Curso de inglês intensivo: vale a pena investir?

Aprender inglês através de um curso tradicional é algo que pode demorar anos. É por isso que cada vez mais pessoas estão investindo em cursos intensivos para acelerar esse aprendizado. Mas muitos fatores contam antes de decidir se vale a pena fazer um curso de inglês intensivo. Neste post analisaremos alguns deles.

O curso intensivo de inglês é uma oportunidade tanto para estudantes quanto para profissionais formados e executivos de negócios. Com ele, você consegue se aperfeiçoar no idioma de forma rápida e relembrar algumas regras que já haviam sido esquecidas.

Por ser um diferencial, aprender inglês é visto como obrigatório. Quando você faz um curso intensivo, alcança a fluência — pelo menos, na conversação — em poucos dias. Afinal, você se insere naquela cultura e não pode falar em português.

É por isso que muitas pessoas procuram essa oportunidade. Essa é uma forma de não perder tempo e destacar na faculdade ou no ambiente de trabalho com rapidez. Achou interessante? Então, saiba mais!

O segredo para o máximo aproveitamento do curso de inglês intensivo é o foco e a dedicação em aprender.

O que é um curso de inglês intensivo?

O curso intensivo de inglês consiste em aulas do idioma oferecidas diariamente ou algumas vezes por semana , o que soma uma carga horária maior do que a de cursos de inglês tradicionais. O objetivo é que o estudante esteja inserido no ambiente de aprendizado da língua. Durante o ensino são trabalhados quatro pilares: compreensão, fala, escrita e leitura.

Apesar de muita gente confundir, o curso intensivo é diferente do programa de férias. O segundo é realizado no período de folga, especialmente no meio e no final do ano, quando não são realizadas aulas regulares por um curso período de tempo. Assim, o estudante vê um semestre em apenas 4 semanas. Já o curso intensivo é realizado várias vezes por semana por um período maior do que apenas 1 ou 2 meses.

Como esse programa funciona?

O curso de inglês intensivo pode ser feito no ou no exterior. Ele tem uma carga horária dobrada, quando comparado às aulas tradicionais. Por isso, em vez de ser duas ou quatro horas por semana, chegam a oito horas no mesmo período.

Por esse motivo, o estudante tem um contato maior com o idioma, o que o força a falar mais e a tornar esse hábito em algo comum. Os encontros ocorrem dentro da sala de aula e também fora dela. Assim, é possível executar atividades de escuta, conversação, leitura e mais.

Devido ao processo de imersão, o curso intensivo de inglês tem bom viés pedagógico. Como você aprende, o retorno desse investimento também é ágil. Ao mesmo tempo, o custo-benefício é excelente, porque diferentes oportunidades devem surgir.

Para isso, é preciso seguir o cronograma estabelecido e cumprir as orientações dos professores. Você também deve evitar faltas, já que uma aula perdida tende a dificultar a compreensão do conhecimento.

O que considerar ao fazer um curso de inglês intensivo?

A metodologia diferente faz o curso intensivo requerer uma disciplina maior do estudante. Apesar de, geralmente, ser mais curto — costuma durar apenas alguns meses — ele requer que você compareça às aulas todos os dias, sob pena de perder importantes conhecimentos.

Além disso, deve estar disposto a dedicar tempo em casa também, a fim de aprender bem o idioma e alcançar a fluência com o curso de inglês intensivo. Por isso, matricular-se sem pensar sobre a sua situação atual é um erro. Veja o que considerar antes de tomar essa decisão.

Objetivos

Seu intuito é aprender mais? Alcançar a fluência do idioma? Aprender gramática? Aumentar seu vocabulário? Pense sobre o que pretende conquistar com o curso de inglês intensivo e veja se a proposta vai atender a essa expectativa.

Tempo

O curso exige uma dedicação quase que em tempo integral. Diferente dos regulares, é preciso fazer mais que ir às aulas. Por isso, seja realista e pense sobre quanto tempo tem por dia. Avalie a duração do programa e tenha certeza de que vai conseguir levar a iniciativa em frente.

Prática

As aulas ajudam muito a ter fluência no inglês, mas você também precisa continuar aprendendo e praticando. O empenho pessoal é ponto-chave nos cursos intensivos e deve ser mantido após seu término.

Aqui, você pode usar algumas ferramentas de imersão. Uma delas é o FluentU. A plataforma captura vídeos, filmes, comerciais, clipes e mais e transforma em lições personalizadas. Aos poucos, você aprende e pratica as regras gramaticais.

Outra opção é o Coursera, que oferece várias opções de curta duração em diferentes frentes, como comunicação, gramática, inglês acadêmico etc. Por isso, eles são complementares aos cursos intensivos.

Quais benefícios o curso pode oferecer?

Fazer um curso de inglês intensivo exige um nível diferente de comprometimento para que os resultados esperados sejam alcançados. Porém, quando você emprega esforços e disciplina, conseguirá atingir vários benefícios. Entre eles estão os seguintes:

Imersão no idioma

A prática e o aprendizado diários do inglês fazem com que você se concentre no ensino desse idioma. Aos poucos, domina a língua e consegue falar com qualquer nativo com facilidade.

Essa vantagem é acentuada quando você realiza o curso em outro país. Ao fazer o intercâmbio junto, a imersão é ainda maior e se estende para o período em que você está fora das aulas.

Mesmo sendo um investimento por vezes caro, o curso de inglês intensivo compensa pela rapidez com que você aprende a língua.

Segurança ao se comunicar em inglês

O aprendizado contínuo gera confiança ao falar inglês. A segurança aumenta de modo significativo, porque a carga horária é muito intensa. Com esse foco bem claro, há adaptação das aulas, que se tornam mais interativas e dinâmicas.

Os conhecimentos são, portanto, absorvidos com facilidade, o que diminui o tempo da chamada curva de aprendizagem. Em outras palavras, o processo se torna mais rápido e você consegue aplicar as informações em poucos dias.

Economia de tempo e dinheiro

Os cursos de inglês intensivos são mais caros, mas são excelentes investimentos para quem quer e/ou precisa aprender o idioma com rapidez. É possível conseguir desconto com o pagamento à vista, o que é uma facilidade.

Com a velocidade do aprendizado, você ainda economia com transporte, se estiver no , ou com o custo de vida em outro país. Afinal, o que levaria para ver em 5 ou 6 anos, demora apenas alguns meses.

Preparação para as diferentes oportunidades

Uma promoção no trabalho, a possibilidade de fazer intercâmbio ou a conquista de uma bolsa no exterior exigem preparação. Com um curso de inglês intensivo, você pode fazer o teste de proficiência e garantir que é fluente.

Isso gera um bom networking e ainda permite que você obtenha várias oportunidades pessoais e profissionais interessantes.

Quais escolas oferecem o curso intensivo de inglês?

Há oportunidades em diferentes instituições. Como destacamos, você pode fazer o curso de inglês intensivo no , mas existem mais oportunidades ao realizar um intercâmbio. Veja algumas escolas do exterior que oferecem essa possibilidade:

  1. The Middlebury Institute, EUA: oferece um curso que acrescenta habilidades culturais para ter sucesso com emprego ou graduação nos Estados Unidos.Os requisitos podem variar e é preciso ter um visto F-1 para estudar em período integral. A inscrição é online e, em alguns casos, há uma entrevista de acompanhamento;
  2. Indiana University, EUA: focado em escrita e leitura, amplia os conhecimentos para estudos acadêmicos. É preciso fazer um teste de nivelamento para saber qual é a aula mais adequada. Exige-se a apresentação de um diploma do Ensino Médio, ter 18 anos e ser capaz de pagar as despesas de acomodação e taxa de matrícula;
  3. Stafford House International, EUA, UK e Canadá: têm as modalidades intensiva e superintensiva. Trabalha as quatro principais habilidades, além de pensamento crítico, gramática e vocabulário. É possível fazer um plano de estudos personalizados. Para as aulas no Reino Unido, é preciso ter um visto de estudante. Ainda é necessário ter mais de 16 anos e fazer um teste de nivelamento na chegada;
  4. University of Wisconsin, EUA: voltado para o inglês acadêmico. Há programas de 15 semanas no outono e na primavera e de oito semanas no verão. É preciso ter diploma do Ensino Médio e 18 anos. O nível de inglês deve ser intermediário e você deve comprovar capacidade financeira de se manter fora do país durante o curso;
  5. Excel English, UK: oferece cursos o ano todo. Há cinco programas, inclusive um superintensivo. Trabalha as quatro habilidades e tem sessões de autoestudo guiadas e atividades sociais. É preciso ter 16 anos ou mais e nível elementar de inglês (A1).

Agora você já sabe como fazer um curso de inglês intensivo e onde se matricular. Então, chegou a hora de aproveitar e se planejar financeiramente. Assim, pode aliar as aulas a um intercâmbio, que ajudará ainda mais no aprendizado.

Gostou da ideia? Saiba tudo sobre os cursos profissionalizantes no Canadá, chamados de career college, e veja como participar deles!

Resumindo:

Quanto tempo dura um curso intensivo de inglês?

Tudo depende do programa em que você se inscreve. Pode levar de poucas semanas a alguns meses.

O que é um curso intensivo?

É uma prática metodológica em que você executa várias atividades somente em determinado idioma para aprender mais em menos tempo. São trabalhadas escrita, conversação e escuta com cargas horárias dobradas.

Related posts

O que levar para a Itália: 5 dicas do que não pode faltar

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais

Novo cronograma do CNU: resultados em 11 de fevereiro