Você é daqueles que ama viajar para saborear a gastronomia ao redor do mundo? Então coloque Portugal na sua lista, porque a culinária portuguesa é um excelente motivo para visitar o país.
Recheada de receitas com frutos do mar e uma influência direta da cozinha mediterrânea, a cozinha portuguesa é baseada em ingredientes simples, como peixes e azeite, mas isso não resulta em uma ausência de sabor — pelo contrário, os portugueses sabem utilizar muito bem tudo o que nasce da terra ou vem do mar.
A culinária portuguesa é considerada, atualmente, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, e uma das cozinhas típicas do litoral atlântico. Merecido, não é mesmo?
Se você estiver com fome, avisamos que há grandes chances do seu estômago roncar com as delícias que listaremos a seguir! Confira as comidas típicas de Portugal que você deve experimentar ao visitar o país.
História da culinária portuguesa
Para entender o contexto das comidas lusitanas, é importante conhecer a origem dos ingredientes mais usados. O fato é que a maioria das culturas ao redor do mundo surgiu da miscigenação de povos que deixam um pedacinho de seus costumes. Assim, foram construídas vastas culinárias espalhadas pelos países.
Nesse sentido, a culinária portuguesa é herança de uma grande diversidade de povos que passaram por seu território durante os séculos passados e levaram um pouco dos seus costumes. Por fim, ela se consolidou, chegando aos pratos que conhecemos hoje.
Mesmo que a localização geográfica tenha contribuído para as receitas que conhecemos hoje, regadas a peixes, batatas e ovos, a verdade é que, desde os mouros e romanos aos celtas e outros ocupantes da Península Ibérica, diferentes nações agregaram à culinária portuguesa com suas culturas.
Outro grande fator que influenciou a gastronomia foram as descobertas marítimas.Nessa época, os navegantes trouxeram especiarias do Oriente, principalmente os condimentos da Índia. Assim, não existe um prato português que não tenha um toque especial de uma especiaria ou de uma erva aromática, como a pimenta, canela e noz-moscada.
Falando um pouco sobre os vinhos, considera-se que o primeiro vinhedo foi cultivado na Península Ibérica por volta de 2000 a.C. Anos depois, a atividade foi sofrendo intervenção de diferentes povos, que inovaram a forma de cultivar e produzir a vinha, até chegar no produto que conhecemos hoje e se tornou símbolo da cultura e região.
Características da culinária portuguesa
A principal característica da culinária portuguesa é, sem dúvidas, a predominância de pratos com frutos do mar. Você já deve ter comido em datas especiais, como a sexta-feira da paixão (feriado católico conhecido pela penitência de comer carne), o famoso bacalhau.
O prato é típico de Portugal e é uma herança que os portugueses deixaram para o nosso país na época da colonização. É uma delícia — se você nunca experimentou, vale a pena tentar a receita em casa!
Os temperos também são muito presentes nos pratos portugueses. Esse aspecto é devido à grande influência árabe e moura, especialmente no sul do país, onde o alho é muito utilizado, assim como ervas iguais à salsa.
Apesar de os mariscos serem predominantes na culinária portuguesa, as carnes também são exploradas na comida do país, especialmente porco e cabrito. O ingrediente é preparado, normalmente, assado ou ensopado. Os restos que não são consumidos na hora são transformados em outros produtos, como: linguiça, salsicha de porco com cebolas e o chouriço (uma salsicha seca picante).
Já os vegetais que são mais consumidos na culinária portuguesa, além das conhecidas batatas, são tomate, repolho e cebola.
Quando o assunto é acompanhamento, um prato português sem azeite é uma raridade. O óleo é muito usado na alimentação da população, principalmente como condimento nas sopas de legumes, no bacalhau assado e outros diversos pratos.
Nem os doces escapam do azeite, utilizado em alguns bolos, principalmente alentejanos, mas também em variadas “broas de azeite”. Falando em doces, as sobremesas mais tradicionais são baseadas na gema de ovo, temperadas com canela e baunilha.
Curiosidades da culinária portuguesa
O momento da alimentação é sagrado, certo? Entretanto, cada povo tem uma cultura na hora das refeições, e em Portugal não é diferente. Vamos conhecer algumas peculiaridades do país nessa hora do dia tão apreciada.
- Os portugueses gostam de marcar reuniões e negócios no horário de almoço, para ter a conversa em volta de uma mesa enquanto apreciam um delicioso prato.
- O pão é um alimento que estará presente em todas as refeições, seja no café da manhã, almoço, lanche ou no jantar.
- O almoço é iniciado, normalmente, com um prato de sopa. Uma opção é o caldo verde, uma das sopas mais icônicas e da cultura portuguesa.
- A maior plantação de chá da Europa fica em uma ilha portuguesa, a ilha de S. Miguel, nos Açores.
- O Pastel de Nata é conhecido como Pastel de Belém aqui no Brasil e em muitos outros países ao redor do mundo.
- Existem mais de 1000 receitas de bacalhau em Portugal.
- O tempurá é um prato típico japonês, mas quem trouxe a receita e técnica foram os portugueses, em especial os missionários jesuítas que levaram esse e vários outros pratos para o Japão durante o século XVI.
- O azeite português é considerado um dos melhores do mundo.
Viu só como a culinária portuguesa é única? Impossível não querer conhecer esse patrimônio gastronômico ao viajar para o país!
Comidas típicas de Portugal
Chegamos à parte principal: os pratos mais conhecidos — e gostosos — do país. Então pegue o bloquinho para anotar todos os nomes e não esquecer de experimentar as melhores receitas na sua viagem a Portugal!
1. Bacalhau
Não poderíamos começar por outro prato que não fosse o bacalhau. Um dos principais e mais consumidos ingredientes da culinária portuguesa tem diversas formas de preparo — e são todas deliciosas.
As receitas mais comuns com o peixe são:
- Bolinho de bacalhau;
- Bacalhau cru, conhecido como punheta de bacalhau;
- À Gomes de Sá;
- À Brás;
- Com natas;
- Assado com batatas;
- Frito;
- Com broa.
Caso vá a Portugal, o site Tripadvisor indica o Restaurante Laurentina o Rei do Bacalhau como o melhor lugar para comer o prato em Lisboa. O estabelecimento fica na Avenida Conde de Valbom 71 A, Lisboa.
2. Arroz de Pato
Também muito popular na culinária portuguesa, o Arroz de Pato, ou Arroz de Braga (em homenagem à cidade de mesmo nome), é muito semelhante ao risoto. O arroz é cozido com o mesmo caldo do cozimento do pato, chouriço, presunto e temperos.
Assim, à medida que os ingredientes vão cozinhando, acabam deixando um gostinho especial no caldo, que passa para o arroz. Logo em seguida, a carne de pato é desfiada e misturada com o arroz pronto, e a finalização do prato é no forno. Essa delicia faz jus à sua popularidade, pois é impossível não amar.
3. Pastel de Nata
Para os amantes de receitas doces, o Pastel de Nata é uma parada obrigatória em Portugal. Sendo um ótimo acompanhamento para o café, o Pastel de Nata, ou Pastel de Belém (quando produzido em Belém) tem a receita original secreta e intacta desde a sua criação, no século XIX.
Entretanto, os mestres da culinária conseguiram desvendar o que consideravam ser os ingredientes e, no geral, o pastel é feito com uma massa folhada crocante e fininha, acompanhada com um recheio que leva gemas de ovos, açúcar e leite. Por fim, é polvilhada com açúcar e canela.
Tenho certeza que você ficou com vontade de provar essa delícia só de ler!
4. Queijo Serra da Estrela
Produzido na Serra da Estrela, a iguaria é feita com leite de ovelha, envolta de uma casca fina por fora e cremosa por dentro. O match é perfeito com pães e torradas, acompanhado de um cafezinho coado na hora, ou mesmo um vinho à noite.
Ele é fácil de encontrar e pode ser comprado em qualquer mercado espalhado pelo país. Mas, é claro, se quiser experimentar na sua terra natal, vá às cidades de Guarda e Covilhã, que ficam a leste da Serra da Estrela.
5. Francesinha
Apesar do nome “francesinha”, o lanche é típico da cidade de Porto. Trata-se de um sanduíche bem parecido com o Croque Madame francês (por isso o nome).
Ele é feito com duas fatias de pão de forma, recheio de linguiça, salsicha fresca, carne suína e bovina — tudo isso coberto com bastante queijo. Depois de montado, vai ao forno para o queijo derreter e, por fim, é finalizado por um molho à base de tomate, cerveja e pimenta.
6. Vinho do Porto
Não precisa ser português para saber o valor de um bom vinho, não é? Por isso, é impossível falar da culinária portuguesa sem citar o Vinho do Porto.
Então, se for a Portugal, aproveite para fazer um tour de degustação da bebida. As adegas Sogevinus Fine Wines, Sandeman e Graham’s ficam perto do Rio Douro, sendo perfeitas para uma tarde de vinhos.
Ficou com água na boca com essas iguarias da culinária portuguesa? Então não deixe de experimentar cada um dos pratos quando visitar o país — e de preferência nas regiões que originaram cada receita. Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas preciosidades de Portugal!
Resumindo
São vários os pratos típicos do país, mas podemos citar como os mais tradicionais: Bacalhau, Arroz de pato, Pastel de Nata, Queijo Serra da Estrela, Francesinha e o famoso Vinho do Porto.
O Bacalhau é, sem dúvidas, o prato mais conhecido e consumido do país. Consumido de diversas formas, seja em bolinho ou ensopado, o peixe faz sucesso não só em Portugal, mas também no Brasil e em outros lugares do mundo.