As culinárias do mundo movem pessoas para as mais diferentes culturas nos seis continentes. Afinal, sempre que conhecemos um país ou cidade nova damos aquela parada nos melhores restaurantes típicos de cada região.
Então, antes de se aventurar em um novo destino, é fundamental conhecer a culinária local e um pouco sobre os pratos mais famosos. Assim, além de ajudar no seu planejamento de viagem, você já se prepara para deliciar com ingredientes e preparos diferentes do que de costume.
Pensando em ajudar você nesse roteiro, elaboramos este guia com as principais culinárias do mundo. Acompanhe e conheça uma pitada da história da alimentação desses povos.
1. Culinária italiana
Começamos pela famosa Mamma Mia! A culinária italiana está entre as mais tradicionais e antigas do mundo. Além disso, é da Itália que temos chefes de renome mundial, como Carlo Cracco e Bartolomeo Scappi
Entre as culinárias do mundo, a italiana se caracteriza por ter influência de outros países, como da Grécia Antiga e da Arábia. Enquanto no norte da Itália, há muita influência da França, Hungria e Áustria, o sul foi predominantemente influenciado por povos árabes.
Por isso, em pratos típicos dos restaurantes do sul da Itália é comum encontrar carnes de coelho e porco, além de bastante molho de tomate.
Pratos típicos da culinária italiana
A gastronomia da Itália é marcada por massas, frutos do mar, vinhos, salames e queijos. Além disso, os pratos tradicionais levam bastante azeite e verduras.
Inclusive, muitos dos que os brasileiros comem no dia a dia são adaptações ou releituras da culinária italiana. Dito isso, vamos conhecer os pratos típicos e mais marcantes do país.
Risotto
Em tradução literal para o português, risotto significa “pequeno arroz”. Atualmente, tem uma grande variedade de preparos, ingredientes e acompanhamentos. Porém, no início, o seu preparo era somente com açafrão.
Segundo registros, o risoto surgiu no norte da Itália, no século XI. Segundo alguns relatos, foi a partir da tentativa de um pai estragar o casamento de sua filha.
Nessa versão, ele estava com ciúmes e teria colocado açafrão no arroz para deixá-lo ruim e estragar o banquete de casamento. No entanto, o resultado foi o contrário, porque todos os convidados amaram.
Polpettone
Polpettone é um bolinho feito com carne moída que pode levar diversos recheios e molhos. São bem semelhantes às almôndegas brasileiras. Tradicionalmente, o polpettone é servido frito como aperitivo antes do prato principal.
Relatos dizem que a receita teve origem no século XV, quando os cozinheiros passaram a usar sobras de carne. A partir disso, as pessoas faziam bolinhos com elas e utilizavam diferentes recheios.
Bistecca alla Fiorentina
Outro prato tradicional da gastronomia italiana é a bisteca. Muitas tradições das culinárias do mundo surgiram em comemorações, como é o caso da Bistecca alla Fiorentina. Esse é um prato típico de Florença.
O preparo era muito tradicional das festas de São Lourenço durante o século XVII. A receita é feita com T-Bone e acompanhada por salada. Segundo os chefs, o preparo era feito com grandes bifes (em torno de 6 cm de altura). Eles eram grelhados até ficarem mal passados.
2. Culinária francesa
Não tem como contar as histórias das culinárias do mundo, sem citar a gastronomia francesa. Conhecida por ser glamorosa, a culinária da França também é marcada por grandes nomes, como Alain Ducasse, Jacques Pic e Bernard Pacaud.
O destaque do país na cozinha começou ainda na Idade Média, quando as pessoas passavam por longos períodos de jejum. Depois, eram servidos grandes banquetes para clero e nobreza. Porém, as refeições eram feitas sem muita cerimônia, servidas sem pratos e com as mãos.
Já a alta cozinha começou a ser moldada no reinado do Rei-Sol (Luís XIV). O rei ficou conhecido por alterar preparos, receitas e a forma como os pratos eram servidos.
A partir disso, as refeições começaram a ser oferecidas de forma diferente, com boa apresentação, pratos e talheres. As tradições e ingredientes marcantes da culinária francesa variam conforme a região.
De modo geral, a gastronomia da França é marcada por:
- alho;
- ervas frescas;
- queijos;
- farinha de trigo;
- manteiga;
- bebidas alcoólicas;
- molhos;
- cogumelos.
Pratos típicos da culinária francesa
Os pratos típicos da França são repletos de sofisticação e resultado de premiações de importância mundial, como o Prêmio Michelin. Então, vamos conhecer um pouco da gastronomia tradicional que você encontrará em terras francesas.
Ratatouille
Ratatouille é um prato tradicional do país, que ganhou ainda mais popularidade após o famoso filme do ratinho, feito pela Disney.
A receita tradicional é uma união de abobrinha, berinjela, tomate e pimentão cortados em rodelas com molho de tomate feito com ervas, cebola e alho.
Macarons
Sim! Os biscoitos redondos, recheados e coloridos com cores maravilhosas são franceses. Os macarons são encontrados “a rodo” nas cafeterias e padarias da França. A receita tradicional leva amêndoas, clara de ovo e açúcar.
Inventado no reino francês, esse verdadeiro patrimônio cultural foi ganhando novas versões e receitas ao longo dos anos.
Magret de Canard
Considerado um dos pratos que os franceses mais gostam, Magret de Canard é feito com carne de pato. Ele tem versões grelhadas, defumadas e cozidas. Originado do sudoeste da França, é tipicamente acompanhado por saladas e molhos diversos.
Moules Frites
Seguindo as receitas salgadas, o moules frites surgiu em meados de 1789, segundo relatos. O prato é de mexilhão com batata frita. Simples, rápido e sofisticado.
A Normandia é muito famosa por suas receitas à base de frutos do mar. Por isso, esse é um prato que você encontra a cada esquina. Segundo chefs, o ideal é que os mexilhões sejam cozidos em um caldo feito com vinho, salsa, manteiga e cebola.
3. Culinária japonesa
Partindo para o continente asiático para conhecer as culinárias do mundo, temos uma que o povo brasileiro adaptou e faz sucesso: a culinária japonesa.
Presente nos animes e doramas, a gastronomia do Japão vai muito além do sushi e do Yakisoba. Em 2013, o Washoku (termo que se refere à cozinha tradicional japonesa) foi decretado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Tudo isso devido à sua história e tradição.
Tipicamente, o Japão tem pratos saudáveis, baseados em arroz, verduras, legumes e peixe. Essa tradição é reflexo de grandes dificuldades de alimentação que os japoneses sofreram no decorrer de sua história. Além disso, os pratos também refletem a sazonalidade de alimentos da região.
O arroz tem forte influência na economia e nos pratos japoneses. Isso veio a partir do século III a.C., quando se começou o cultivo do arroz. Mais tarde, o grão também passou a ser usado como base para a fabricação de saquê, alimentação para animais e na indústria de papel.
Pratos típicos da culinária japonesa
A gastronomia tradicional do Japão também tem muitos caldos, sopas e simbolismo. Normalmente, os pratos também são repletos de significados— como é de costume japonês.
Vamos conhecer alguns além dos tradicionais sushis, sashimis e tempurás?
Osechi Ryori
Se você visitar o Japão na virada do ano, encontrará o Osechi Ryori. Essa é uma refeição comum das festas de início de ano, servidas em Jubako (é uma caixa com divisórias).
Os itens servidos são:
- Tai: peixe pargo que simboliza eventos e festividades felizes;
- Datemaki: rocambole de omelete com pasta de camarão ou de peixe, simbolizando dias de esperança;
- Kuromame: soja preta que simboliza saúde para o novo ano;
- Tazukuri: sardinhas secas cozidas em caldo à base de shoyu, simbolizando abundância nas colheitas do ano;
- Konbu: espécie de alga que representa alegria;
- Kamaboko: pasta de peixe cozido em fatias, significando o nascer do sol e as festividades;
- Kazunoko: ovas de arenque, simbolizando prosperidade para a família
- Toshikoshi soba: trigo sarraceno que representa vida longa.
Dondon Yaki
É um prato tradicional da culinária japonesa, feito com uma massa semelhante à da panqueca. A receita leva alga marinha em flocos e cebolinha. Normalmente, é servido com molho e uma folha de alga por cima.
4. Culinária portuguesa
Ainda rodando as culinárias do mundo, vamos pousar em Portugal! A comida portuguesa é regada a azeite e muito vinho do Porto.
Influenciada pelos árabes, a culinária portuguesa é bem temperada e preza por ervas e ingredientes frescos.
Além disso, não há como falar da gastronomia de Portugal sem citar o Bacalhau. Na verdade, ele não é peixe. Esse termo é dado ao processo de salga e secura que os peixes da espécie Gadus morhua recebem.
Esse processo era feito desde o início do século XVI. É por isso que o bacalhau é tão importante para os portugueses. Afinal, os marinheiros salgavam e secavam os peixes para que eles não estragassem durante a jornada de volta à Terra Nova.
Pratos típicos da culinária portuguesa
Além do famoso bacalhau português e dos pastéis de nata, temos outros pratos tradicionais de terras portuguesas. Veja os que você não pode deixar de experimentar na sua viagem!
Caldo verde
Sim! O caldo verde, também muito consumido no Brasil, é uma receita portuguesa. Normalmente servido como entrada, ele é feito à base de batata e repolho picado, sendo finalizado com chouriço ou linguiça calabresa. No Brasil, se usa couve no lugar do repolho.
Essa entrada é típica do inverno e das festividades de São João, São Pedro e Santo Antônio, celebradas em junho.
Cabrito assado
Assim como os frutos do mar e o porco, o cabrito é uma carne muito consumida em Portugal. O preparo mais tradicional é assado e muito consumido na Páscoa. Na receita tradicional e mais antiga, a carne precisa marinar durante 24 horas em uma mistura de vinho, azeite, especiarias, alho e ervas.
Depois, deve ser cozida lentamente, durante horas em fogão à lenha. Normalmente, o cabrito é preparado durante o dia para o jantar. O acompanhamento fica por conta de batatas e arroz cozido feito no forno.
Peixinhos de horta
O nome do prato se dá pelo fato de o preparo ser parecido com pequenos peixes empanados e fritos. Porém, na verdade, são feijões.
Eles são passados em uma mistura de ovo e farinha para depois serem fritos. Relatos afirmam que foi dessa receita que os japoneses criaram o famoso tempurá.
5. Culinária mexicana
Arriba! Finalizando a nossa viagem pelas culinárias do mundo, vamos para o México.
Considerada como patrimônio cultural pela Unesco em 2010, a cultura alimentar do México é marcada por ingredientes milenares. Influenciados por povos espanhóis e colombianos, os mexicanos são referências quando o assunto são técnicas culinárias e práticas de cultivo.
A partir disso, os pratos têm sabores marcantes e picantes, com os principais ingredientes: feijão, pimentas, abacate, alho, tomate e carnes.
Pratos típicos da culinária mexicana
Com sabores encorpados, muita cor e presença, a gastronomia mexicana oferece experiências incríveis. Isso principalmente em celebrações típicas, como o Día de Los Muertos.
Confira alguns pratos que você não pode deixar de experimentar!
Guacamole
Guacamole é uma espécie de purê para acompanhar nachos. O preparo é feito com abacate, cebola, tomate e temperos. Esse é um dos aperitivos mais comuns do país que você encontra em barraquinhas, restaurantes e muito comum de ser feito em casa.
Chilli
Chilli é um preparo de feijão e molho de tomate bem apimentado, servido também de acompanhamento. Normalmente, é consumido com carne moída, nachos e tortillas. O chilli com carne, por exemplo, é o resultado da mistura de culturas entre o México e a Colômbia.
As culinárias do mundo reúnem tradição, histórias milenares e técnicas de preparo que passam de geração para geração. Então, quando visitar um desses países, faça da sua refeição típica da região um momento de aprendizado e de experiência.
Para conferir mais dicas de roteiro, planejamento de viagem e gastronomia mundial, siga a Remessa Online nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.
Resumindo
A culinária mais famosa do mundo é a italiana. De acordo com especialistas, ela influenciou a forma como muitos países preparam seus alimentos desde a antiguidade. Porém, todas as gastronomias são importantes e cheias de tradição.
As culinárias mais conhecidas do mundo são:
– italiana;
– francesa;
– japonesa;
– portuguesa;
– mexicana.