A contratação de profissionais no exterior para atender empresas brasileiras tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com o Relatório do Comércio Exterior Brasileiro de Serviços de 2020, os serviços representam cerca de 22% das importações no Brasil e movimentaram cerca de US$ 48,6 bilhões naquele ano. Mas, o que é preciso para contratar serviço do exterior?
Entenda no artigo abaixo como contratar serviços do exterior e, principalmente, como pagar esses profissionais. Veja quais são as taxas e outras questões que permeiam a vida do empreendedor que quer contratar serviço do exterior, mas não sabe como pagar.
Como contratar serviço do exterior
Para encontrar um profissional no exterior, você pode usar alguns sites de freelancers ou até mesmo o LinkedIn. A rede social reúne profissionais do mundo todo e pode te conectar com especialistas de diferentes áreas.
De acordo com o Relatório do Comércio Exterior Brasileiro de Serviços de 2020, as áreas quem que brasileiros mais contratam serviços do exterior são:
- Equipamentos;
- Arquitetura e engenharia;
- Transportes;
- Telecomunicação;
- Computação e Tecnologia da Informação;
- Turismo;
- Serviços de propriedade intelectual;
- Serviços governamentais;
- Seguros;
- Serviços financeiros;
- Serviços culturais, pessoais e recreativos.
Além disso, o relatório aponta que os brasileiros contratam serviços do exterior, principalmente dos Estados Unidos e o Reino Unido. Além disso, outros países como Países Baixos, Alemanha, França, Espanha e Japão também estão na lista.
Como pagar por serviços do exterior
Existem diversas maneiras para pagar por serviços prestados no exterior, como:
- Transferência bancária entre bancos tradicionais;
- PayPal;
- Cartão pré-pago;
- Plataformas de transferência online.
Desses, o meio mais indicado são as plataformas de transferência online, que oferecem serviços rápidos, práticos, seguros e muito mais econômicos.
Suas informações serão analisadas rapidamente e, em seguida você, receberá uma notificação por e-mail, informando que o cadastro foi liberado. Depois é só seguir o passo a passo no site e transferir o dinheiro.
Você pode fazer o cadastro como pessoa física ou jurídica. Além disso, empresas classificadas como MEI, ME, LTDA e Sociedade Limitada Unipessoal, não precisam enviar documentos para o cadastro. A plataforma vai solicitar apenas o nome completo do responsável pela empresa, e-mail, CPF/CNPJ e senha.
Documentos para enviar dinheiro para o exterior
No momento de fazer a transferência para o exterior, é preciso anexar alguns documentos como a Invoice, documento emitido pelo prestador de serviço para faturar serviços prestados ou contratados e um contrato de prestação de serviço. Mas, quando será necessário usar cada um?
O documento necessário irá depender de dois fatores: se você usa uma conta de pessoa física ou jurídica e valores enviados. Os documentos para pessoa física são:
- Abaixo de USD 10.000: Invoice;
- Acima de USD 10.000: Invoice e Contrato de prestação de serviços.
E os documentos para conta de pessoa jurídica:
- Abaixo de USD 3.000: Nenhuma documentação;
- Acima de USD 3.000: Invoice e Contrato de prestação de serviços.
Como enviar pagamentos para o exterior
Após fazer o cadastro e ter os documentos em mãos, o passo a passo para enviar o dinheiro do pagamento para o exterior é muito simples. Você também deve ter os dados bancários do profissional para o qual você fará o pagamento. Confira:
- Faça seu login na Remessa Online;
- Vá em “Enviar dinheiro”;
- Escolha “Pagamento de serviços” como o motivo da transação;
- Adicione os documentos necessários;
- Preencha os dados da transferência, indicando o valor que será enviado e em qual moeda. Na plataforma, é possível enviar dinheiro em nove moedas como pessoa física ou sete moedas na conta jurídica;
- Preencha os dados do beneficiário (nome, país, dado da conta bancária e código SWIFT).
- Dê um nome para a operação. Assim, os dados ficarão gravados para futuras transações;
- Faça a transferência do valor que será pago via TED para a conta indicada e anexe o comprovante;
- Aguarde a confirmação do pagamento;
- Espere que em até dois dias úteis o dinheiro irá cair na conta do beneficiário.
Por que usar a Remessa Online como meio de pagamento?
A Remessa Online oferece diversos benefícios para as empresas que vão contratar serviços do exterior e precisam pagar os profissionais. As taxas do serviço, por exemplo, são as mais baixas do mercado.
Você paga a partir de 1,3% por transação! O custo de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de apenas 0,38% para contas de mesma titularidade ou de 1,1%, para destinatário diferente. Além disso, o profissional contratado recebe o valor em até um dia útil.
Isso sem falar na facilidade que o serviço oferece. Você faz todo processo online, não precisa entrar em contato com o banco, fazer contratos, autorizações e nenhuma outra burocracia. É tudo muito simples para que nem você e nem quem vai receber o dinheiro percam tempo. Para saber exatamente quanto você irá pagar pode fazer uma simulação como pessoa física ou jurídica.
FAQ – Perguntas frequentes
A melhor maneira de fazer os pagamentos após contratar serviços do exterior é por meio de plataformas digitais como a Remessa Online. O serviço digital é muito prático, rápido e tem taxas justas e econômicas. Basta fazer o cadastro e enviar o dinheiro para o beneficiário que recebe o pagamento em até dois dias úteis.
Os documentos vão depender do valor enviado e se sua conta na Remessa Online é para pessoa física ou jurídica. Pessoas físicas precisam enviar a Invoice para pagamentos até USD 10 mil e acima disso também é preciso um contrato de serviços. Já quem possui a conta jurídica deve anexar a invoice e o contrato para remessas a partir de USD 3 mil.
Os valores dependem do montante enviado e da moeda. Mas a taxa da Remessa Online custa a partir de 1,3%. Além disso, é preciso pagar o IOF que é de 0,38% e em alguns casos a taxa bancária também será necessária.