Semana carregada de polêmicas no mercado. Políticos de alto escalão no Brasil e no mundo envolvidos em operações suspeitas, dados econômicos ruins no Brasil, Zona do Euro e Reino Unido, além de mais um episódio da novela da crise imobiliária chinesa.
Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
Em um contexto tão conturbado, a moeda brasileira permanece em tendência de depreciação. O cenário político deve jogar ainda mais a favor desta tendência, podendo elevar a cotação do Real.
Não podemos esquecer que o Banco Central está atuando fortemente com swaps cambiais para conter movimentos bruscos e, em alguma medida, tentar controlar a própria cotação da moeda.
Em termos de agenda, a próxima semana estará bastante carregada, principalmente no exterior. Destaque para os dados de inflação e as atas da última reunião de política monetária dos EUA, ambos na quarta (13).
Aqui no Brasil, a semana será mais curta, dado o feriado na terça-feira (12). Apesar da abertura dos mercados na segunda (11), muitos comércios e outros estabelecimentos estarão fechados.
Com tudo isso em vista, a próxima semana deverá apresentar uma nova continuidade da depreciação do Real, ainda que acreditemos que deva ocorrer em menor magnitude do que o visto nesta semana. A atuação do Bacen pode, inclusive, reverter esta tendência.
Seguimos de olho.