O Real está no top 5 de moedas que mais valorizaram em 2021. Isso é consequência da expectativa com o ciclo de alta de juros no país, que pode comprometer o ritmo de crescimento econômico.
Por outro lado, EUA segue firme no seu plano de retomada da economia, ao passo que Europa segue esse caminho – mas com mais dúvidas do que certezas. O Reino Unido sofre com a perspectiva de nova onda da variante delta do coronavírus, o que pode frear ainda mais o crescimento da economia.
Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
Como esperávamos, após as decisões de política monetária nos EUA e Brasil, o Real passou por um forte processo de apreciação – reflexo da política expansionista nos EUA e demais países desenvolvidos.
Contudo, o Brasil está adotando uma postura mais contracionista, estimulando a entrada de dólares, a valorização do Real e a queda da inflação por meio do aumento da Selic. A expectativa é que terminemos o ano com uma taxa em torno de 7% e com o dólar em torno de R$ 4,50.
A macrotendência permanece. O mundo continua olhando para os EUA e tentando assimilar o impacto dessa potencial enxurrada de dólares no mundo. A economia estadunidense está ainda mais em foco após os avanços do plano europeu que também pode desvalorizar bastante o Euro.
Com essas expectativas, a cotação do dólar deve se manter apreciada na próxima semana.
Seguimos de olho.