Beautiful national state flag of Guatemala fluttering at sky background. Low angle close-up Guatemala flag 3D artwork.
A Guatemala fica na América Central e tem algumas características únicas. Conheça 17 curiosidades sobre a Guatemala e veja por que vale a pena viajar.
Já pensou em ir para um lugar paradisíaco, com praias lindas, muita história e cultura? Esse destino é a Guatemala. As curiosidades sobre o país chamam a atenção de muitos turistas, que desejam conhecer de perto as belezas do local. Apesar disso, ainda é pouco explorado pelo turismo internacional. Por isso, vale a pena considerar no seu roteiro de viagem internacional, caso queira ter ótimas surpresas e participar de atrações incríveis.
Com diversas influências culturais que prevalecem há muitos anos, o país se destaca pelas tradições que misturam as origens do povo Maia e espanhol. Afinal, é uma nação multiétnica e uma das mais populosas da América Central.
Se você está pensando em fazer uma viagem inesquecível e totalmente diferente, esse pode ser o destino ideal. Para ajudar, confira neste post 17 curiosidades sobre a Guatemala e saiba mais sobre esse país encantador!
A Guatemala é um destino turístico ainda pouco explorado, mas que reserva atrações incríveis e tem grande potencial para atrair cada vez mais pessoas ao país. É um lugar exótico, com belas cidades e muito a oferecer a quem deseja conhecer melhor a cultura local.
Com uma natureza exuberante, repleta de vulcões, lagos, bosques, sítios arqueológicos e ruínas da civilização Maia, conta com paisagens de tirar o fôlego. Tudo à beira do mar do Caribe. Quer algo melhor?
Essa descrição, provavelmente, te deixou com vontade de incluir o país no seu roteiro de viagem. Se esse foi o caso, conheça os principais locais que não podem deixar de ser visitados. Veja, a seguir, quais são eles.
Se você já foi para Ouro Preto, em Minas Gerais, já tem uma ideia do que é Antigua. A cidade guatemalteca é um destino obrigatório para quem deseja conhecer o país. Com um clima de cidade pequena e muita história para mostrar, é um lugar bonito e único.
Fundada em 1543, a cidade de Antigua tinha um nome curioso. Em português, ficava “Muito Nobre e Muito Leal Cidade de Santiago dos Cavaleiros da Guatemala”. Aos poucos, foi reduzida para “Santiago dos Cavaleiros da Guatemala”. Nessa época, ainda era a capital da antiga colônia espanhola Capitania Geral da Guatemala.
No entanto, em 1776, a capital foi transferida para a Cidade da Guatemala, onde permanece até hoje. O resultado foi que esse município passou a ser chamado Antigua Ciudad. E assim ficou até hoje.
Apesar de bastante histórica, Antigua já passou por vários terremotos. Eles destruíram a cidade e tudo ficou registrado no centro histórico. Quem visita o local vê várias ruínas derivadas do século XVIII.
No mesmo local, também é possível ver as casas históricas, todas de um ou dois andares. Elas têm, marcadamente, o estilo espanhol e são coloridas, o que traz um charme à cidade. Ainda há o estilo barroco em muitas construções. Tudo isso ajudou Antigua a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1979.
Hoje, a cidade tem um turismo internacional bastante forte. É segura para os visitantes e tem muitos hotéis e restaurantes, inclusive de luxo. Isso faz com que seja o principal destino de quem visita a Guatemala.
Uma característica interessante é o Vulcão Agua. Ele está inativo e pode ser visto de qualquer ponto da cidade. Por isso, torna-se quase que um ponto turístico. Outros locais de visitação obrigatória são:
Já Chichicastenango está a mais de 2 mil metros de altitude e fica rodeada de montanhas. É o local ideal para quem gosta de história e antropologia, porque a cidade deu origem às diferentes nações que surgiram do desmembramento do povo Maia.
Isso faz com que o local tenha uma grande diversidade de artesanatos e tecidos coloridos. Além disso, a gastronomia é focada em produtos locais, especialmente pimenta, milho, cacau e tomates.
Uma boa ideia é visitar Chichicastenango entre 13 e 22 de dezembro. Nesse período, ocorre o festival de santo na Igreja de São Tomás. Por isso, a cidade fica toda enfeitada, tem muita comida de rua, dança e procissões. Sem contar que os xamãs ficam nas escadas do templo de mais de 400 anos de construção queimando incensos e invocando espíritos antigos.
Outra curiosidade é o mercado de rua, que acontece às quintas e domingos. Nesses dias, são vendidas muitas ervas, verduras e frutas, além de artesanatos e outros produtos. Sem contar o próprio traçado da capital até Chichicastenango. Distante 140 km, o trajeto é um verdadeiro zigue-zague pela cordilheira, sendo um trajeto bastante bonito.
É um ponto turístico muito procurado por mochileiros. Fica a cerca de 120 km de Antigua e tem o lago, 3 vulcões e pequenos vilarejos. Vale a pena viajar entre novembro e abril — os meses mais secos.
As principais vilas para se hospedar no Lago Atitlán são:
De qualquer forma, é possível conseguir quartos por bons preços em qualquer um desses vilarejos.
Está localizado no norte da Guatemala e é o terceiro maior lago do país. Bem localizado, é o ponto de referência para ver outros lugares, como Santa Elena, San Bonito, Ilha das Flores e San Miguel.
O Petén Itzá é considerado um dos lagos mais bonitos do país. Isso porque tem águas calmas e transparentes, com várias tonalidades de azul e verde. Também é repleto de natureza e tem um pôr do sol considerado espetacular.
Uma característica é o grande valor arqueológico. Ainda é possível fazer várias atividades aquáticas. Por ali, você consegue visitar:
A Guatemala tem várias ruínas Maias. Esses três sítios arqueológicos são os principais do país. Entenda o que caracteriza cada um deles:
Por ser um país com diversas influências culturais, especialmente Maias e hispânicas, a Guatemala é cheia de curiosidades. Especialmente relacionadas com seus costumes, tradições e gastronomia.
Veja as principais curiosidades do país!
O idioma oficial da Guatemala é o espanhol e também é comum ouvir o inglês, por ser uma língua considerada universal. Entretanto, o país conta com 21 idiomas indígenas, herdados das comunidades Maias, além dos dialetos Garifuna e Xinca.
A Guatemala é repleta de vulcões. Ao todo, são mais de 30 e são atrações muito procuradas pelos turistas. No entanto, apenas 3 estão ativos. O país conta com os maiores vulcões da América Central. Eles são chamados Tacaná e Tajumulco, e ultrapassam 4 mil metros de altitude.
A natureza tropical da Guatemala é uma das mais diversificadas, com grande biodiversidade e variedade de recursos naturais. São muitas espécies de plantas e animais, como o pássaro Quetzal, considerado um símbolo nacional.
A culinária local é uma das mais complexas e saborosas da América Central, reconhecida por ser uma das mais deliciosas e variadas. São diversos pratos típicos e especiarias que retratam muito dos costumes locais, como:
O Rabinal Achí, também conhecido como dança Tun, é uma tradição que representa o único balé pré-hispânico das Américas. A dança é uma celebração internacional em que o participante se veste com roupas típicas e máscaras, passando por diversos rituais.
Os Maias ocuparam vários territórios e boa parte estava na Guatemala. Inclusive, um dos destaques é Tikal. Esse foi o grupo indígena mais importante da América Central e era bastante avançado. Seus conhecimentos eram voltados para:
Eles ainda desenvolveram uma escrita própria a partir de hieróglifos. Os Maias foram tão importantes que influenciam na religião, no idioma, no artesanato e no vestuário.
A famosa rede de café Starbucks compra boa parte dos seus produtos de produtores de Antigua. Por isso, é provável que você já tenha tomado a bebida guatemalteca, mesmo sem saber. Afinal, os grãos são distribuídos para todas as lojas do mundo.
Outra curiosidade é que o café instantâneo foi inventado na Guatemala, em 1906. O químico inglês George Washington morava no país e fundou a marca “Red E Coffee”.
O sul da Guatemala faz parte da Costa do Caribe e tem praias com areia branca. No entanto, aquelas viradas para o Oceano Pacífico têm areias pretas. Uma das mais famosas é a reserva de Monterrico, que tem um belo cenário devido ao contraste com a água cristalina. O motivo da areia ser preta são as cinzas vulcânicas.
Quem nasce na Guatemala pode ser chamado de várias formas. Eles são guatemaleses, guatemalenses ou guatemaltecos. Tanto faz. De qualquer forma, cerca de 40% dos habitantes são descendentes dos Maias — e os moradores do interior continuam falando idiomas originários dessa civilização.
Localizado na Sierra Madre, o Atitlán é um roteiro indispensável justamente por seu título. Tem uma profundidade de 340 metros. Além disso, um detalhe interessante é que esse lago tem um forte vento característico que ocorre ao meio-dia. Ele é chamado Xocomil.
O país produz a melhor e mais cara variante da pedra jade, chamada jadeíta. É uma rocha ornamental mais densa e dura, mas também muito mais rara e difícil de obter. Tanto é que é encontrada somente em 4 nações: Rússia, Myanmar, Japão e Guatemala.
A jadeíta é usada na composição de joias. Na cultura Maia, a jade era considerada símbolo de poder, riqueza e status. Também representava a vida, já que era como um passaporte para o outro mundo.
José Joaquín Palma fez a letra do hino da Guatemala após uma chamada pública para essa finalidade. Isso aconteceu em 1887 e, 10 anos depois, houve a proclamação oficial da letra. A melodia é de Rafael Álvarez Ovalle. No entanto, o fato do autor ser cubano fez com que a composição fosse assinada como “anônima” até 1910, quando Palma confessou que foi o responsável.
Os Maias utilizavam as penas de quetzal — um pássaro nacional — como moeda. Assim, o nome da moeda oficial atual é quetzal, referindo-se a essa ave. Além disso, o nome do país significa “terra das árvores”, segundo a antiga cultura tolteca. Por isso, a designação é Guatemala.
O vulcão Pacaya é um dos atualmente ativos da Guatemala. Ele fica em um parque nacional e muitos visitantes vão ao local todos os dias para ver e fotografar a lava que corre nos morros. Isso porque a atividade vulcânica é frequente e produz erupções grandes.
A bandeira do país tem 3 faixas de cores: duas azuis e uma branca no meio. As duas primeiras representam a paz entre os oceanos Atlântico e Pacífico. No centro, ainda há o quetzal e a referência ao 15 de setembro, dia da independência.
O aplicativo de idiomas Duolingo foi criado por Luis von Ahn, guatemalteco empreendedor e professor. Ele também fundou o reCAPTCHA, uma companhia vendida para o Google em 2009. Ou seja, ele criou o captcha, o validador que confirma que você não é um robô.
O avião do autor de O Pequeno Príncipe caiu no país em 1938. Saint-Exupéry ficou se recuperando no Lago Atitlán e lá ele teria visto o Cerro de Oro, ou Colina de Ouro. Isso teria inspirado o autor a desenhar o elefante dentro da jiboia, como se estivesse sendo consumido.
Além disso, a árvore do livro, os baobás, são similares à ceiba, a árvore nacional da Guatemala. Os Maias faziam ritos sob a copa, que chega a 50 metros de altura.
Quando os espanhóis chegaram na Guatemala por volta de 1523 e colonizaram até 1821, se depararam com a civilização Maia, altamente sofisticada e engenhosa, construindo pirâmides e obras que são visíveis até os dias de hoje.
As influências culturais da colonização espanhola e da civilização Maia permanecem na cultura da Guatemala desde então. Elas estão retratadas nas tradições, nos costumes, na gastronomia e nas religiões.
A capital econômica, política e cultural do país é a Cidade da Guatemala, maior cidade da América Central. Os serviços são uma das principais atividades econômicas do país, embora a agricultura também tenha destaque com a produção de café, milho, grãos, tabaco, gergelim, banana, cardamomo e manga.
Conhecer a Guatemala é uma grande vivência e a oportunidade ideal para apreciar todo o legado e influências culturais. O país é surpreendente, misturando tradições Maias e espanholas em meio a uma arquitetura única e natureza exuberante.
Para fazer uma viagem tranquila e aproveitar cada momento, o planejamento financeiro é indispensável. Por isso, vale a pena identificar a melhor forma de levar dinheiro em sua viagem ao exterior. A Remessa Online é uma empresa tradicional e oferece serviços de transações internacionais com as melhores condições do mercado financeiro.
Por meio da plataforma digital, você envia dinheiro com rapidez e economia pagando uma taxa justa, a partir de 1,3%. É a melhor alternativa para ter comodidade, segurança e eficiência para enviar dinheiro ao exterior.
Como você percebeu, as curiosidades sobre a Guatemala tornam o país ainda mais interessante e despertam cada vez mais a atenção dos turistas. Portanto, é um destino que vale a pena conhecer e viver experiências memoráveis.
Gostou do post? Se você deseja se planejar melhor para a viagem internacional, não deixe de ler sobre tudo que precisa saber antes de viajar ao exterior e ver dicas valiosas!
– No país, são falados 21 idiomas indígenas.
– Existem mais de 30 vulcões na Guatemala.
– É um país com grande biodiversidade.
– A gastronomia é marcante.
– Rabinal Achí.
– A Guatemala é considerada o coração da civilização Maia.
– O país fornece boa parte do café vendido na Starbucks.
– Você pode encontrar praias com areia preta.
– Existem várias formas de chamar o gentílico da Guatemala.
– O Lago Atitlán é o mais profundo da América Central.
– A Guatemala é um dos principais países produtores da pedra jade.
– O hino do país foi escrito por um cubano.
– A moeda é uma homenagem a um pássaro.
– Você pode ver e até fotografar a lava de um vulcão.
– A bandeira guatemalteca representa a paz.
– O criador do Duolingo e do captcha é guatemalteco.
– A Guatemala inspirou Antoine de Saint-Exupéry.
O oficial é o espanhol, mas existem outros 21 idiomas indígenas.
Boa parte tem pouco acesso à educação e vive em vilas. Além disso, o país é bastante focado em serviços, especialmente o turismo, e agricultura.
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…