De Olho no Câmbio #159: conflito no território ucraniano impactou moedas

Semana de continuidade da trajetória de apreciação do Real. Além do noticiário político no Brasil, muitas expectativas em torno das rusgas e trocas de farpas entre Rússia e Estados Unidos. Mas também vimos dados econômicos importantes da Zona do Euro e os novos capítulos da conturbada situação do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

O movimento de apreciação do Real visto esta semana pela quarta vez consecutiva deve permanecer na próxima semana, uma vez que acompanha o movimento do exterior. Parece-nos que a reversão deste movimento virá somente com uma mudança mais expressiva de variáveis econômicas no exterior.

Há grande expectativa com o desenrolar do conflito entre EUA e aliados versus Rússia e China por conta do território ucraniano. Por conta da posição estratégica da Ucrânia e a proximidade com a União Europeia, as expectativas do conflito também impactam fortemente a cotação do Euro. 

Na próxima semana, teremos dados importantes que devem alimentar este cenário. Do exterior, o principal dado a ser conhecido é o índice de preços ao consumidor dos EUA. Espera-se a continuidade da alta dos preços, bastante influenciada pelos preços de energia. 

No Brasil, teremos o anúncio do desempenho do comércio varejista e do setor de serviços, ambos referentes ao mês de dezembro de 2021. Mas o grande destaque fica para o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) referente ao mês de janeiro, divulgado pelo IBGE. Esperamos aceleração dos preços em janeiro, dados os consecutivos aumentos nos preços dos combustíveis e outros produtos importantes.

Seguimos de olho. 

Related posts

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo

IBC-Br deve mostrar crescimento forte em setembro

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa