Ao fazer negócios no comércio exterior, é importante saber calcular os custos de importação porque eles impactam diretamente o lucro e precificação de uma mercadoria. Esses custos vão além do preço do produto e frete, incluindo impostos, taxas alfandegárias, conversão da moeda, entre outros fatores que precisam ser considerados.
Acompanhe abaixo e entenda quais são os principais custos de importação e como calcular. Vamos lá?
Os custos de importação são todos os valores pagos desde a compra do produto até sua chegada ao estoque do importador, como o preço do produto, frete, seguro, impostos, entre outros. Entenda cada um deles.
Representa o preço do insumo, da matéria-prima ou do produto acabado que está sendo importado. O valor será repassado ao fornecedor, ou seja, o dono da fábrica ou atacado que comercializou as mercadorias.
São os valores pagos aos governos federal, estadual e municipal. Incidem nas operações e indicam que o processo foi legalizado. O único tributo específico do procedimento de compra de outros países é o Imposto de Importação (II).
O cálculo é feito com base em alíquotas variáveis. Elas dependem da mercadoria e variam de 0 a 35%. Também existem outros tributos que devem ser considerados.
O frete internacional é o custo de importação para transportar mercadorias de um país para outro e envolve várias etapas e opções, desde a coleta na origem até a entrega no destino. Esse transporte pode ser marítimo, aéreo, rodoviário, ferroviário, ou dutoviário.
Além disso, é preciso atenção aos Incoterms (Termos Internacionais do Comércio), termos contratuais que definem as responsabilidades entre exportador e importador, estabelecendo quem paga o frete, quem assume os riscos, entre outros detalhes.
Para calcular o valor do frete são considerados os custos de coleta, combustível, pessoal, pedágios, rota, meio de transporte, armazenagem, taxas alfandegárias entre outros. O preço final depende dos detalhes da carga e dos serviços exigidos por lei.
Para fazer importações de cargas acima de 3 mil dólares é preciso habilitar a empresa no RADAR Siscomex e despachante aduaneiro. É possível que o valor cobrado fique entre R$ 800 e R$ 1.500 por operação. Varia conforme a complexidade do serviço e o volume das mercadorias.
A TUS (Taxa de Utilização do Siscomex) permite custear o próprio sistema do Siscomex. Ela é calculada com base na quantidade de adições e recolhida no momento do registro da Declaração de Importação (DI). A taxa de cobrança é de R$ 185,00 por operação, e um acréscimo de R$ 29,50 em casos de importações de produtos diferentes em um mesmo pedido.
Você também deve considerar os custos com a conversão da moeda e transferência internacional para pagar por suas importações. Os valores irão depender de fatores como a cotação da moeda, margem de lucro cobrada pelo banco, taxas de administração para transferência internacional, entre outros. Por isso, o mais indicado é usar plataformas digitais, como a Remessa Online, que possui taxas econômicas, além de uma assessoria personalizada.
É recomendado, apesar de não ser obrigatório. Nesse caso, o custo da importação fica entre 0,5% e 2% do valor da carga. Vale a pena pagar, mesmo que não haja imprevistos na operação. Afinal, se existir algum, o prejuízo será grande.
As taxas de importação são impostos cobrados pela Receita Federal sobre produtos vindos do exterior. No Regime de Tributação Simplificada (RTS), aplica-se uma taxa única de 60%, com isenção de IPI, PIS e COFINS e redução para 20% em compras até US$ 50. Esse regime vale para compras de até US$ 3 mil, enviadas por remessa postal ou transporte aéreo internacional.
Se a mercadoria for taxada, o comprador recebe uma notificação por e-mail ou correspondência, podendo realizar o pagamento diretamente pelo site dos Correios.
Lembre-se que muitas vezes as taxas de compra, frete e seguro podem ser pagas em dólares (USD) ou outra moeda. Portanto, você deve considerar os valores da conversão, transferência internacional e possíveis taxas do banco em seus custos.
A Declaração de Importação (DI) foi substituída pela Declaração Única de Importação (DUIMP). Você deve fazer esse documento para garantir que informações financeiras e comerciais a respeito da operação de comércio exterior e das mercadorias adquiridas estejam corretas e não tenha divergências nos custos de importação.
Para preencher o documento, é preciso ter acesso ao Siscomex. A inserção dos dados é referente a cada uma das mercadorias. Além disso, a ocorrência de divergências ou inconsistências, pode provocar atrasos na liberação da carga ou problemas de tributação. Assim, é preciso garantir um preenchimento correto.
Para pessoas jurídicas, não existe valor mínimo para não pagar a taxa de importação.
Já para pessoas físicas, o limite de compras no exterior para uso pessoal é de US$ 1.000 para quem retorna ao Brasil por avião ou navio ou de US$ 500 para quem retorna por via terrestre (carro ou ônibus). Além disso, é permitido um limite extra de US$ 1.000 em compras nas lojas duty free, tanto na entrada quanto na saída do país.
Atualmente, não há mais isenção para compras na internet até US$ 50, agora a taxa de importação nesses casos é de 20%.
As despesas devem ser informadas no sistema RADAR e no Siscomex, trazendo todos os dados solicitados. Isso é fundamental, porque as informações inseridas nos softwares serão utilizadas pela Receita Federal e outros órgãos de fiscalização para acompanhar as atividades empresariais.
Também é importante preencher os documentos referentes ao processo, como a DUIMP. Depois, todos os custos devem ser lançados corretamente nos livros fiscais da companhia. Afinal, eles influenciam o fluxo de caixa e os lucros obtidos. Então, a discriminação correta de todos os itens é fundamental para a regularidade fiscal da empresa.
Valor da mercadoria
Imposto de Importação (II)
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
PIS-Importação
COFINS-Importação
Taxa de despacho aduaneiro e outras taxas alfandegárias
Frete e seguro internacional
Para compras até US$ 50, há uma taxa de 20%. Para valores entre US$ 50,01 e US$ 3 mil, aplica-se uma taxa de 60%, com dedução de US$ 20 no imposto final. Compras acima de US$ 3 mil seguem uma tributação para pessoa jurídica.
Some o preço do produto, frete e seguro, depois calcule os impostos e o ICMS, as taxas alfandegárias, taxas de conversão da moeda para calcular o custo final.
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