O crowdfunding representa uma oportunidade de investimento, a médio e longo prazo, e pode ser uma excelente opção para startups e pequenas empresas abrirem ou impulsionarem seus negócios. Uma pesquisa realizada pela plataforma Benfeitoria apontou que, só em 2021, esse tipo de financiamento arrecadou U$ 141 bilhões no mundo todo.
Afinal, o que é crowdfunding e como ele pode te ajudar? Acompanhe no artigo abaixo o que é e como funciona esse meio de financiamento.
O que é crowdfunding?
Crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma ferramenta com a qual um indivíduo ou grupo arrecada dinheiro para financiar seu projeto, seja com ou sem fins lucrativos. Com isso, é possível solicitar, por meio de portais e plataformas online específicas, dinheiro para apoiar um determinado projeto econômico, social, cultural ou caritativo.
Startups e PME são os tipos de empresas que mais utilizam o financiamento coletivo, mas na realidade é uma ferramenta adequada e útil para todos, até mesmo ONGs e outras instituições.
O que é crowdfunding – exemplo?
Um exemplo de crowdfunding bem-sucedido aconteceu em 2021, com a startup brasileira GShiled, que cria películas de vidro, capas para celular e outros acessórios para smartphones. A empresa criou um financiamento coletivo para arrecadar fundos para a criação de um cabo reforçado com grande resistência, rotação 180.º e grande praticidade.
O financiamento aconteceu por meio da plataforma Catarse e arrecadou 207% da meta de R$ 50 mil. No final, a arrecadação foi de R$ 103.578 e 906 pessoas contribuíram.
Aliás, esse já é um modelo já permitido pela lei eleitoral no Brasil. Assim, candidatos podem financiar suas campanhas por meio do crowdfunding.
Qual é o principal objetivo do crowdfunding?
O principal objetivo é arrecadar fundos ou financiamento para um projeto, causa, empreendimento ou outra iniciativa. Para isso, o projeto recebe contribuições de diversas pessoas ou investidores, geralmente via plataformas online.
Dessa forma, em vez de depender exclusivamente de fontes tradicionais de financiamento, como empréstimos bancários ou investidores institucionais, o projeto depende da doação de terceiros.
Como funciona o crowdfunding?
O crowdfunding funciona como uma negociação entre duas partes:
- O candidato ou projeto – quem precisa de financiamento;
- O financiador – as pessoas que irão financiar o projeto.
Geralmente, para facilitar essa transação, são usadas plataformas como intermediárias, garantindo a segurança de todas as partes.
Tipos de Crowdfunding
Existem diversas maneiras de realizar um financiamento coletivo, as principais são:
- Baseado em recompensa;
- Baseado em ações;
- Baseado em doação;
- Baseado em empréstimos.
Entenda cada um deles para saber escolher o melhor tipo para financiar o seu projeto.
Crowdfunding baseado em recompensa
O crowdfunding de recompensa visa recompensar os financiadores não apenas com dinheiro, mas com produtos ou serviços. É ideal para projetos culturais e artísticos, como filmes, gravação de música e livros. Nesse modelo, o financiamento é direcionado para a criação do produto. Assim, o empreendedor pode validar sua ideia e eliminar o risco de excesso de estoque. Geralmente, a recompensa é o próprio produto ou serviço financiado.
Crowdfunding baseado em ações
O crowdfunding baseado em ações, ou Equity Crowdfunding, permite que cada financiador receba uma parte das ações do projeto financiado, proporcional ao valor que investiram. Dessa forma, cada um tem a oportunidade de receber uma parcela do valor total da venda da empresa, caso ocorra.
Essa forma é muito usada para financiar startups inovadoras e envolve capital de risco, permitindo que pequenos investidores contribuam financeiramente em troca de ações em pequenas empresas.
Crowdfunding baseado em doação
Esse tipo de financiamento é uma forma de doação direta e não há recompensas oferecidas aos doadores. Geralmente, consiste em campanhas de arrecadação de fundos para projetos sem fins lucrativos, como instituições de caridade, iniciativas artísticas e culturais, nas quais os apoiadores contribuem financeiramente sem receber compensações materiais em troca.
Crowdfunding baseado em empréstimos (Peer-to-Peer ou Debt Crowdfunding)
Nessa modalidade, o dinheiro é emprestado para apoiar o desenvolvimento de um projeto, com a esperança de que seja pago posteriormente, incluindo juros.
Normalmente, é uma forma de financiamento usada por pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam adquirir novos equipamentos ou produtos, sem depender de empréstimos tradicionais de bancos. Esse é um modelo que oferece flexibilidade e oportunidades de investimento para todas as partes envolvidas.
Como fazer um crowdfunding?
De forma simples, o processo envolve o seguinte:
- Escolha uma plataforma, entenda aos custos envolvidos e os procedimentos;
- Estude sobre os tipos de crowdfunding e escolha aquele que será melhor para seu projeto;
- Submeta o projeto para a plataforma que fará uma avaliação de sua viabilidade e, se aprovado, o apresenta em sua plataforma;
- Defina um valor como meta para o projeto ser financiado;
- Divulgue o financiamento em suas estratégias de marketing, online, amigos e outros interessados;
- Essas pessoas interessadas contribuem financeiramente para o projeto;
- Dependendo do tipo de financiamento, a meta pode ser ultrapassada ou não;
- Após atingir a meta recebe o valor para a realização do projeto.
Essa estratégia é uma boa opção para aqueles que desejam iniciar projetos, como livros, filmes, organizações sem fins lucrativos ou até mesmo startups, sem possuir os fundos necessários para dar início às suas iniciativas.
Quais as melhores plataformas de crowdfunding no Brasil?
No Brasil, as melhores plataforma de crowdfunding são:
- Catarse;
- Kickante.
Catarse
O Catarse é uma das principais plataformas de crowdfunding no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, já teve mais de 20 mil projetos financiados.
Ela funciona de forma bastante simples. Na plataforma é possível criar um financiamento único, para um projeto específico, ou por assinaturas, para projetos que precisam de manutenção. Após a arrecadação de fundos, o Catarse cobra 13% do total repassado para sua conta bancária.
Kickante
Outra plataforma muito conhecida é a Kickante. Nela, é possível criar financiamentos de crowdfunding ou vaquinha online. Já foram mais de 100 mil projetos financiados.
Além disso, o Kickante possibilita a viabilização do projeto não apenas por meio de doações em dinheiro, mas também por meio da solicitação de outros tipos de contribuições, como doação de livros ou cestas básicas. A taxa da Kickante é de 6% sobre o valor captado. Dessa forma, você só paga a taxa se arrecadar fundos.
A vaquinha online também é uma opção comum e bastante similar ao Crowdfunding. Veja aqui como sacar os valores arrecadados na plataforma Vakinha Online.
Perguntas frequentes
Crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma ferramenta pela qual uma pessoa ou grupo arrecada dinheiro para financiar seu projeto, seja ele com ou sem fins lucrativos. Isso é feito por meio de contribuições de terceiros, geralmente via plataformas online.
O crowdfunding envolve uma negociação entre quem precisa de financiamento e quem irá financiar o projeto. Seu principal objetivo é angariar dinheiro para projetos, causas ou empreendimentos.
Algumas das melhores plataformas de crowdfunding no Brasil são: Catarse e Kickante.