De Olho no Câmbio #152: Inflação e Ômicron

A semana foi de grande expectativa em torno da decisão de política monetária de mais de vinte bancos centrais ao redor do mundo. Apesar da semana movimentada, o ponto alto, como sempre, foi a decisão do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

Paralelo a isso, nesta semana tivemos conhecimento dos dados preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de diversos países, com olhar especial aos países da Europa. 

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

>> Real vs Dólar
>> Real vs Euro
>> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A próxima semana será bem mais curta, graças ao feriado de Natal na maior parte dos países ao redor do mundo. Ainda assim, teremos dados relevantes na agenda econômica. 

No Brasil, o destaque vai para o IPCA-15 que será divulgado pelo IBGE na quinta-feira (23). O IPCA-15 é a prévia da inflação oficial e deve manter a tendência de aceleração e alta do nível de preços.

No exterior, o destaque fica para o resultado final do PIB dos Estados Unidos, referente ao terceiro trimestre deste ano. O dado deve ser divulgado na quarta-feira (22) e não deve trazer surpresas ao mercado, confirmando, portanto, a aceleração da economia estadunidense no período.

Com isso no radar, a semana deve ser bastante amena, sem surpresas para as principais moedas globais, mas com uma leve tendência a apreciação e, do ponto de vista do Real, uma possível continuidade da depreciação da moeda.

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro