O estoque é parte fundamental do processo de vendas, uma vez que, se não houver a quantidade necessária de produtos, as compras podem ser interrompidas. Por isso, manter o estoque organizado e atualizado é fundamental para garantir a satisfação do cliente, permitindo que o produto desejado esteja sempre disponível. Nesse sentido, a estratégia da Curva ABC aparece como uma abordagem eficaz para alcançar esse objetivo.
A metodologia da Curva ABC é fundamentada na classificação dos produtos de uma empresa com base em sua importância, valor e impacto financeiro. Quanto mais dinheiro em caixa o item trouxer, mais alto na curva ele estará.
Quer saber mais sobre a Curva ABC? Continue a leitura!
O que é a Curva ABC?
A Curva ABC é um meio de classificar e priorizar os itens de um estoque. Esse sistema identifica quais são os produtos mais importantes no depósito, qual o seu papel de retorno financeiro e como ele impacta no dia a dia das vendas.
Essa abordagem oferece uma visão detalhada sobre quais são os produtos ou itens de um estoque que demandam mais atenção e recursos da empresa. Com essa estratégia, a gestão consegue identificar a forma mais produtiva de alocar tempo, esforço e recursos. O uso da Curva ABC ajuda a otimizar os recursos que são gastos com o armazenamento de produtos.
Como funciona a Curva ABC?
A Curva ABC funciona como uma forma de categorização de produtos, baseada no valor deles. Muito utilizada na gestão de estoque, ela tem três grupos distintos: A, B e C. Os itens do Grupo A representam uma pequena porcentagem em quantidade, mas contribuem significativamente para o faturamento da empresa. Os produtos do Grupo B estão em um ponto intermediário, enquanto os do Grupo C consistem na maioria dos itens, mas têm um impacto financeiro menor em comparação com os grupos A e B.
Esse método se baseia no Princípio de Pareto, ou a Lei 80/20, onde 80% das vendas são causadas por 20% dos produtos no estoque. Essa regra ajuda a identificar com a Curva ABC quais são os itens que possuem maior demanda do cliente e que não podem faltar no estoque.
Para entender melhor, veja com detalhes como é feita a classificação de cada grupo da Curva ABC!
Curva A
A Curva A diz respeito aos produtos mais importantes do seu estoque e o carro chefe do seu negócio. Esses itens equivalem a 20% do total armazenado e refletem até 80% do seu lucro. A mercadoria da Curva A tem usualmente menos demanda recorrente e, por isso, precisa de menos espaço no estoque.
Curva B
As mercadorias pertencentes à Curva B são os produtos de média importância e consumo do seu negócio. Esses itens equivalem a 30% do total armazenado e refletem 15% dos lucros. Os produtos da Curva B têm um fluxo mediano no estoque, mas que é maior do que a mercadoria da Curva A.
Curva C
Os produtos menos importantes, mas mais consumidos do seu estoque, são classificados pela Curva C da Curva ABC. Esses itens equivalem a 50% do total armazenado, porém refletem só 5% do seu lucro integral. São as mercadorias mais comercializadas, pois tem um valor mais baixo, o que aumenta o fluxo do estoque da empresa.
Qual a importância da Curva ABC?
A Curva ABC é importante para priorizar o espaço e o investimento em produtos no estoque. Com essas informações em mãos, é possível focar nos itens que podem trazer mais lucros ao negócio – ou que fazem mais sentido no período analisado -, pensando também na satisfação do cliente.
O uso da estratégia da Curva ABC permite que, ao focar na gestão eficiente desses itens, especialmente os de alto valor (Grupo A), as empresas possam otimizar seus processos, reduzir custos e melhorar a rentabilidade global do negócio.
A Curva ABC é um guia fundamental para a alocação inteligente de recursos e esforços, permitindo que as organizações identifiquem as áreas mais lucrativas do negócio e desenvolvam estratégias direcionadas para maximizar resultados e satisfação do cliente.
Os serviços da Curva ABC também envolvem o direcionamento da atenção da organização para os clientes em potencial que busquem produtos específicos. Isso otimiza o retorno sobre o investimento em esforços de vendas e campanhas promocionais.
Quando a Curva ABC é utilizada?
É interessante usar a Curva ABC quando a organização precisa gerir um estoque e/ou classificar os itens armazenados entre A, B e C (maior, média e menor demanda dos clientes, respectivamente). Esse método ajuda a organização a focar sua atenção em quais são os produtos que trazem mais retorno e satisfação ao cliente.
Ao usar o sistema ABC, a empresa consegue otimizar a operação, tempo, esforço e recursos de armazenamento. Essa metodologia possibilita ver integralmente todas as partes do negócio, desde suas falhas até quais são os pontos fortes, para então que a gestão tome as melhores decisões.
Como calcular a Curva ABC?
Para calcular a Curva ABC, identifique a porcentagem de participação de cada produto no faturamento total da empresa. Depois, classifique-os do maior para o menor percentual e separe os primeiros que somarem 80%, depois 15% e 5%. No entanto, essa divisão não é rígida e pode ser adaptada. Se vários produtos têm impactos semelhantes no faturamento ou custos, eles podem ser agrupados na mesma categoria, mesmo que isso signifique uma divisão diferente de 80/15/5.
Para calcular a participação de um produto, multiplique o faturamento dele por 100 e divida pelo faturamento total da empresa (faturamento do produto x 100 / faturamento da empresa = x%). Supondo que o faturamento mensal da empresa seja de 150 mil e que um produto representa 30 mil, a conta fica: 30 x 100 / 150 = 20%.
Quais as vantagens de aplicar a Classificação ABC no estoque?
A Curva ABC identifica os pontos de atenção que devem ser considerados pela empresa, como quais produtos trazem mais lucros e quais são os itens mais vendidos. Com o uso da metodologia, a empresa sabe a mercadoria que precisa ser reposta mais regularmente e qual a representação dos produtos no faturamento.
Quais os erros comuns no uso da Curva ABC?
A aplicação da Curva ABC pode ter erros como não considerar a validade dos produtos conforme o seu tempo de venda, a oscilação do mercado e consequentes mudanças de preços, as variações nas linhas dos produtos e até mesmo a alteração do comportamento dos consumidores.
Para evitar ter esses problemas, é fundamental checar as informações da Curva ABC regularmente e atualizar os dados dos produtos se for necessário. É importante monitorar o comportamento dos clientes, para saber se suas demandas continuam as mesmas. Caso haja necessidade de fazer alterações na Curva ABC, considere novamente quais são os produtos que têm mais saída, que representam a maior parte dos lucros e que estão no meio-termo.
Fique atento às oscilações de mercado e também às oportunidades oferecidas pela indústria. Pode ser que uma promoção de um dos seus produtos otimize seus recursos e aumente seus lucros.
Como a Curva ABC ajuda as empresas?
A Curva ABC possibilita o gerenciamento do estoque para que os produtos mais vendidos continuem disponíveis para os clientes. Ela também dá uma visão de qual é a participação de cada produto nos lucros do negócio, facilitando o manejo do estoque.
Use a Curva ABC e garanta um estoque otimizado
O método de organização da Curva ABC oferece algo além da organização: a oportunidade de identificar onde você é forte e como pode melhorar. Esse tipo de ferramenta é muito valiosa e pode otimizar seus processos, seu faturamento e sua administração.
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Resumindo
A Curva ABC é um meio de classificar e priorizar os itens de um estoque. Esse sistema identifica quais são os produtos mais importantes no depósito, qual o seu papel de retorno financeiro e como ele impacta no dia a dia das vendas.
A Curva ABC é importante para priorizar o espaço e o investimento em produtos no estoque. Com essas informações em mãos, é possível focar nos itens que podem trazer mais lucros ao negócio – ou que fazem mais sentido no período analisado -, pensando também na satisfação do cliente.
Para calcular a Curva ABC, identifique a porcentagem de participação de cada produto no faturamento total da empresa. Depois, classifique-os do maior para o menor percentual e separe os primeiros que somarem 80%, depois 15% e 5%. No entanto, essa divisão não é rígida e pode ser adaptada. Se vários produtos têm impactos semelhantes no faturamento ou custos, eles podem ser agrupados na mesma categoria, mesmo que isso signifique uma divisão diferente de 80/15/5.