No final de 2018, o Instagram anunciou o lançamento de um novo tipo de conta, criada especificamente para influenciadores e produtores de conteúdo na plataforma. Mas e como funciona a conta de criador de conteúdo?
Se você também tem dúvida, confira o nosso artigo completo sobre como funciona esse tipo de perfil, suas principais vantagens e dicas para criar a sua. Vamos lá?
Os perfis de criador de conteúdo do Instagram são semelhantes aos perfis de negócios, ou seja, oferecem aos usuários recursos exclusivos, análises e muito mais vantagens do que uma simples conta pessoal.
Por isso, a conta de criador de conteúdo foi projetada para uma categoria específica de usuários como os influenciadores digitais, artistas, pessoas públicas e criadores de conteúdo.
A conta de criador de conteúdo tem algumas vantagens em comparação a uma conta pessoal. Veja as principais abaixo:
Em 2019, o Facebook lançou um novo painel do Estúdio de Criação que inclui um guia “Insights” para ajudar os criadores a entender melhor seu público e como as pessoas interagem com seu conteúdo. Além disso, também é possível programar publicações e vídeos no IGTV, fazer um calendário editorial e até monetizar a conta.
Mais recentemente, o Facebook também lançou o Facebook Suite, plataforma na qual é possível conectar seu perfil do Instagram ao Facebook e ver dados estatísticos de até um ano, publicar Stories, fazer anúncios e outras vantagens que a ferramenta oferece apenas para contas comerciais ou de criadores de conteúdo.
Uma das vantagens da conta de criador de conteúdo é a organização das mensagens diretas. Com ela, é possível gerenciar mensagens privadas para diferenciar entre contatos DM gerais e principais. Ou seja, as mensagens que vêm do público e as que vêm dos perfis dos seus amigos.
Além disso, também é possível marcar e filtrar mensagens como lidas, não lidas, horário de chegada ou importância de quem enviou a comunicação.
Criadores de conteúdo precisam saber se suas estratégias estão dando certo e qual o alcance de suas publicações. Nesse caso, a conta de criador de conteúdo permite ver e analisar dados estatísticos avançados.
Na guia Insights, é possível ver quais ações as pessoas realizam ao interagir com sua conta. Ele também rastreia o alcance e o número total de impressões de seu conteúdo, sejam de publicações, stories, vídeos do IGTV, Reels e vídeos ao vivo específicos. Você também pode visualizar os dados do público com informações do seguidor e do público, incluindo sexo, faixa etária e localização.
A conta de criador de conteúdo permite que você escolha se irá ou não mostrar suas informações de contato e a qual categoria pertence. Isso facilita muito para quem não deseja expor tais informações.
A principal desvantagem é que os perfis de criadores de conteúdo do Instagram não estão vinculados à API do Instagram, o que significa que eles não poderão usar recursos como postagem automática ou ferramentas de análise terceiras.
Mas é sempre bom lembrar que para garantir sua conta e não ter problemas, nunca é recomendado que você use ferramentas terceiras, mas apenas as que a própria rede social oferece.
Além disso, é importante lembrar que o Instagram está constantemente lançando novas ferramentas. Sendo assim, pode ser que a plataforma lance uma novidade que não está incluída para os criadores de conteúdo.
Cada tipo de conta no Instagram tem seus prós e contras. Se você é um influenciador, pessoa pública ou produtor que busca ativamente monetizar seu conteúdo e construir mais parcerias com marcas, mudar para um perfil de criador de conteúdo no Instagram pode ser extremamente benéfico.
O Instagram oferece algumas opções de categoria e você deve escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. Mas caso a categoria escolhida não seja exatamente a que você prefere, pode ocultar essa informação e ela não irá aparecer em seu perfil.
Sendo assim, você deve avaliar bem os prós e contras e decidir se, para o seu tipo de trabalho, vale ou não a pena ter uma conta de criador de conteúdo.
Existem três tipos de conta no Instagram: Conta pessoal, Conta comercial e Conta de Criador de Conteúdo. Vale lembrar que após a mudança de conta ser feita, você pode vincular a conta com o Facebook e ter vários recursos disponíveis.
Para ajudar, veja a seguir o passo a passo para alternar entre elas.
Se você tem um perfil pessoal, siga os seguintes passos:
Se você já tem uma conta empresarial no Instagram, mudar para um perfil de Criador também é muito simples:
Se por algum motivo você desistir de ter uma conta de criador de conteúdo, pode facilmente voltar para a pessoal ou comercial. Lembre-se que essa ação faz com que você perca as vantagens da conta, assim como todos os dados estatísticos até ali. Se desejar continuar, siga o passo a passo:
Agora que você já sabe mais detalhes sobre a conta de criador de conteúdo do Instagram, veja aqui como funciona o Canvas para criadores de conteúdo e entenda como funciona.
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