Acordo entre EUA e China impacta agronegócio brasileiro. Mais um plano trilionário em votação na Câmara dos Representantes dos EUA, além de perspectivas otimistas para as festas de final de ano no Reino Unido e alertas acerca da inflação na Zona do Euro.
Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
Tivemos uma semana de depreciação significativa do Real, revertendo o movimento da semana anterior. Boa parte do desempenho do Real pode ser atribuído às polêmicas no mundo político, mas o elemento externo teve bastante contribuição – com destaque para o compromisso dos sino-americano de importar produtos de países comprometidos com o desmatamento.
Na próxima semana, teremos uma agenda econômica mais enxuta, bastante focada na divulgação de PMIs compostos dos principais países do mundo – todos resultados preliminares. Mas aqui no brasil, também teremos dados importantes, como o desempenho do setor externo (IDE e transações correntes), além do desempenho do crédito no país.
No mais, o IBGE divulgará o IPCA-15, prévia do índice oficial de preços ao consumidor que baliza as decisões de política monetária no país. Devemos lembrar que há grandes expectativas com o índice, uma vez que a inflação brasileira já supera os dois dígitos.
Neste contexto, a próxima semana, que será mais curta nos EUA por conta do Dia de Ação de Graças, deve trazer continuidade da depreciação do Real, mas em menor grau.
Seguimos de olho.