Negócios passam por diversas fases, tanto positivas quanto negativas. Em todas as etapas da vida de uma empresa, uma opção para manter os processos controlados é contratar uma consultoria. Esse serviço é oferecido por profissionais qualificados e especializados em resolver problemas.
Empresas do ramo auxiliam negócios de todos os portes e podem ser decisivas na recuperação de uma companhia ou na evolução de processos administrativos. Os consultores podem ser internos ou externos e executam diferentes funções.
Continue a leitura do artigo para saber!
O que é consultoria?
A consultoria é um serviço que analisa os processos administrativos de empresas de qualquer porte e oferece soluções para manter a gestão eficiente e otimizar a operação. Ela pode ser feita por consultores externos ou do próprio negócio para diversas áreas, como marketing, finanças, Recursos Humanos, entre outras.
Quando o consultor é externo, ele tem uma visão imparcial das necessidades da companhia e pode auxiliar a organizar os processos empresariais de forma distanciada. Já quando o consultor é interno, e conhece o ambiente da empresa, pode oferecer soluções personalizadas.
Como a consultoria funciona?
A consultoria é um serviço prestado por um especialista ou uma empresa de determinada área para atender às necessidades de outro profissional ou negócio. Seu objetivo é compreender as demandas do cliente por meio de análises e avaliações, identificar soluções e, por fim, propor melhorias e ações recomendadas.
O consultor realiza reuniões e discussões sobre os processos que fazem parte da cultura da companhia, desde a organização e técnicas até as tecnologias utilizadas. Ele entende os mecanismos da empresa e recomenda ações de melhoria que otimizem os processos operacionais ou formas de manter os métodos que já funcionam.
O profissional precisa ter conhecimentos e habilidades na área em que vai atuar. Afinal, precisa entender as estratégias e os processos que fazem parte da área de atuação para executar um diagnóstico de sucesso. Dessa forma, o consultor consegue oferecer soluções alinhadas às expectativas do cliente e do mercado.
Etapas do trabalho de uma consultoria
- Fazer o diagnóstico das necessidades do cliente;
- desenvolver um plano de ação para implementar na empresa;
- colocar em prática o plano elaborado;
- analisar os resultados das soluções propostas e seus efeitos na empresa.
Quais são os tipos de consultoria?
A consultoria oferece soluções para diversas áreas, como marketing, gestão empresarial, financeira, Recursos Humanos e reestruturação de processos.
Consultoria de marketing
Uma consultoria de marketing inclui pesquisa de marketing, brand awareness e projetos para impulsionar vendas, baseados na compreensão das necessidades do público-alvo. Portanto, ela se concentra em entender o comportamento dos consumidores para melhorar o relacionamento da empresa com seu nicho de mercado, otimizando a comunicação e marketing.
O consultor também faz um diagnóstico da empresa, identifica os pontos de atenção e desenvolve melhorias que podem otimizar os resultados da companhia. Essa é uma forma de explorar os canais de comunicação e de relacionamento com o público.
Consultoria financeira
Os especialistas da consultoria financeira ajudam gestores e pessoas a encontrarem alternativas para diminuir custos e otimizar o uso dos recursos. O consultor também analisa assuntos tributários e reembolso.
A consultoria financeira analisa, planeja e elabora estratégias financeiras para clientes. Esse tipo de serviço atua com finanças pessoais, familiares e empresariais.
Consultoria financeira para pessoas
A consultoria financeira atua com mapeamento das finanças dos indivíduos e quais estratégias devem ser seguidas. O consultor também analisa investimentos, organiza processos de herança e planeja aposentadorias. O serviço também envolve elaboração de projetos de independência financeira, avaliação de impostos nas finanças e gerenciamento de riscos.
Consultoria financeira empresarial
Na consultoria financeira empresarial o objetivo maior é de análise do momento econômico da empresa para aumentar o seu crescimento. A partir do diagnóstico, o consultor analisa o valuation e a viabilidade de gerir negócios atuais e quais podem ser iniciados. O profissional ainda faz a gestão do dinheiro da empresa, identifica opções ideais de investimentos e implementa melhorias.
Consultoria de gestão empresarial
Os profissionais de consultoria de gestão empresarial ficam um determinado período na empresa para entender quais são os problemas e oferecer as melhores soluções para essas deficiências. Esse é um dos serviços mais comuns.
Os consultores podem atuar em diferentes áreas, desde Recursos Humanos e finanças até o jurídico e a logística de uma empresa. O profissional atua na área que é a maior necessidade do cliente. O objetivo é identificar pontos de melhorias futuras que ajudem no crescimento sustentável da marca.
Consultoria de gestão de riscos
A consultoria de gestão de riscos é responsável por analisar e identificar quais são os riscos que a empresa tem ou pode enfrentar. O consultor indica as ameaças e atua no gerenciamento da crise, com ações de prevenção e proteção dos interesses da empresa.
Com os resultados, a gestão alerta a empresa dos riscos apresentados pelas estratégias e operações vigentes na companhia. Esses riscos ameaçam as metas e os objetivos do cliente e pode gerar uma crise.
Consultoria estratégica
A consultoria estratégica identifica os pontos fortes e fracos de uma empresa, destacando ameaças e oportunidades para criar estratégias que visam atingir metas e lucros. Ela realiza um diagnóstico das operações da empresa, identificando áreas que precisam de melhoria, e ajuda a tomar decisões para garantir a saúde a longo prazo do negócio.
Consultoria de reestruturação de processos da empresa
Na consultoria de reestruturação de processos da empresa, o papel do consultor é avaliar a viabilidade de recuperação ou melhoria de uma companhia. Caso seja uma possível reabilitação da organização, o serviço elabora estratégias que envolvem diferentes departamentos para recuperar a empresa.
O consultor define um planejamento que envolve cronogramas de ações e intermediação de negociações com bancos, fornecedores e colaboradores. Em algumas instâncias, há uma recomendação de corte de gastos intenso, o que leva ao desligamento de funcionários.
Consultoria de inovação
A consultoria de inovação disponibiliza novas perspectivas para a companhia. O consultor oferece suporte para ajudar a empresa a trazer novos processos operacionais e criar modelos de atuação. Uma forma de fazer isso é oferecer novos investimentos e estratégias para a empresa.
Consultoria especializada em setores ou áreas específicas
A consultoria especializada em setores ou áreas específicas foca em oferecer análises precisas de um determinado departamento. O consultor é responsável por elaborar diagnósticos que resolvam problemas de contratação, demissão, condições de trabalho, regulamentações, condições climáticas, tecnologias etc.
Por exemplo, a consultoria especializada em setores ou áreas específicas pode atuar no setor de RH de uma empresa, analisando questões de treinamentos e cursos. Assim como também pode atuar no setor de restaurantes e identificar oportunidades no setor gastronômico.
Como escolher uma consultoria?
Para escolher uma consultoria de qualidade é importante identificar organizações especializadas na sua área de atuação. Fatores como métodos, análises, agilidade e referências devem ser considerados na hora de escolher um consultor.
Dicas para escolher uma consultoria
- Busque referências de quem já foi cliente do profissional ou empresa que está oferecendo o serviço para saber se está alinhado às suas necessidades;
- procure cases de sucesso e resultados atingidos para saber se a consultoria entrega o que promete;
- contrate profissionais ou empresas de consultorias mais experientes, pois cometem menos erros e são mais eficientes para solucionar problemas;
- identifique os colaboradores que farão parte do projeto para trabalharem diretamente com os responsáveis pela consultoria;
- avalie a agilidade e a qualidade do atendimento para saber se a consultoria considera seu projeto importante;
- atente-se à personalização e ao escopo do projeto para atender às suas necessidades;
- conheça o consultor e veja se ele combina com sua personalidade e cultura da sua empresa;
- informe ao consultor suas necessidades e seja transparente nas suas expectativas de resolução dos problemas.
Quais são as vantagens de contratar uma consultoria?
- Ajuda a encontrar estratégias para desenvolver a sua empresa;
- oferece conhecimento e experiência com profissionais capacitados;
- amplia a visão do negócio com a ajuda da consultoria externa;
- aprimora o desempenho da empresa com a solução de problemas internos;
- economiza tempo em processos com otimização da operação;
- oferece auxílio para criar um planejamento estratégico direcionado à empresa;
- está disponível para todos os tipos de porte de empresa;
- oferece soluções inovadoras e diferentes para os problemas da companhia.
Quando contratar uma consultoria?
Você deve contratar uma consultoria quando:
- os clientes e colaboradores estão insatisfeitos com a sua empresa;
- precisa de um novo ponto de vista para revitalizar a gestão;
- não sabe lidar com o aumento de demanda e de vendas da empresa;
- há altos custos operacionais e administrativos;
- tem necessidade de acelerar a gestão de projetos;
- deve tomar decisões primordiais para o negócio;
- a equipe não está com a produtividade alta.
Quanto tempo dura uma consultoria?
Uma consultoria pode durar poucas semanas ou meses, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto. Uma empresa em crise tem um processo mais demorado do que uma que precisa apenas resolver um problema operacional, por exemplo.
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Resumindo
A consultoria é um serviço que analisa os processos administrativos de empresas de qualquer porte e oferece soluções para manter a gestão eficiente e otimizar a operação. Ela pode ser feita por consultores externos ou do próprio negócio para diversas áreas, como marketing, finanças, Recursos Humanos, entre outras.
A consultoria é um serviço prestado por um especialista ou uma empresa de determinada área para atender às necessidades de outro profissional ou negócio. Seu objetivo é compreender as demandas do cliente por meio de análises e avaliações, identificar soluções e, por fim, propor melhorias e ações recomendadas.
– De marketing;
– financeira;
– de gestão empresarial;
– de gestão de riscos;
– estratégica;
– de reestruturação de processos da empresa;
– de inovação;
– especializada em setores ou áreas específicas.