O Conectividade Social representa um avanço significativo na gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no Brasil. O canal de comunicação promove uma interação eficiente entre a Caixa Econômica Federal e diversos agentes sociais, como empresas, contadores e sindicatos.
Em um cenário onde a agilidade e a segurança na troca de informações são essenciais, ele moderniza a comunicação e garante um ambiente seguro para o tráfego de dados sensíveis. Com uma gama de funcionalidades, a plataforma oferece uma experiência aprimorada para os usuários e contribui para a transparência e eficácia na administração do FGTS.
Conectividade Social é uma plataforma que facilita a comunicação e troca de informações sobre o FGTS entre empresas, empregadores, trabalhadores e órgãos governamentais. A versão ICP V2 também permite a troca de arquivos e mensagens com a CAIXA, além de oferecer funcionalidades e serviços do FGTS.
O sistema foi criado pela Caixa Econômica Federal e possibilita realizar atividades como o envio de arquivos, consulta a extratos e saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.
O nome Conectividade Social ICP, como também é conhecido, é por conta da Infraestrutura de Chaves Públicas da qual faz parte. O sistema garante a segurança de todas as atividades, desde transações até comunicações feitas dentro da plataforma.
Os usuários são autenticados através de certificados digitais para garantir a integridade de informações, protegendo os dados. A Caixa Econômica atualizou o ambiente da ferramenta e já disponibilizou a sua segunda versão.
O Conectividade Social foi feita para que as empresas tenham acesso fácil e rápido aos dados do FGTS de todos os seus colaboradores. Com isso, podem ser feitas ações de comunicação de alteração no contrato de trabalho, afastamento e rescisão.
Sim, pessoas físicas também podem acessar o Conectividade Social. Para isso, é necessário registrar um certificado digital ou utilizar o Token Conectividade, recebendo uma Cesta de Serviço específica para o perfil de Pessoa Física. Caso precise transacionar em nome de terceiros, seja outra pessoa física, seja uma pessoa jurídica, é necessário obter uma Procuração Eletrônica, que pode ser emitida diretamente pela plataforma.
O acesso ao Conectividade Social ICP V2 é feito exclusivamente pela internet, por meio do site oficial: https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br. Para utilizar a plataforma, é necessário possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou o Token Conectividade, que garantem a segurança nas transações e o acesso aos serviços disponíveis.
A versão atualizada do sistema não precisa de download no computador. O usuário pode acessar pelo próprio navegador no portal da Caixa.
Achou interessante? Para não perder mais conteúdos como este, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
Conectividade Social é uma plataforma que facilita a comunicação e troca de informações sobre o FGTS entre empresas, empregadores, trabalhadores e órgãos governamentais. A versão ICP V2 também permite a troca de arquivos e mensagens com a CAIXA, além de oferecer funcionalidades e serviços do FGTS.
– recolhimento do FGTS;
– geração da Guia de Recolhimento Rescisório (GRRF);
– informação sobre desligamento e admissão de funcionários;
– comunicações feitas pela Caixa Econômica;
– dados e informações sobre Previdência Social, CAGED e FGTS;
– liberação do comprovante de regularidades do FGTS;
– consulta de movimentações nas contribuições dos trabalhadores.
Curta a Tomorrowland Brasil 2024! Confira programação, ingressos, como chegar e onde assistir ao vivo…
A queda da bolsa americana hoje foi uma das mais acentuadas desde a crise de…
Confira as empresas que distribuirão lucros nesta semana e saiba como aproveitar essas oportunidades no…
Saiba como receber salário do exterior no Brasil de forma prática, além das melhores opções,…
Conheça os 60 melhores prompts para ChatGPT para redes sociais, copywriting, marketing e outras funções…
O cenário econômico nacional é repleto de siglas que indicam importantes índices para a economia…