De Olho no Câmbio #158: EUA apresentam dados econômicos fortes

A semana foi marcada por dados importantes vindos dos EUA que permitiram ajustar as expectativas em torno dos próximos passos da política monetária. Reino Unido e Zona do Euro seguem apresentando problemas. No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson está na berlinda, enquanto que na Zona do Euro, a economia não está respondendo bem – muito disto ainda é reflexo da variante Ômicron.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Passamos por mais uma semana de apreciação do Real em relação ao Dólar, Euro e Libra. Este movimento é muito mais pautado pela melhora nas expectativas com a economia estadunidense (como notamos quando a cotação do Dólar e comparada com a do Euro e da Libra) do que pela economia brasileira em si.

A melhora das expectativas com os Estados Unidos impactam na disposição à tomada de risco dos investidores que começam a ver no Brasil uma oportunidade para ganhos de curto prazo. O reflexo deste movimento é visto justamente na apreciação do Real.

No mais, na próxima semana teremos dados importantes vindos do exterior. Na quinta-feira (3), o Reino Unido e a Zona do Euro divulgarão a decisão de política monetária que deve manter a taxa de juros no mesmo patamar, mas apontar caminhos com base nas expectativas para este ano. 

Na sexta-feira (4), conheceremos a taxa de desemprego dos EUA, que deve mostrar o quão forte está o mercado de trabalho americano. No Brasil, conheceremos também a taxa de juros Selic dos próximos 45 dias e o desempenho da produção industrial no mês de dezembro de 2021.



Related posts

De Olho no Câmbio #301: Escalada interminável da moeda americana

Federal Reserve de olho no payroll

Trajetória da dívida pública e taxa de desemprego são os dados do dia