essa tecnologia é indicada para quem não precisa compactar ou converter muitos arquivos de uma vez ou arquivos muito grandes.
AConvert
Essa ferramenta compacta e converte vídeos, arquivos em PDF e Word sem o mínimo esforço. Com a plataforma, é possível compactar vídeos de até 200 MB, basta importá-los do seu computador, disco rígido ou serviço de hospedagem, como Google Drive ou Dropbox
Os vídeos podem ser de diferentes formatos como AVI, MP4 ou MOV, por exemplo. No AConvert, é possível definir as configurações de taxa de bits, taxa de quadros ou proporção, escolher uma resolução específica, entre outras informações que vão influenciar no tamanho do seu vídeo.
Além disso, a ferramenta conta com recursos de importação de vídeos, biblioteca de modelos de resolução, entre outras vantagens. No entanto, seus recursos de compartilhamento de vídeos são limitados.
Como comprimir vídeo?
O processo para comprimir vídeo depende da plataforma utilizada. No entanto, em geral, as etapas são bem parecidas. No caso dos softwares que são instalados no computador, é preciso baixar o sistema e instalar. Após finalizar esse processo, a ferramenta estará pronta para ser utilizada.
Já os compressores online, não precisam ser baixados. É só acessar o site. O ambiente para anexar o vídeo vai aparecer logo na primeira tela. Você só precisa escolher como vai subir o seu arquivo, se é por meio de um link, a partir do seu computador ou de um sistema de armazenamento de arquivos online.
Por fim, clique em comprimir. Em algumas plataformas, também é possível definir as configurações da compressão. Todas as opções de compressores apresentados neste conteúdo são bem simples de usar.
Como escolher o melhor compressor de vídeo?
Como foi possível ver, neste artigo, existem diversos tipos de compressores de vídeo. Ainda assim, muitos se assemelham em alguns aspectos e se diferenciam em outros. Por isso, a escolha do melhor compressor de vídeo é uma decisão particular de quem precisa utilizar a ferramenta e sabe quais necessidades precisam ser atendidas.
A seguir, confira alguns pontos que devem ser avaliados na hora de escolher o melhor compressor de vídeo.
- Usabilidade: o sistema deve ser fácil de utilizar, de acordo com o seu nível de experiência. Algumas soluções oferecem diversas funcionalidades e acabam chamando a atenção, mas é importante avaliar qual será o nível da curva de aprendizagem ao adotá-las. Nos casos dos sistemas pagos, uma forma de avaliar a usabilidade é verificando quais opções oferecem período de teste gratuito. Assim, você consegue converter diversos vídeos e entender como se sai.
- Recursos: o compressor deve ter todas as funcionalidades que você precisa em seu dia a dia. No site do desenvolvedor, você encontra todos os recursos que precisa. Leia todas as informações e, em caso de dúvidas, veja se há alguma forma de contato com suporte técnico.
- Formatos suportados: uma plataforma que suporta mais formatos é uma boa alternativa em todos os casos, pois permite que o vídeo seja comprimido e salvo de diversas formas. No entanto, em casos de ferramentas pagas, é interessante avaliar o custo-benefício.
- Preço: muitos compressores são gratuitos, mas algumas opções contam com plano mais simples grátis e outras opções pagas com mais recursos. No caso do preço, vale avaliar como o sistema será usado, quais recursos você precisa utilizar para entender se o preço será um custo ou investimento.
Avaliação dos usuários: alguns sites permitem que os usuários avaliem suas ferramentas, também existem fóruns e comunidades que reúnem pessoas interessadas no mesmo tema. Nesses ambientes, é possível verificar as avaliações e comentários de quem já usou sobre experiência com a ferramenta, suporte, entre outros aspectos.
Comparativo entre os compressores
Para facilitar seu processo de avaliação dos compressores de vídeo, reunimos os principais pontos de cada um deles nesta tabela abaixo:
Compressor | Tam. máximo de vídeo | Formatossuportados | Custo | Tipo de instalação |
Movavi Video Converter | não informado | 180 formatos | gratuito | Local |
Freemake Video Converter | não informado | MP4, MPG, AVI, WMV, ROM e outros | gratuito | Local |
FFmpeg | não informado | MP4, AVI, MOV e outros | gratuito | local |
HandBrake | não informado | diversos formatos | gratuito | online |
Online Video Converter | não informado | + de 40 formatos | gratuito | online |
Clipchamp | 480p | MOV, MP4, AVI | versão grátis e paga | online |
VideoSmaller | 500 MB | MP4, AVI, MPEG e MOV | gratuito | online |
Zamzar | 150 MB | MP4, DOCX, JPEG | versão grátis e paga | online |
Aconvert | 200 MB | FLV, MOV, MP4 | gratuito | online |
Neste comparativo, você tem um resumo dos principais pontos que devem ser avaliados ao escolher um compressor de vídeo. Entretanto, é fundamental conhecer melhor cada um deles, buscar mais informações sobre seus recursos e possibilidades de uso. Dessa forma, você conseguirá escolher com mais assertividade.
Qual é o melhor compressor de vídeo grátis?
Os melhores compressores de vídeo grátis são A convert, VideoSmaller, Online Video Converter, Movavi Video Converter, Freemake Video Converter, FFmpeg e HandBrake. Além disso, Zamzar e o Clipchamp também contam com versões gratuitas.
Agora que você já conhece os 10 melhores compressores de vídeo, qual será a sua escolha? Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas que também querem saber qual é o melhor compressor de vídeo. Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro desses e outros assuntos.
Resumindo
Os melhores compressores de vídeo grátis são A convert, VideoSmaller, Online Video Converter, Movavi Video Converter, Freemake Video Converter, FFmpeg e HandBrake. Além disso, Zamzar e o Clipchamp também contam com versões gratuitas.
Avalie os recursos que cada opção oferece, quais formatos são suportados, procure avaliações de usuários e analise a usabilidade que a ferramenta oferece.
O compressor de vídeo é uma tecnologia desenvolvida para diminuir o tamanho de um vídeo. Essa redução pode ser feita com ou sem perda de qualidade. Um vídeo é formado por várias imagens sendo projetadas e o sistema utiliza uma técnica de remoção das imagens e outras informações que já foram projetadas.