O que é correspondente cambial?

Quem vai viajar para outro país e precisa de dinheiro ou quem quer enviar e receber dinheiro do exterior depende de algum meio para isso. Essas transações podem ser feitas de algumas formas. O correspondente cambial é uma delas. 

Com um correspondente cambial, é possível trocar reais por outras moedas, fazer remessas de dinheiro e outras operações que envolvem valores monetários internacionais. Neste artigo, você vai entender mais sobre o correspondente cambial, como funciona esse serviço, quais são suas vantagens, seu papel e quando procurar por um. 

Continue lendo e confira!

O que é um correspondente cambial?

É uma empresa que realiza operações de comércio exterior. Essas atividades são conduzidas por intermédio de parcerias com as instituições financeiras. A empresa que atua como correspondente cambial segue as diretrizes definidas pelos bancos e instituições que são parceiras. 

Dessa forma, é como se o correspondente fosse um agente autorizado pelos bancos, oferecendo serviços por meio de diferentes canais, como a internet, por exemplo. Porém, uma das principais diferenças entre o correspondente cambial e o banco é o custo mais competitivo que oferece ao consumidor.

Entre os serviços oferecidos pelo correspondente cambial estão a compra e a venda de moedas, remessas internacionais, o fechamento de câmbio para importação e exportação, etc. Ou seja, o correspondente cambial oferece serviços semelhantes aos de uma corretora de câmbio. A diferença é que o cliente tem acesso a mais opções e pode escolher de acordo com as taxas oferecidas.

O Banco Central é o órgão responsável por fiscalizar as operações desse prestador e conta com um cadastro com as instituições autorizadas a operar nesse mercado. Atualmente, são 4.630 empresas cadastradas no órgão, que atuam como intermediárias dessas operações cambiais. 

Como funciona o correspondente cambial?

O trabalho de um correspondente cambial consiste em auxiliar pessoas que precisam realizar alguma operação de câmbio, como a compra e venda de moeda estrangeira, envio ou recebimento de valores de e para outros países, além do fechamento de câmbio para importações ou exportações. 

Além disso, ele também pode atuar da seguinte forma:

  • Comprando e vendendo moeda em espécie, cheque de viagem ou cartão;
  • Realizando ordens de pagamento, de forma ativa ou passiva, para transações unilaterais do exterior ou para outros países;
  • Recebendo e encaminhando propostas de operações cambiais. 

Todas as operações devem seguir as diretrizes da instituição financeira, conforme determinam os artigos 2º e 9º da Resolução 3.954/2011. O banco é responsável por garantir a transparência, segurança, confiabilidade e integridade das operações realizadas pelo correspondente cambial

Isso não é tudo, o banco também fica responsável por cumprir a legislação e a regulamentação relacionadas com as transações realizadas pelo correspondente bancário.

De acordo com a mesma resolução determina, o correspondente cambial está limitado a um valor de 3 mil dólares (ou equivalente em outra moeda) por operação. Em todas as transações realizadas, o correspondente cambial deve gerar um comprovante com os seguintes dados: 

  • indicação da moeda estrangeira, dos valores em reais e na outra moeda, e da taxa de câmbio;
  • identificação das partes envolvidas (dados do cliente e do correspondente cambial).

Quais são as vantagens de usar o correspondente cambial?

Como os serviços de um correspondente cambial também podem ser encontrados em instituições bancárias, algumas pessoas não entendem porque não fechar diretamente com a agência que são correntistas. 

Embora os serviços sejam ofertados tanto pelos bancos, quanto pelos correspondentes, esse segundo modelo de negócio apresenta alguns diferenciais. Veja quais as vantagens de contar com um correspondente cambial!

  • Melhores taxas e custos: por não ter contrato de exclusividade com nenhuma instituição financeira, o prestador consegue fechar parcerias com diversas instituições e garantir a melhor conversão de câmbio;
  • Atendimento personalizado: as agências contam com gerentes de câmbio especializados para atender as necessidades de cada cliente. Assim, é possível oferecer um atendimento personalizado.
  • Operações totalmente seguras: o correspondente cambial segue as diretrizes dos bancos parceiros e todas as transações são regulamentadas pelo Banco Central. Isso garante que o cliente não terá nenhum tipo de problema, como fraudes, em suas transações.
  • Negociações ágeis: as operações de câmbio podem ser iniciadas ou finalizadas no mesmo dia, ou em até um dia útil. Assim, o correspondente cambial consegue atender todas as necessidades emergenciais de seus clientes.
  • Cotação em tempo real: as cotações são realizadas em tempo real. Isso evita surpresas para o cliente, permitindo que ele saiba exatamente quanto vai pagar antes de finalizar a operação.
  • Serviço de delivery: diferentemente dos bancos, com o correspondente cambial, o cliente pode comprar a moeda em espécie e receber o valor na sua casa. É só encontrar um correspondente mais próximo.
  • Cartão Travel Money: é um tipo de cartão pré-pago oferecido para seus clientes. Ele pode ser recarregado em outras moedas e ser utilizado nas viagens ao exterior. O cartão não tem anuidade e pode ser usado em até 6 tipos de moedas diferentes.

Qual o papel do correspondente cambial na corretora?

O correspondente cambial atua como uma extensão da corretora de câmbio ou do banco, oferecendo os mesmos serviços, mas com a limitação de valores nas operações. As corretoras que contam com correspondentes conseguem oferecer seus serviços em mais lugares, aumentando as chances de ofertar seus serviços para mais clientes.

Resumindo

O que é um correspondente cambial?

Correspondente cambial é uma empresa que realiza operações de comércio exterior. Essas atividades são conduzidas por intermédio de parcerias com as instituições financeiras

Como funciona o correspondente cambial?

O trabalho de um correspondente cambial consiste em auxiliar pessoas que precisam realizar alguma operação de câmbio, como a compra e venda de moeda estrangeira, envio ou recebimento de valores de e para outros países, além do fechamento de câmbio para importações ou exportações.

Quais são as vantagens de usar o correspondente cambial?

O correspondente cambial oferece as melhores taxas e custos, atendimento personalizado, operações totalmente seguras, negociações ágeis, cotação em tempo real, serviço de delivery e cartão Travel Money sem anuidade.

Related posts

Lei do farol: saiba quais são as regras e o que mudou

Dólar hoje (10/01): moeda sobe com IPCA acima da meta e dados fortes de emprego nos EUA

Corinthians Copinha: onde assistir ao jogo contra o Santo André