Ser o próprio chefe e determinar o ritmo da sua rotina de trabalho é o sonho de muitas pessoas. Com isso, o trabalho freelancer está cada vez mais procurado por profissionais de todos os setores e se tornou a tendência para o futuro.
Antes de tomar a decisão de se tornar freelancer, é necessário refletir sobre diversos pontos. Já falamos sobre esse tema no texto “O que é freelancer e como ser um”, com dicas sobre perfil profissional, os riscos que a vida de um freelancer traz, as vantagens de se trabalhar em casa e como receber de clientes do exterior.
Para que você fique ainda mais informado, e saiba exatamente por onde começar a procura por um trabalho freelancer, criamos este post com os melhores sites para começar bem a sua carreira!
O que é um freelancer?
Freelancer é o profissional independente que atua principalmente nas áreas da comunicação e tecnologia sem vínculo empregatício, isto é, sem a carteira assinada por uma empresa.
Dessa forma, ele fica livre para oferecer seus serviços e atuar junto a diversos clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Geralmente, são realizados projetos simultâneos, com uma rotina própria. O salário do freelancer é diretamente proporcional à demanda de trabalho que ele absorve.
Apesar de ser uma modalidade mais comum para as áreas de TI e comunicação, o estilo já se expandiu para diversas profissões e é comum encontrar engenheiros, economistas e outros seguindo a carreira freelancer!
O que é necessário para ser um freelancer internacional?
Para se tornar um freelancer, é preciso muita organização, disciplina e comprometimento alinhados a um bom plano de negócios. Como não haverá a rotina de trabalho com a supervisão de um chefe, esses pontos são cruciais para ter êxito na carreira.
Ter seus conhecimentos atualizados e atentar aos principais contratantes de profissionais sem carteira assinada, estudar muito e atentar às questões da área que deseja trabalhar, também são virtudes fundamentais para um trabalho freelancer de sucesso.
Quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho freelancer para o exterior?
Como toda profissão, o trabalho freelancer tem pontos positivos e negativos. Antes de mudar os rumos da sua carreira, é necessário analisar o que é mais importante para você. Seria a estabilidade? Talvez, essa modalidade não seja a ideal. Afinal, nunca terá certeza de quanto vai receber a cada mês.
O mais relevante é a liberdade? O trabalho freelancer pode ser a opção certa. Como fica claro, existem vantagens e desvantagens. Entender esses aspectos ajuda a definir o caminho mais adequado para você.
Então, que tal conferir os prós e os contras? Confira!
Vantagens
Antes de tudo, os pontos positivos. O melhor deles é a liberdade. Você tem chance de definir seu horário de trabalho, quais clientes vai atender e quanto cobrará por cada serviço realizado. Se estiver infeliz com alguma demanda, pode simplesmente deixar de renovar o contrato com o cliente.
O trabalho pode ser realizado em qualquer lugar — sua casa, na praia, em uma cafeteria, em um coworking ou qualquer outro lugar que considerar o melhor. Outra vantagem é a possibilidade de aprender sempre mais.
Como freelancer, o trabalho pode abranger muitas frentes. Por exemplo, se trabalhar com redação de conteúdos, pode se aventurar na diagramação, na revisão, na tradução e por aí vai. Se atuar como programador, pode aprender outras linguagens e se aprofundar em Big Data, Internet das Coisas e mais.
Além disso, existe uma forma de pagar menos impostos. Como Microempreendedor Individual (MEI), você consegue ter isenção de vários tributos e pagar um valor mínimo de outros. Assim, seu trabalho freelancer fica legalizado, é possível emitir nota fiscal e a chance de conquistar clientes também aumenta.
Desvantagens
Assim como existem pontos positivos, existem os negativos. O principal é a incerteza dos ganhos mensais. Você nunca sabe quanto vai receber no próximo mês e, muitas vezes, terá que correr para conseguir dinheiro em poucos dias.
Por isso, o ideal é se preparar antes de ingressar nessa carreira e ter uma reserva financeira. Assim, é possível lidar melhor com essas situações. Inclusive, você compensa a perda de direitos, como vale-alimentação e transporte.
Aliás, se você deixar de se legalizar, nem terá acesso aos direitos trabalhistas e previdenciários — mais um motivo para se tornar um MEI. Outro problema é o excesso de trabalho.
Como você é responsável por sua renda, é provável que assuma mais demandas do que consegue. Isso pode se tornar uma bola de neve. Chegar ao cansaço excessivo e até ao burnout pode acontecer. Portanto, é necessário ter uma boa organização para evitar problemas.
Também haverá dias em que você terá falta de concentração e isso tende a interferir no trabalho freelancer. A ausência de contato pessoal é outra situação negativa, que pode ser contornada com os encontros com amigos e escolha de diferentes lugares para atuar.
Trabalho Freelancer em sites internacionais: Conheça 12 plataformas
No início de sua carreira, o mais fácil é receber uma recomendação de algum amigo ou colega de trabalho, já que, geralmente, a pessoa que decide se tornar freelancer ainda não possui um grande portfólio de trabalhos para competir com outros profissionais.
Mesmo assim, os sites de emprego voltados para freelancers – chamados marketplaces de trabalho freelancer – são muito conhecidos e podem ajudar nessa fase, fazendo você conhecer as exigências dos clientes e mais sobre seu mercado.
Veja os sites que oferecem oportunidades para freelancers em todo o mundo agora!
Fiverr
O Fiverr é um dos maiores e mais populares marketplaces de trabalho freelancer do mundo. Seu nome vem de uma gíria para a nota de cinco dólares, sendo assim, o estilo do site – todos os trabalhos ofertados são a partir de cinco dólares.
Nesse site, você encontrará todo tipo de trabalho freelancer, como criação de logos, tradução adaptada e ilustrações. Mas também encontra oportunidades bem diferentes, alguns clientes pagam para que você grave um testemunho para usar em seu site, comente em uma foto específica ou envie um vídeo comemorando um gol, por exemplo.
Para utilizar a plataforma, basta criar seu perfil gratuito e oferecer seus serviços para a área selecionada. Não existem planos para oferecer seus serviços em mais vagas, já que a ideia é o contrário – você escreve uma descrição completa e o cliente contrata, aceitando os valores e as funções estabelecidas.
As taxas do site de freelancer são de 20% do vendedor e 10% do comprador. Quando um trabalho é fechado por USD 5, seu lucro será de mais ou menos USD 3,50.
Busque trabalhos freelancer no seu smartphone: iOS e Android
Workana
O Workana é um dos maiores sites para trabalho freelancer que atuam no país. Nele, é possível encontrar projetos em diversas áreas como finanças, design, tradução e criação de conteúdo.
As categorias disponíveis no site são:
- TI e Programação;
- Design e Multimedia;
- Tradução e conteúdos;
- Marketing e Vendas;
- Suporte Administrativo;
- Jurídico;
- Finanças e Administração;
- Engenharia e Manufatura.
Apesar disso, existem projetos que não se enquadram nas categorias apresentadas. Dentro da plataforma, os profissionais cadastrados possuem um ranking de avaliação disponível para os clientes. Dessa forma, você pode ser avaliado e criar prestígio dentro do site, atingindo níveis como Gold, Platinum e Hero.
Existem cadastros com níveis diferentes dentro da plataforma, que se diferenciam pela quantidade de propostas que um freelancer pode oferecer. Os pagamentos da Workana são feitos dentro do próprio site, mediante uma comissão de até 15% do valor final fechado pelo cliente e o freelancer.
Além da versão para computadores, o aplicativo desse marketplace de freelancers está disponível para Android, mais uma forma de tornar o trabalho livre e possível de ser feito em qualquer local que profissional esteja.
As oportunidades já vêm com o país do contratante e muitas podem ser encontradas em inglês ou espanhol. Por isso, alinhar seus estudos em idiomas ou no exterior com sua atividade como freelancer é muito importante!
Freelancer
O Freelancer é o maior marketplace de freelancers do mundo. Presente em mais de 200 países, o site conta com milhares de empresas cadastradas ao redor do mundo e é constantemente atualizado com novos projetos.
A plataforma já foi muito focada nas áreas de tecnologia, design e comunicação, mas já oferece serviços jurídicos, saúde e bem-estar, área financeira e outros serviços. Uma prática comum entre esses sites é a oferta de planos de cadastro para impulsionar sua oferta — no Freelancer, não é diferente.
Os trabalhos mais comuns encontrados na plataforma são criações e alterações de layouts, elaboração de logos e tradução de documentos ou currículos, como você pode ver no exemplo abaixo:
Nesta plataforma de trabalho freelancer, as comissões variam entre 3% e 10%, dependendo do plano. Além disso, é possível realizar exames pagos para comprovar sua qualificação e aumentar sua credibilidade no site.
O Freelancer investe bastante na gamificação, por isso, é comum encontrar concursos, desafios valendo pontos na plataforma e mais. Não deixe de conferir também o app, disponível para iOS e Android neste link.
Rock Content
A Rock Content é voltada para trabalho como freelancer de conteúdo, revisão e diagramação. Um dos diferenciais da plataforma é que ela prepara o profissional para começar, contando com a chamada Rock University para ensinar diversas técnicas de redação.
Os cursos são muito bem avaliados e algumas empresas exigem que o redator tenha a certificação gratuita em Produção de Conteúdo Web. Ela capacita ainda mais o profissional para produzir conteúdos de qualidade.
Para ser aceito na plataforma, é necessário fazer o curso e depois criar um post teste que, depois de avaliado, permitirá que você acesse a plataforma e tenha possibilidades de trabalho.
FlexJobs
O Flexjobs é um site de empregos para trabalhos freelancers e, principalmente, para trabalhos remotos. A plataforma é muito popular no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos.
Neste marketplace de trabalho freelancer, você vai encontrar principalmente vagas para tecnologia. Grandes empresas que utilizam este site são: Apple, SAP, Salesforce e a Dell.
Para ter acesso às vagas, é necessário realizar um cadastro e escolher um dos planos de assinatura do site, que variam entre 15 e 50 dólares.
Apesar de não oferecer um plano gratuito, o investimento é justificado pela quantidade de vagas, o suporte que o site dá aos cadastrados e as ferramentas de avaliações para aumentar sua avaliação na plataforma.
Remote OK
O Remote OK é um dos melhores sites para encontrar trabalho freelancer e remoto pois concentra uma lista atualizada com centenas de startups do mundo inteiro que aceitam o trabalho remoto ou freelas, daí o nome.
Como os trabalhos geralmente são em startups e fintechs, os engenheiros, profissionais de TI, designers e aqueles que trabalham com marketing digital encontram oportunidades no site bem mais facilmente, mas isso não quer dizer que profissionais de outras áreas não possam encontrar boas vagas por lá.
Um diferencial do site é a lista de trabalhos mais bem pagos e com mais vagas. É possível conferir quantos jobs estão disponíveis que exigem conhecimento em Java, Ruby ou Android, por exemplo e a média salarial destas vagas.
Ainda para selecionar bem as vagas, o próprio Remote OK verifica a veracidade das vagas. Por isso, é comum encontrar o selo “Verified” em diversas vagas.
Skip The Drive
Quem é de uma cidade grande como São Paulo sabe que, muitas vezes, chegamos no trabalho já estressados por um simples motivo: o trânsito.
O Skip The Drive tirou a ideia de seu nome daí, já que todas as oportunidades presentes neste que é um dos melhores sites para emprego freelancer e remoto do mundo são voltadas para aqueles que querem trabalhar no conforto de sua casa ou, no máximo, em um coworking ou café perto de casa.
O site oferece diversas vagas em várias áreas, sem a necessidade de um cadastro. Basta acessar o site, buscar a área de atuação ou o país em que deseja trabalhar e buscar a melhor oportunidade.
99Freelas
O 99Freelas nasceu de um projeto voltado para programadores, mas que se tornou um marketplace com muitas oportunidades de trabalho para quem está à procura de trabalho em várias áreas da tecnologia — uma empresa brasileira que vem conquistando cada vez mais destaque no mercado.
O site tem o objetivo de oferecer o profissional freelancer adequado para as necessidades do cliente, onde ele publica na plataforma qual a sua necessidade e recebe propostas de profissionais qualificados para realizar o projeto.
No dashboard da 99Freelas há possibilidades para várias áreas como programação, redação, arquitetura, web design, vendas, assistentes virtuais, dentre outras áreas. A interface é simples e gratuita, o usuário se cadastra e brevemente já está apto a enviar propostas.
O pagamento ao profissional é realizado após a finalização do projeto — o cliente deposita o valor da proposta para a 99Freelas, que retém o dinheiro até a conclusão do trabalho.
A empresa fica com 10% mais R$ 0,40 de comissão sobre o valor definido entre as partes. No caso de um projeto não ser aprovado e não ocorra um acordo, o cliente é ressarcido no valor pago inicialmente.
Um fator muito interessante é que os profissionais são avaliados pelos clientes e recebem notas que contam para uma classificação em um ranking, ou seja, quanto melhor a qualidade do trabalho maior é a nota e maiores são as possibilidades de encontrar um novo projeto.
Guru
A Guru é uma plataforma que hospeda profissionais freelancers que oferecem serviços em diversos nichos. É uma plataforma mais complexa e também não é preciso pagar nenhuma taxa para publicar projetos ou receber propostas dos freelancers.
Comum em muitas agências de trabalhos freelancers, é cobrada uma taxa na transação de pagamentos. O lado positivo é que o Guru aceita diversos tipos de pagamento.
Comunica Geral
O Comunica Geral é mais um site nacional que traz oportunidades nas áreas de programação, web design, comunicação, design gráfico, marketing e TI.
A opção de cadastro é gratuita, mas você pode conquistar alguns benefícios com a versão Ouro. Nesse caso, você recebe as propostas direto no seu e-mail. O plano custa R$ 29,90 por mês.
Trampos.co
É mais conhecido por profissionais de TI, comunicação e programação. No Trampos.co, você encontra várias oportunidades de trabalho freelancer, mas também existem empregos fixos — essa é uma característica específica.
Um de seus destaques é o design atraente. Outra é a cobrança dos recrutadores, em vez dos candidatos. Caso queira assinar a versão premium, a vantagem é ter acesso às vagas com antecedência.
GetNinjas
O GetNinjas é uma startup nacional que já se consolidou como uma das principais na oferta de serviços. Oferece desde vagas para assistência técnica até desenvolvimento de sites. Por isso, é um dos mais amplos.
O cadastro é rápido e simples. É preciso pagar uma mensalidade, que varia de acordo com o pacote de moedas:
- 1.000 moedas: R$ 149,50;
- 2.000 moedas: R$ 299,90;
- 4.000 moedas: R$ 599,00.
Por outro lado, não é cobrada comissão. Além disso, você tem uma página pessoal com descrições, avaliações do trabalho e fotos. Esse perfil pode ser encontrado pelo Google. Portanto, é mais uma chance de fechar trabalhos freelancer.
Por último, ainda há o app para Android. Assim, você recebe informações o tempo todo para evitar a perda de oportunidades.
Quanto ganha um freelancer internacional?
Assim como freelancers que atendem cliente no Brasil, o que vai ditar quanto ganha um freelancer internacional é o tanto quanto este freelancer produz.
Um freelancer internacional não tem salário, mas sim uma remuneração variável, que muda de acordo com a sua produtividade no mês.
Ou seja, tem meses que vão ser melhores que outros e, por isso, é preciso que este tipo de profissional tenha jogo de cintura para manter as contas em dia.
Outra fator que torna a tarefa de definir quanto ganha um freelancer internacional um pouco difícil é o fato dos profissionais variarem muito em habilidade e experiência, sem falar em fatores relacionados ao nicho.
Trabalhos que exigem mais conhecimento ou experiência, como programação ou design, por exemplo, normalmente pagam melhor, mas isso não é regra.
Tudo vai depender da sua experiência profissional, da área em que você atua e de como está o mercado de trabalho.
Como receber de clientes do exterior?
Uma das vantagens de ser freelancer ou trabalhar remotamente é conseguir jobs no mundo todo. As plataformas de emprego estão cheias de clientes internacionais e algumas vezes o pagamento é negociado por fora destes sites. Por isso, é muito importante encontrar uma forma de receber os valores com uma taxa justa para o cliente e você, sem grandes descontos ou burocracia exagerada.
Para receber seu pagamento por serviços prestados no exterior como freelancer de maneira segura, rápida e sem os descontos que os bancos tradicionais aplicam em remessas internacionais, a melhor opção é a Remessa Online!
A Remessa Online surgiu em 2014, e é um serviço da BeeTech. Uma das fintechs que mais cresce no Brasil, a plataforma é totalmente online e trabalha com as menores tarifas do mercado.
O processo de recebimento é totalmente online e você pode receber salário de serviços prestados no exterior, do Google AdSense, investimentos e até aporte de capital, caso você seja uma pessoa jurídica.
Gerador de invoice gratuito da Remessa Online
Quem presta serviços para o exterior, na hora de receber o pagamento, precisa gerar uma invoice – o documento usado para faturar serviços prestados ou contratados.
Para facilitar a sua vida global, seja você cliente ou não da Remessa Online, criamos uma plataforma de geração de invoice. Além de gratuita, ela é muito simples.
Acesse e utilize a forma mais descomplicada e segura para gerar o documento. Sem cadastro ou burocracia: é só clicar e aproveitar!
Recapitulando sobre Trabalho Freelancer no Exterior
Freelancers internacionais são profissionais independentes e que não possuem vínculo estabelecido e assinado com nenhuma empresa, o que os possibilita trabalhar para vários clientes.
Para ser um freelancer de sucesso, é preciso ter muito jogo de cintura, determinação e disciplina e, claro, um bom conhecimento da língua do país da empresa a qual está se prestando um tipo de serviço.
Você pode encontrar trabalhos freelance internacionais em diversos sites, como o Fiverr, Workana e Freelancer, só pra citar alguns.
E se você já é um profissional freelancer internacional, conheça os serviços do Remessa Online, o melhor serviço para você receber seus pagamentos internacionais!
Temos as melhores taxas do mercado e utilizamos o câmbio comercial nas transações.
Crie sua conta no Remessa Online e comece a economizar dinheiro nas suas transações internacionais.
Freelancer é o profissional independente que atua principalmente nas áreas da comunicação e tecnologia sem vínculo empregatício, isto é, sem a carteira assinada por uma empresa.
Existem diversos sites para quem quer procurar um trabalho freelancer. Veja a seguir as melhores opções para começar a procurar:
– Fiver
– Workana
– Freelancer
– Rock Content
– FlexJobs
– Remote Ok
– Skip The Drive
– 99Freelas
– Guru
– Comunica Geral
– Trampos.co
– GetNinjas
Com a Remessa Online, você recebe seu pagamento por serviços prestados no exterior como freelancer de maneira segura, rápida e sem os descontos que os bancos tradicionais aplicam em remessas internacionais. O processo de recebimento é totalmente online e você pode receber do Google AdSense, investimentos e até aporte de capital, caso você seja uma pessoa jurídica.