Para quem pensa que os modelos de gerência baseados em hierarquia são datados e merecem ser atualizados, apresentamos a DAO. O conceito foi criado em 2013 pelo fundador da Etherum, Vitalik Buterin, e funciona com tokens de governança, que podem ser comprados por qualquer pessoa.
As DAOs são modelos de negócios que promovem uma gestão empresarial descentralizada. Ou seja, ao invés de diretorias, gerências e líderes, uma empresa com essa estrutura é dirigida pelos detentores dos tokens. Essa comunidade vota nos assuntos que dizem respeito a ela e as decisões são tomadas democraticamente, com altos níveis de transparência.
Continue a leitura para entender!
O que é uma DAO?
Uma DAO é uma empresa com uma estrutura de poder e organização descentralizada. Nesse modelo de negócios, o empreendimento é gerido por uma comunidade virtual que decide em conjunto quais serão as ações tomadas pela organização. Esse tipo de negócio opera com base em contratos inteligentes hospedados em blockchain, que são votados por membros da comunidade.
A estrutura de uma DAO é integralmente online, não havendo sede ou uma administração tradicional. Empresas que fazem parte desse regime “Decentralized Autonomous Organization” disponibilizam tokens de governança. Quem comprar esses tokens, tem o direito de votar nos assuntos que dizem respeito a elas.
Como funciona uma DAO?
A DAO funciona por meio de um sistema de votações que permite que a vontade da maioria seja respeitada e que nenhum membro individual interfira nas decisões do todo. Para determinar as ações, um contrato inteligente é hospedado na blockchain e é votado por todos os membros da comunidade gestora da empresa.
Assim, para que a decisão final seja tomada, é preciso que a ação tenha apoio de uma maioria entre os votantes. Em alguns casos, as votações podem ser mediadas por gerentes apontados pela comunidade.
Para participar das votações, o membro da comunidade gestora precisa comprar tokens de governança da empresa. Assim, ele ganha o direito de decidir sobre as questões administrativas da organização.
Quais as vantagens de uma DAO?
Entre as vantagens de uma DAO estão a transparência e descentralização na tomada de decisões, tornando-a mais democrática e segura. Suas decisões são tomadas por meio de votações majoritárias de seus membros e todo o histórico de gestão de uma DAO pode ser visualizado por todos os seus membros.
Os processos administrativos de uma DAO são mais horizontais e a opinião de seus membros é considerada antes de atingir um ponto comum entre eles. Além disso, por seu código da blockchain ser aberto, todos os membros podem visualizar processos e decisões feitas na empresa, como movimentação de recursos financeiros ou compra de insumos, por exemplo.
Quais as desvantagens de uma DAO?
Por ser hospedada integralmente online, a DAO pode sofrer erros com códigos, problemas de segurança e ataque de hackers, que podem acarretar quedas repentinas de lucro. As comunidades virtuais também podem crescer muito e atrasar na tomada de decisões. Se for preciso fazer qualquer alteração de regras, contratos ou mesmo de cursos de ação, é necessário que todos os membros votem, o que pode complicar um cenário que precise de soluções rápidas.
Caso a comunidade aumente exponencialmente, a rede blockchain também pode sofrer para processar todas as operações dos membros. Ainda, a sociedade pode participar menos ativamente das decisões se não conseguir ultrapassar a complexidade tecnológica de uma DAO. Algumas organizações evitam implementar essa metodologia por não possuir todo o conhecimento técnico sobre a rede blockchain, os contratos inteligentes e até mesmo a manutenção do sistema.
Quais são os riscos de uma DAO?
Entre os riscos de uma DAO está a possibilidade de ser suscetível a ataques de hackers e bugs no código de blockchain, pois a DAO está integralmente conectada à internet. Além disso, por conta da descentralização desse modelo de negócio, qualquer mudança de decisão – inclusive a alteração de regras de segurança – passa pelo crivo de toda uma comunidade de governança. É preciso então que haja uma votação para tomar uma decisão e ela só será aprovada se houver o consenso da maior parte dos membros da comunidade.
Uma vez que as regras foram estabelecidas no blockchain, é bastante difícil mudá-las. Qualquer lacuna no arranjo da DAO acaba por não ser facilmente resolvida e, por isso, as DAOs são conhecidas por serem quase imutáveis.
Qual a história e o surgimento da The DAO?
A The DAO é o nome de uma DAO que surgiu em abril de 2016 com a proposta de oferecer um modelo de negócios digital para empresas que quisessem operar de forma autônoma e descentralizada. A The DAO foi financiada com mais de US$ 150 milhões em vendas de tokens, tornando-se uma das maiores campanhas de financiamento coletivo da história.
O sistema DAO era hospedado no blockchain Ethereum em código aberto para uso e consulta de qualquer um com acesso à internet. No entanto, essa facilidade de acesso acabou tornando a DAO vulnerável para hackers.
Indivíduos encontraram falhas no código, invadiram a The DAO, e roubaram mais de US$ 50 milhões em Ether de usuários. Esse episódio enfraqueceu a reputação do Ethereum, chegando a dividi-lo em dois, e do próprio conceito de negócios de uma DAO.
O dinheiro foi restituído, mas o estrago já estava feito e a The DAO encerrou suas atividades em junho de 2016. O episódio marcou a história do modelo de negócios e suas falhas serão levadas em consideração para as futuras DAOs que existissem.
Quais os principais exemplos de DAO?
Os principais exemplos de DAO são:
- BitShares: uma plataforma de câmbio descentralizada que permite negociações rápidas de criptomoedas;
- Dash: uma criptomoeda descentralizada onde é possível fazer pagamentos imediatos e outras transações financeiras;
- Digix Global: uma corporação que oferece tokens digitais de ouro, que equivalem a montantes do metal físico.
O que é DApp?
Os DApps são apps descentralizados de código aberto baseados no blockchain da Ethereum. Nesse tipo de aplicação, o usuário tem controle total da aplicação, com maior participação e transparência sobre o que acontece no aplicativo. Esse tipo de aplicativo não necessita de pontos de controle ou servidores centrais. A sigla Dapp deriva de “Decentralized Application” (em português, aplicativos descentralizados).
É possível usar os Dapps para desenvolver aplicativos de educação financeira, atendimento ao cliente, financiamento coletivo e até mesmo para a criação de redes sociais descentralizadas. Em todos os casos, a plataforma não possui um único gestor, sendo gerida por todos seus usuários.
A DAO é uma companhia para quem busca igualdade corporativa
A gestão empresarial pode ser uma parte complicada da operação de uma companhia. A hierarquia das empresas coloca as decisões na mão de uma parcela pequena de funcionários, que podem não atender às expectativas ou demanda do resto de seus colaboradores. As DAOS são uma alternativa a esses problemas.
Com um código de conduta baseado em contratos digitais, a DAO não age por interesses próprios e sim pelo bem comum da companhia. Por ser em formato de blockchain, todas as informações estão públicas e disponíveis para quem quiser conferir se seus investimentos e interesses estão sendo respeitados.
Gostou de saber sobre o tema? Então, que tal aproveitar para seguir a Remessa Online nas redes sociais e acompanhar outros conteúdos como este? Estamos no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e YouTube!
Resumindo
Uma DAO é uma empresa com uma estrutura de poder e organização descentralizada. Nesse modelo de negócios, o empreendimento é gerido por uma comunidade virtual que decide em conjunto quais serão as ações tomadas pela organização. A DAO opera com base em contratos inteligentes hospedados em blockchain, que são votados por membros da comunidade.
A DAO funciona por meio de um sistema de votações que permite que a vontade da maioria seja respeitada e que nenhum membro individual interfira nas decisões do todo. Para determinar as ações da DAO, um contrato inteligente é hospedado na blockchain e é votado por todos os membros da comunidade gestora da empresa.
Entre as vantagens de uma DAO estão a transparência e descentralização na tomada de decisões, tornando-a mais democrática e segura. Suas decisões são tomadas por meio de votações majoritárias de seus membros e todo o histórico de gestão de uma DAO pode ser visualizado por todos os seus membros.