A cultura da Espanha influencia até hoje outros países que falam espanhol, como Argentina, Uruguai e Chile. Atualmente, esta nação é representada fora da Europa por cidades como Barcelona e Madrid, mas há muito mais conhecermos da Espanha. O país tem uma história muito rica, repleta de festas, banquetes e danças que só os espanhóis conseguem fazer.
Quer saber um pouco mais da cultura da Espanha enquanto se prepara para sua viagem ao país? Continue lendo!
Quais festas fazem parte da cultura da Espanha?
- Feria de Abril de Sevilha;
- Semana Santa de Sevilha;
- La Tomatina ou A Guerra do Tomate;
- As Fallas de Valência;
- Festas dos Pueblos;
- San Isidro Labrador.
Feria de Abril de Sevilha
A Feria de Abril é a comemoração mais popular da cidade de Sevilha e é uma das festas mais importantes da cultura da Espanha. Ela foi criada em 1847 como uma feira de pecuária e evoluiu para um evento anual com uma semana de duração.
A comemoração é o destino de turistas e famílias sevilhanas, que podem aproveitar as comidas típicas, bebidas, cantorias e a dança de Sevilha. Os dias de festas começam 1 ou 2 semanas depois da Semana Santa de Sevilha.
Semana Santa de Sevilha
A Semana Santa de Sevilha acontece entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Ressurreição. Durante 7 dias, carros decorados com o Nascimento e a Ressurreição de Jesus atravessam a cidade em direção à Catedral de Sevilha. Uma grande multidão acompanha as passeatas, junto às bandas espanholas típicas.
Essa, junto à Feria de Abril, é uma das festas mais tradicionais da cultura da Espanha.
La Tomatina ou A Guerra do Tomate
A famosa La Tomatina, em que pessoas atiram tomates entre si, acontece todos os anos na cidade de Buñol, em Valência. Criada em 1945, a celebração é uma das mais famosas do mundo e da cultura da Espanha.
O evento é sempre realizado na última quarta-feira de agosto e, para participar da brincadeira, é preciso seguir algumas regras. A mais importante delas é se assegurar de que os tomates estão esmagados antes de atirá-los, para que ninguém se machuque.
As Fallas de Valência
As Fallas de Valência acontecem anualmente entre os dias 15 e 19 de mês de março. Durante essa festa, que é considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, são dispostas cerca de 700 esculturas de madeira e papel machê por toda a cidade de Valência.
Os monumentos são admirados pelos turistas e moradores até o último dia, 19 de março, quando eles são queimados. O evento é considerado o carnaval de Valência, pois é quando as ruas da cidade estão mais recheadas e repletas de diversão.
Festas dos Pueblos
As Festas dos Pueblos são todas as comemorações específicas dos pequenos povoados espanhóis, como passeatas, exposições e feiras.
Em Barcelona, acontecem as Fiestas de la Mercè desde 1902. Turistas e cidadãos podem aproveitar uma das maiores festas de rua da Espanha, recheadas de música e apresentações na Plaça Sant Jaume. Também há a Fiesta de la Zanahoria Morá, a El Cascamorras, o Concurso de Castells, além de tantas outras.
San Isidro Labrador
San Isidro Labrador, patrono da cidade de Madrid, é homenageado com uma festa que acontece em maio na capital da Espanha. Vestidos com chulapos, os fiéis do Santo seguem em procissão até a Pradera de San Isidro para beber a água do santo.
Durante a romaria, as pessoas dançam, cantam, bebem a limonada tradicional (com vinho e frutas) e comem alimentos que fazem parte da cultura da Espanha, como rosquinhas com ovo, cobertas com açúcar, merengue ou amêndoas.
Quais comidas fazem parte da cultura da Espanha?
As comidas que fazem parte da cultura da Espanha são a Paella Valenciana, um prato feito à base de arroz que leva azeite de oliva, verduras, coelho e frango, e o famoso Gazpacho, uma sopa fria com vegetais e azeite. Também podemos destacar o Cocido Madrileño, comida muito famosa na cidade de Madrid composta por legumes, carnes, embutidos e grão-de-bico.
Quais doces fazem parte da cultura da Espanha?
Os doces que fazem parte da cultura da Espanha são os churros, a Tarta de Santiago – uma mini torta com amêndoas –, as Casadielles – pastéis fritos recheados com doces – e o Arroz com Leche, muito similar ao arroz-doce brasileiro. Os doces da Chocolatería San Ginés também são parte fundamental da cultura da Espanha.
Quais bebidas fazem parte da cultura da Espanha?
As bebidas que fazem parte da cultura da Espanha são os vinhos, principalmente aqueles das regiões de Navarra, La Rioja e Castilla y Léon. Vale apontar que uma das bebidas mais famosas do mundo é espanhola: a sangría. Espumantes, cervejas com suco de limão e o tinto de verano (vinhos diluídos com refrigerantes ou sucos) também são comuns no país.
Quais os horários das refeições na cultura da Espanha?
Os horários das refeições na cultura da Espanha são mais tardios, diferentemente de outros países europeus. O almoço começa a partir de 13h e vai até aproximadamente 16h. Já a janta acontece a partir das 20h e se estende até 22h30, ou 23h30 durante o verão.
O que é a siesta na cultura da Espanha?
A siesta na cultura da Espanha é o costume das pessoas retornarem à casa depois do almoço para cochilar. O comércio chega a fechar durante o período de 14h às 17h, principalmente durante o calor extremo do verão.
A palavra siesta tem origem do latim, na época do Império Romano, e significa “sexta”. O dia costumava ser dividido em 12 partes e, na sexta hora de cada dia, os romanos descansavam depois das refeições.
O que são as tapas na cultura da Espanha?
Os tapas na cultura da Espanha são pequenas porções de comida servidas como aperitivo para acompanhar vinhos e cervejas. É comum ir ao bar, pedir um vinho ou cerveja e receber tapas de queijos, azeitonas, etc. Tornou-se parte da cultura da Espanha “ir de tapas”, isto é, ir a um bar para beber e comer pequenas quantidades de comida.
Qual a origem e o que representa a dança flamenca na cultura da Espanha?
A dança flamenca na cultura da Espanha representa a união das muitas culturas que compõem e habitaram na Espanha. A origem do Flamenco vem da mistura de andaluza e dos árabes, israelitas, judeus, hebraicos e povos nômades que chegaram à Espanha no século XV.
Esse movimento artístico começou no sul do país, na região da Andaluzia, e se tornou parte importante da cultura da Espanha. A dança flamenca é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Por que na cultura da Espanha a aliança de casamento fica na mão direita?
Na cultura da Espanha, a aliança de casamento fica na mão direita por herança dos romanos, os primeiros a usar o anel nesta região. Eles acreditavam que a mão esquerda era sinal de má sorte, e que uma veia no dedo anelar direito estaria ligada diretamente ao coração de quem usa a aliança. Assim, o anel indicava que aquele coração já tinha dono.
O protocolo das alianças de casamento na mão direita é seguido pela maior parte da Espanha – com exceção da Catalunha e da Comunidade Valenciana, que usam os anéis na mão esquerda.
Existem diferenças regionais na cultura da Espanha?
Existem diferenças regionais na cultura da Espanha, já que o país é composto por Comunidades Autônomas que possuem certa independência e particularidades linguísticas, gastronômicas e comportamentais.
Diferenças gastronômicas na Espanha
A gastronomia da Espanha é influenciada pelo clima espanhol. O sul espanhol é bem quente, de forma que as comidas devem amenizar um pouco desse calor, como o Gazpacho. Enquanto isso, o norte do país é mais frio, então as pessoas dessa região tomam sopa para se aquecer.
Diferenças de comportamento na Espanha
As diferenças de comportamento na Espanha podem ser causadas pela variedade de climas. Como na região norte o clima é mais frio, a tendência é que as pessoas sejam mais fechadas e distantes. Enquanto isso, o espanhol do sul é mais simpático e falante entre si e com estrangeiros.
A regra não é absoluta, é claro, mas entende-se que a proximidade do sul da Espanha com outros países torne essa parte da população mais aberta às pessoas de fora.
Diferenças linguísticas na Espanha
As diferenças linguísticas na Espanha se dão pela presença de alguns idiomas considerados cooficiais ao espanhol: o catalão e o basco. Esses dialetos derivam de regiões mais particulares, e as pessoas de lá preferem usar sua própria língua devido à sua história e seus movimentos separatistas.
Outras linguagens que também existem na Espanha, mas que não possuem tanta presença quanto o catalão e o basco são o valenciano, o asturiano, o galego e o leonês.
A cultura da Espanha é diversa, festiva e influente
Quem vai à Espanha logo consegue ver – e até mesmo sentir – algumas familiaridades, como o espírito festivo e o uso de arroz na culinária. A cultura da Espanha foi além da Europa e chegou até a América do Sul, onde seus costumes podem ser sentidos entre nós e nossos irmãos falantes da língua espanhola.
Gostou de saber mais sobre a cultura da Espanha? Que tal aproveitar para seguir a gente nas redes sociais e acompanhar mais informações como essa? Estamos no Instagram, LinkedIn, Facebook e X (antigo Twitter) e YouTube!
Resumindo
As tradições culturais da Espanha são:
– Feria de Abril de Sevilha;
– Semana Santa de Sevilha;
– La Tomatina ou A Guerra do Tomate;
– As Fallas de Valência;
– Festas dos Pueblos;
– San Isidro Labrador.
A festa tradicional da Espanha é La Tomatina, ou Guerra do Tomate. Ela acontece em Buñol, em Valência, e arrasta multidões interessadas em jogar tomates umas nas outras.
Existem diferenças regionais na cultura da Espanha nos campos de gastronomia, comportamento e linguística.