De Olho no Câmbio #152: Inflação e Ômicron

A semana foi de grande expectativa em torno da decisão de política monetária de mais de vinte bancos centrais ao redor do mundo. Apesar da semana movimentada, o ponto alto, como sempre, foi a decisão do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

Paralelo a isso, nesta semana tivemos conhecimento dos dados preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de diversos países, com olhar especial aos países da Europa. 

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

>> Real vs Dólar
>> Real vs Euro
>> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A próxima semana será bem mais curta, graças ao feriado de Natal na maior parte dos países ao redor do mundo. Ainda assim, teremos dados relevantes na agenda econômica. 

No Brasil, o destaque vai para o IPCA-15 que será divulgado pelo IBGE na quinta-feira (23). O IPCA-15 é a prévia da inflação oficial e deve manter a tendência de aceleração e alta do nível de preços.

No exterior, o destaque fica para o resultado final do PIB dos Estados Unidos, referente ao terceiro trimestre deste ano. O dado deve ser divulgado na quarta-feira (22) e não deve trazer surpresas ao mercado, confirmando, portanto, a aceleração da economia estadunidense no período.

Com isso no radar, a semana deve ser bastante amena, sem surpresas para as principais moedas globais, mas com uma leve tendência a apreciação e, do ponto de vista do Real, uma possível continuidade da depreciação da moeda.

Seguimos de olho.

Related posts

Mercado asiático fecha em alta com boas projeções para China

Reuniões do G20 podem trazer turbulências

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo