A culinária chinesa é repleta de pratos que já caíram nos gostos dos brasileiros, como o frango xadrez, o rolinho primavera e o jiaozi. Porém, por se tratar de um país tão antigo, populoso e territorialmente extenso, há inúmeras outras opções que também podem conquistar a atenção de quem deseja se aventurar por outros sabores.
Se você ainda não conhece muito sobre essa cultura, veio ao lugar certo. Neste artigo, falaremos sobre as principais comidas típicas da China, além de falar sobre os temperos e algumas curiosidades para incentivar você a conhecer mais sobre a vida do outro lado do planeta. Continue conosco e saiba mais sobre a culinária chinesa!
Quais os pratos típicos da culinária chinesa?
Frango kung pao
O frango kung pao (frango xadrez) é um prato picante típico da culinária chinesa feito com frango, amendoins, vegetais e pimentas secas. É cozido em um molho que combina shoyu, vinagre de arroz, açúcar e amido de milho.
Pato a Pequim
Característico pela pele crocante e carne macia, o pato a Pequim é feito a partir de uma marinada com açúcar, sal, vinho e gengibre, além de especiarias chinesas. Isso cria uma crosta na pele da ave, enquanto deixa a carne interior suculenta e saborosa.
Mapo tofu
O mapo tofu é um prato típico da culinária chinesa ótimo para quem gosta de comida mais picante. Ele é produzido com um molho espesso à base de pasta de feijão fermentado, pimenta de Sichuan e carne moída (geralmente de porco).
Dim sum
O dim sum não é exatamente um prato da culinária chinesa, mas uma classificação para pequenos aperitivos, geralmente feitos a base de massas, como bolinhos e rolinhos, servidos em uma cesta de bambu. É bastante usado como acompanhamento.
Chow mein
Chow mein é um macarrão frito acompanhado de vegetais, carne vermelha, frango, porco ou camarões. Tudo isso é servido com um molho à base de shoyu e óleo de gergelim. Apesar de sua aparência lembrar o yakisoba japonês, ele é um prato típico da culinária chinesa.
Sopa de wonton
Os wontons são bolinhos de carne de porco ou camarão cozidos em um caldo claro à base de galinha ou porco e servidos com cebolinha. A sopa de wonton consiste em colocar esses bolinhos em uma sopa leve para absorver o caldo, o que aumenta a suculência do recheio.
Porco agridoce
O porco agridoce é um dos pratos mais populares da culinária chinesa. Ele é feito com pedaços de porco empanados e fritos com um molho a base de ketchup, vinagre, açúcar e molho de soja. Os acompanhamentos geralmente incluem frutas, como abacaxi ou maçã, além de pimentão e cebola.
Arroz frito
Também chamado de chǎofàn, o arroz frito é uma ótima alternativa para o reaproveitamento de sobras de arroz. Basta fritar os grãos com óleo de gergelim (ou de soja), temperar com shoyu e servir com vegetais e carnes que você terá feito um prato típico da culinária chinesa.
Yu xiang qie zi
O yu xiang qie zi consiste em berinjelas salteadas em um molho feito de alho, gengibre, pimentas e molho de feijão fermentado. Uma curiosidade sobre esse prato típico da culinária chinesa é que seu nome significa “berinjela com aroma de peixe”, mas ele não leva nenhum tipo de peixe na receita.
Baozi
Muito simples e popular, os baozi são pãezinhos recheados com massa levemente agridoce. Eles são geralmente feitos com carne de porco, vegetais, camarões ou pastas doces, como a de feijão-doce. Também podem ser usados como sobremesas ou lanches rápidos na culinária chinesa.
Cong you bing
Cong you bing é um pão de cebolinha chinês achatado e crocante que lembra um pouco um crepe ou panqueca. Sua massa de farinha e cebolinha é geralmente assada e servida com molhos, como um tempero doce de soja, gengibre e pimenta sriracha.
Jiaozi
Cozida no vapor ou frita na chapa, a jiaozi é uma massa fina e delicada recheada com tipos diferentes de iguarias, dependendo da região em que é feita. O recheio mais comum é de carne de porco e cebola, mas cogumelos, peixes e vegetais também são possibilidades interessantes para esse prato típico da culinária chinesa.
Doces da culinária chinesa
Pastel de feijão-vermelho
O pastel de feijão-vermelho, recheado com uma pasta desse grão combinada com açúcar e um pouco de sal, é um doce da culinária chinesa leve e nem tão açucarado, diferente das guloseimas brasileiras.
Bolo da lua
Bolo da lua é um bolo composto por uma massa fina, pasta de feijão-vermelho, de gergelim ou até gemas de ovos agridoces. Também é comum encontrar esse doce chinês com uma combinação desses tipos de recheios, além de coberturas diversas.
Biscoito da sorte
O biscoito da sorte ou fortuna tem uma origem disputada pelos EUA e pela China, mas é popularmente conhecido no mundo inteiro como um doce da culinária chinesa. É uma massa fina e crocante, cujo foco é uma mensagem escrita no interior que alega prever o futuro de quem a recebe.
Nian gao
Nian gao é um doce da culinária chinesa. Ele consiste em um bolo de arroz pegajoso tradicionalmente consumido durante o Ano Novo Chinês. Pode ser doce ou salgado, mas as versões doces são geralmente aromatizadas com açúcar mascavo ou frutas.
Pudim de manga
O pudim de manga é uma sobremesa chinesa que se parece um pouco mais com os sabores brasileiros. Feito com purê de manga, leite, creme e açúcar, ele é refrigerado até ficar firme e é servido frio, frequentemente com pedaços de manga fresca.
Ovos de mil anos
Ovos de mil anos é um doce curioso da culinária chinesa. São ovos de pato ou galinha conservados em uma mistura de argila, cinzas e sal. Eles são comumente consumidos como pratos salgados, mas também existem versões doces populares em festivais.
Chá gelado de pérola
Relativamente popular aqui no Brasil e conhecido como bubble tea, o chá gelado de pérola é uma bebida doce à base de chá misturado com leite ou frutas, e tapioca perolada. Apesar de muito consumida na China, ela é original de Taiwan.
Bolo de taro
O bolo de taro é um doce da culinária chinesa parecido com o nosso inhame (ou cará). Primeiro, o taro é cozido e transformado em purê, misturado com farinha de arroz e açúcar. Então, essa massa é frita ou cozida no vapor, e servida com frequência festas de aniversário e outras celebrações.
Barrinhas de gergelim
Barrinhas de gergelim parecem barras de cereal, mas compostas inteiramente de gergelim torrado e açúcar caramelizado. Por ser muito nutritivo, esse tipo de doce da culinária chinesa é usado no dia a dia como fonte de energia rápida e saborosa.
Gelatina de ervas
Comumente feita a partir de mesona chinesa, chá-preto ou chá-verde, a gelatina de ervas é refrescante e pode ser servida em dias mais quentes. O sabor desse doce da culinária chinesa é mais puxado para o amargo, mas tudo depende do modo como é preparada.
Biscoitos de chá-verde
Biscoitos amanteigados aromatizados com pó de chá-verde são um tipo de doce da culinária chinesa. Eles são leves, crocantes e têm um sabor único, com mais amargor e refrescância, diferentemente dos outros tipos de chás mais consumidos no Brasil.
Bolo de abóbora
O Nan Gua Bing é muito popular durante o outono e as celebrações do Ano Novo Chinês. Esse bolo é famoso por sua textura suave e levemente mastigável, combinada ao sabor naturalmente doce da abóbora.
Temperos usados na culinária chinesa
- Molho de ostras: extrato de ostra, açúcar e sal. Ideal para salteados e marinadas;
- molho hoisin: pasta espessa de soja, alho, vinagre e açúcar;
- vinagre de arroz: vinagre suave e levemente doce feito de arroz fermentado;
- óleo de gergelim: óleo aromático de sementes de gergelim tostadas;
- cinco especiarias chinesas: mistura de anis-estrelado, cravo, canela, pimenta de sichuan e funcho;
- pimenta de sichuan: tem um sabor único e picante que provoca uma sensação de dormência na boca;
- gengibre: usado fresco ou seco, confere um sabor picante aos pratos;
- alho: amplamente utilizado na culinária chinesa, tanto fresco quanto em pó;
- cebolinha: tanto como tempero quanto guarnição, adiciona frescor e cor aos pratos;
- anis-estrelado: especiaria com sabor doce, semelhante ao alcaçuz;
- pimenta-branca: dá um toque de calor aos pratos sem alterar a cor;
- pasta de gergelim: feita de sementes de gergelim moídas, enriquece molhos e saladas;
- pasta de feijão-preto fermentado: salgada e com umami intenso, pode ser feita com outros feijões, como o vermelho e o verde;
- cebola: usada fresca ou desidratada;
- molho de pimenta: feito com diferentes pimentas e outros ingredientes, como alho e gengibre;
- vinho de arroz: vinho de cozinha feito de arroz;
- molho de peixe: produzido a partir de peixe fermentado;
- óleo de amendoim: usado principalmente pelo sabor neutro e das gorduras vegetais.
Curiosidades da culinária chinesa
A culinária chinesa muda bastante com a diversidade regional
A culinária chinesa é extremamente diversa, com oito grandes tradições culinárias regionais, incluindo sichuan, cantonês, shandong, hunan, jiangsu, zhejiang, anhui e fujian, cada uma com seus próprios sabores e técnicas.
Umami, o “quinto sabor”, é muito presente na culinária chinesa
O conceito de umami, o “quinto sabor”, é fundamental na culinária chinesa. Ingredientes como molho de soja, molho de ostras e pasta de feijão fermentado são amplamente utilizados para realçar essa característica.
Chineses praticam a cozinha medicinal
A culinária chinesa frequentemente integra princípios da medicina tradicional chinesa. Os alimentos são escolhidos e preparados também por seus benefícios à saúde, equilibrando o yin e yang do corpo.
Chineses não deixam facas à mesa
Os chineses acreditam que manter uma faca à mesa é um sinal de barbárie. Portanto, todos os pratos são compostos de porções pequenas, sem a necessidade de cortes no prato.
Chineses acreditam na simbologia dos alimentos
Na China, os alimentos têm significados simbólicos e são consumidos em ocasiões especiais. Por exemplo, comer peixe no ano-novo chinês simboliza prosperidade, enquanto os bolinhos de arroz tangyuan representam união familiar durante o festival das lanternas.
Qual a influência da culinária chinesa no Brasil?
O Brasil recebeu muitos imigrantes chineses no século XIX, o que favoreceu o surgimento de comunidades no país, e principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Aliado a isso, a globalização e o constante comércio com a China também aumentou a troca de experiências entre os dois povos. Produtos como macarrão e molho de soja começaram a ser incorporados aos poucos na rotina dos brasileiros, além de utensílios como a panela wok.
A partir dos anos 2000, houve um crescimento significativo da cultura de food trucks, e muitos deles comercializam pratos chineses, como frango xadrez e até os bolinhos de jiaozi. Aliado à cultura do self-service, isso fez com que facilitasse o acesso a esse tipo de gastronomia. Redes de fast food e restaurante também ocupam uma posição importante nessa troca cultural, servindo principalmente pratos do leste e norte chineses, como o pato a Pequim e o frango xadrez.
Qual a origem da comida chinesa?
A culinária chinesa surgiu há mais de 4 mil anos e mantém muitas das suas características até hoje. A prática de utilizar um carboidrato como prato principal em vez da proteína, como no ocidente, por exemplo, é uma tradição que existe desde o princípio.
Como o território chinês é vasto, há uma grande quantidade de estilos e combinações. Hoje, estima-se que a culinária chinesa tenha mais de 10 mil pratos e 20 cozinhas regionais distintas. Países como o Vietnã e Tailândia têm como base os costumes e práticas chinesas em sua gastronomia.
Ao longo dos milênios, a culinária chinesa sofreu pouca influência externa, mas está presente em todos os cantos do planeta e tem um papel importante na rotina gastronômica de vários países do mundo.
A culinária chinesa tem sabor de tradição
A culinária chinesa tem diversas tradições e características que são as mesmas desde o seu surgimento, milênios atrás. Com uma grande quantidade de temperos, pratos salgados e doces, toda combinação proporciona sensações que não são alcançáveis com a gastronomia de outros países.
Sendo assim, se você tiver a oportunidade de visitar a China e provar alguns pratos locais, certamente terá uma experiência ímpar, diferente da proporcionada pela maioria dos restaurantes chineses encontrados ao redor do mundo.
Siga a Remessa Online nas redes sociais e veja outros conteúdos sobre turismo. Estamos no Facebook, LinkedIn, X, Instagram e YouTube!
Resumindo
A China conta com dezenas de milhares de pratos típicos, incluindo o frango xadrez, o ovo de mil anos, o pãozinho de cebolinha, o pato a Pequim, arroz frito, o bolo da lua, o biscoito da sorte e as barrinhas de gergelim.
O equilíbrio e a harmonia são duas características marcantes da culinária chinesa, junto da grande variedade de ingredientes, respeito aos alimentos, tradições nos preparos, apresentação visual e influência global.
A culinária chinesa existe há mais de 4 mil anos e mudou pouca coisa de lá para cá. Ela influenciou diversos países, como Vietnã e Tailândia, mas mantém suas práticas e tradições quase que inalteradas desde o seu surgimento.
Crédito das imagens: Envato Elements