Click-Through Rate (CTR) é um indicador importante no marketing digital, pois ajuda a conhecer a relação entre o custo e a eficiência das campanhas realizadas no negócio. Com isso, é possível ajustar os investimentos no setor com base no desempenho que as estratégias podem alcançar.
Uma das vantagens da CTR é que essa métrica pode ser aplicada em diversos projetos de marketing. Desse modo, desde investimentos em links patrocinados até técnicas para melhorar o engajamento e o ranqueamento dos conteúdos podem ser beneficiados com o monitoramento desse indicador.
Neste artigo, saiba como otimizar a Click-Through Rate do seu negócio e aprenda a fazer o cálculo correto!
O que é CTR?
Click-Through Rate (CTR), também conhecida como Taxa de Cliques, é uma métrica usada para avaliar a eficácia de uma estratégia de marketing digital. Ela aponta a proporção de pessoas que clicaram em um determinado anúncio na internet em relação ao total de visualizações. Quanto mais alta for a CTR, melhor tende a ser o retorno sobre os investimentos.
Para que serve o CTR?
A CTR serve para mensurar o desempenho do plano de marketing, por meio do número de cliques recebidos pelo anúncio, dividido pelo número de vezes que ele foi recebido. Ela permite avaliar se as palavras-chave utilizadas foram realmente estratégicas e se a campanha está aparecendo para o público-alvo.
Sendo assim, se uma campanha não obtiver a CTR esperada, é um indicativo de que algum dos recursos de marketing utilizados para promover uma marca não atingiu o sucesso. Afinal, poucas pessoas que visualizaram o anúncio, de fato, quiseram interagir com ele.
Tendo em vista que o engajamento das campanhas publicitárias é um fator determinante para diversos setores de uma marca, acompanhar a CTR e os resultados dos investimentos em marketing faz toda a diferença para alavancar o negócio. Por esse motivo, vale a pena conhecer e aplicar técnicas e indicadores eficientes.
Como calcular a CTR?
Para calcular a CTR, você deve dividir o número de cliques que o anúncio recebeu pelo número de vezes que ele foi exibido. A fórmula da Click-Through Rate é: cliques / impressões = CTR.
Suponha que um anúncio feito no Instagram obteve 10 mil impressões e a quantidade de cliques foi de 350. Desse modo, para encontrar a CTR dessa campanha, basta fazer o cálculo: 350 / 10000 = 0,035 (CTR).
Nesse exemplo, 3,5% das pessoas que viram o anúncio clicaram nele. Esse resultado deve ser comparado com as expectativas da campanha e analisado ao lado de outras variáveis, como o custo envolvido para anunciar o produto, o serviço ou a marca.
Por que avaliar a CTR?
Avaliar a CTR ajuda a identificar a qualidade do anúncio realizado pela empresa. Você pode usá-la para identificar os anúncios, palavras-chave e listagens com bom desempenho e os que precisam aprimorar.
Ao melhorar a taxa de cliques, é possível reduzir custos, investir mais em tráfego orgânico, melhorar a visibilidade da marca e elevar a conversão de clientes. Desse modo, ao avaliar os resultados, é necessário considerar a experiência do usuário, a relevância do conteúdo, o formato do anúncio e demais fatores que envolvem o planejamento de marketing.
Conferir a adequação do anúncio ao público-alvo e à plataforma do anunciante também ajuda a fazer uma análise crítica do sucesso de uma campanha. Ao mesmo tempo, conhecer e conferir se boas práticas de marketing, de ferramentas de SEO e de engajamento com os usuários foram aplicadas permite compreender melhor os resultados.
Quando uma CTR é boa?
Uma CTR de 3% é considerada boa. Porém, essa métrica é o valor mínimo para que a campanha comece a ser rentável. Se a taxa de cliques estiver abaixo de 1%, significa que o anúncio não está performando adequadamente.
Na hora de avaliar se uma CTR é boa, vale a pena também considerar a área de atuação e o sucesso dos concorrentes. Afinal, alguns setores, de fato, contam com menor engajamento. Contudo, se os resultados obtidos pela marca estiverem muito abaixo da concorrência, significa que é preciso melhorar as práticas de marketing ou a qualidade dos produtos e/ou serviços.
Como melhorar a CTR?
Para melhorar a CRT, é importante criar anúncios e conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Afinal, quanto mais cliques eles receberem, maior será a Click-Through Rate. Portanto, é de suma importância conhecer a persona da marca e definir o público-alvo certo das campanhas.
Escolha datas sazonais do seu negócio para iniciar suas campanhas
Definir um momento estratégico potencializa as chances de ter uma campanha com boa CTR. Datas sazonais, nas quais o comércio tem maior movimentação, são as mais interessantes para fazer anúncios temáticos e com um tom de voz que combine com o público-alvo.
Além disso, aproveite as datas sazonais para valorizar o produto ou serviço oferecido. Uma empresa que oferece serviços de SPA e vende cosméticos, por exemplo, pode aproveitar datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.
Elimine termos que não convencem o seu público a comprar o produto ou serviço
Uma campanha otimizada combina o uso de uma estratégia eficiente com termos relevantes. Sendo assim, é necessário eliminar expressões e palavras que não convencem o público a comprar o produto ou serviço da marca. Afinal, a adequação da linguagem com o perfil dos clientes ideais é um dos principais fatores para garantir maior interação nos anúncios e, consequentemente, melhorar a CTR.
Por outro lado, inserir palavras utilizadas com frequência nas buscas por produtos e serviços do nicho em que o negócio atua é uma estratégia inteligente. Isso porque é possível usar termos que respondem às principais perguntas que os clientes fazem, motivando-os a conhecer com mais detalhes as ofertas da marca.
Centralize a campanha no produto ou serviço com base em uma palavra-chave principal
Para melhorar a CTR, é importante definir uma palavra-chave principal para direcionar todas as ações de preparação do anúncio e garantir que a campanha seja realizada de forma centralizada no produto ou serviço que a marca deseja colocar em destaque. Além disso, esses termos escolhidos devem ser aplicados de maneira natural nas peças publicitárias e nos textos.
A escolha da palavra-chave deve combinar com as estratégias de otimização de campanha, de modo que assim que o público visualizar os termos, identifique do que se trata o anúncio e tenha interesse em clicar. Sendo assim, para melhorar a CTR, é necessário que as palavras-chave respondam a uma dúvida ou sugiram a solução de uma das dores do público-alvo.
Crie um CTA claro que direcione o público à ação desejada nos anúncios
O call to action (CTA) é uma chamada com o potencial de convencer o leitor a realizar alguma atitude. Para garantir mais cliques e melhorar a CTR, é necessário ter clareza no que a marca deseja que o público faça com os anúncios.
Sendo assim, se o objetivo é elevar o número de cliques, vale a pena inserir frases que convidam a clicar para baixar um aplicativo, visitar o site do negócio, entrar em contato por um canal de comunicação, entre outras ações.
Qual a relação entre CTR, CPM, CPC e CPA?
A relação entre CTR, CPM, CPC e CPA está em como cada métrica impacta a eficiência e o custo das campanhas publicitárias. CTR (taxa de cliques) indica a efetividade do anúncio em gerar cliques. CPM (custo por mil impressões) refere-se ao custo de exibir o anúncio mil vezes. CPC (custo por clique) mostra o custo de cada clique individual no anúncio. CPA (custo por aquisição) mede o custo para obter uma ação específica desejada, como uma venda ou cadastro.
Otimize a CTR dos seus anúncios
Para ter anúncios com a CTR otimizada, é fundamental investir em um bom plano de marketing. Isso consiste em conhecer o público-alvo para entender os principais fatores que o motivaria a ter uma ação ao ver um anúncio.
Com a aplicação de boas ferramentas de marketing, o negócio pode obter mais cliques por anúncios e obter uma CTR satisfatória para obter mais conversões. Consequentemente, as campanhas se tornam um sucesso e geram cada vez mais resultados para o crescimento da empresa.
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Resumindo
Click-Through Rate (CTR), também conhecida como Taxa de Cliques, é uma métrica usada para avaliar a eficácia de uma estratégia de marketing digital. Ela aponta a proporção de pessoas que clicaram em um determinado anúncio na internet. Quanto mais alta for a CTR, melhor tende a ser o retorno sobre os investimentos.
Uma CTR de 3% é considerada boa. Porém, essa métrica é o valor mínimo para que a campanha comece a ser rentável. Se a taxa de cliques estiver abaixo de 1%, significa que o anúncio não está performando adequadamente.
Para calcular a CTR, você deve dividir o número de cliques que o anúncio recebeu pelo número de vezes que ele foi exibido. A fórmula da Click-Through Rate é: cliques / impressões = CTR.