A cultura colaborativa promove benefícios tanto para a empresa quanto para o meio em que está inserida. Leia este artigo e saiba mais!
A cultura colaborativa é um dos grandes fatores responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade. Alguns exemplos práticos que provam esse ponto de vista são os aplicativos de carona e até mesmo moradias compartilhadas.
E é claro que no ambiente empresarial não seria diferente. Hoje, mais do que nunca, as empresas de sucesso buscam criar meios para que seus colaboradores conheçam e pratiquem esse comportamento — que é um dos pilares da Open Innovation.
Neste artigo, você descobrirá tudo que precisa saber para aplicar os benefícios da cultura colaborativa no dia a dia da sua organização. Vamos lá? Continue a leitura!
O que é Cultura Colaborativa
Para entender o que de fato esse conceito representa, vale conhecer o significado dos termos que formam a palavra.
A parte que se refere à cultura está diretamente ligada aos valores, crenças e comportamentos de um determinado grupo. Já a colaboração representa um trabalho em comum com o objetivo de desenvolver um propósito compartilhado.
Dessa forma, podemos dizer que a cultura colaborativa nada mais é do que o ato de alinhar projetos à missão, às metas e anseios de uma startup inovadora. Ainda, ela também é conhecida por trabalhar o DNA da organização no consciente dos colaboradores — ou seja, promover o engajamento deles com o propósito do negócio.
Benefícios da Cultura Colaborativa
Certo, mas como esse conceito impacta o desenvolvimento da organização? Bom, a cultura colaborativa oferece diversos benefícios tanto para a organização quanto para o meio em que está inserida. Confira os principais!
Promove a autonomia dos profissionais da empresa
Um dos objetivos da cultura colaborativa é promover o “sentimento de dono” nos colaboradores. Assim, ela aumenta a autonomia e o protagonismo profissional deles.
Aumenta o engajamento
Quando as pessoas que trabalham na organização se sentem responsáveis pelo sucesso do negócio, automaticamente, o engajamento como um todo é elevado.
Melhora a produtividade
Por consequência, a cultura colaborativa melhora a produtividade. Isso porque ela incentiva o compartilhamento da responsabilidade entre todos.
Torna o clima organizacional mais fluido
Como somatória de todos os benefícios apontados acima, temos um clima organizacional mais fluido, proativo e dinâmico. Aqui, vale destacar a importância da diversidade nas startups.
Como incentivar a cultura colaborativa dentro da sua empresa
Agora que você já sabe o que a cultura colaborativa representa e quais são os benefícios que ela oferece, é hora de descobrir como colocá-la em prática na sua empresa. Abaixo, veja 5 passos essenciais para que isso aconteça!
1. Invista em uma comunicação transparente
Para que os colaboradores possam contribuir com o sucesso da organização, eles precisam entender tudo o que acontece na empresa. Assim, o primeiro passo para implementar a cultura colaborativa é promover uma comunicação transparente com todos que se relacionam ao negócio.
Aqui, vale pensar em mudanças dentro do ambiente empresarial que aproximem as equipes e integrem os departamentos. Você pode, por exemplo, reduzir o número de paredes e deixar os espaços mais abertos no escritório.
2. Incentive a prática dos valores institucionais da empresa
Como falamos no início do artigo, a cultura colaborativa busca manter todos os projetos da empresa alinhados à sua missão e aos seus valores. Assim, é preciso incentivar sempre a prática dos propósitos do negócio, ou melhor, do DNA da organização.
Dessa forma, os colaboradores saberão qual o caminho correto para alcançar os objetivos da organização e poderão replicar esses valores em todos lugares que estiverem.
3. Delegue tarefas
Lembra que um dos benefícios da cultura colaborativa é o aumento da autonomia dos profissionais? Então, esse é o passo responsável por promover essa vantagem. Isso porque, é por meio do poder de delegar que os colaboradores desenvolvem o senso de donos do negócio.
A partir desse senso, eles podem buscar as soluções mais eficazes para os projetos. Além disso, se tornam mais criativos, inovadores e unidos ao propósito da organização.
4. Compartilhe as vitórias com todos
Uma cultura colaborativa significa que todos são responsáveis pelo sucesso da empresa, não é mesmo? Por isso, quando sua organização alcançar os resultados que busca, todos devem comemorar e compartilhar desse mérito.
Assim, independentemente das conquistas serem pequenas ou grandes, celebre-as com cada colaborador. Esse fator, promove a competitividade e incentiva o desenvolvimento de talentos. Ainda, por meio deste passo, as equipes crescem juntas e aprendem com suas falhas.
5. Promova treinamentos com frequência
Por último, mas não menos importante, temos o investimento em treinamentos.
Um dos pilares da cultura colaborativa é o compartilhamento de conhecimento. Dessa forma, é essencial promover ações como: eventos de capacitação, workshops, palestras, avaliações de desempenho e feedbacks.
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Resumindo
A cultura colaborativa nada mais é do que o ato de alinhar projetos à missão, às metas e anseios de uma empresa. Também é conhecida por trabalhar o DNA da organização no consciente dos colaboradores.