A semana foi inteiramente pautada por uma única questão: a invasão da Rússia no território da Ucrânia. O conflito já vinha sendo anunciado há algumas semanas, desde o convite para que a Ucrânia fizesse parte da Otan. Até o início da semana, não se acreditava efetivamente que daria este passo, mas na madrugada de quinta-feira (24) os ataques começaram e tomou conta do noticiário internacional. No mais, acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Perspectivas
Com o conflito entre Rússia e Ucrânia no centro do noticiário internacional, fica até difícil determinar outros elementos que possam impactar a cotação do Dólar e das demais moedas. Ainda assim, a próxima semana será mais calma em termos de eventos econômicos no Brasil, por conta do feriado do carnaval que vai até quarta-feira.
Ainda assim, conheceremos na próxima semana o resultado do PIB brasilero referente ao quarto trimestre de 2021. Do exterior, conheceremos especialmente o desempenho da taxa de desemprego dos Estados Unidos referente ao mês de fevereiro.
Nesse contexto, a tendência de apreciação do Real deve se manter, mas com bastante atenção ao conflito entre Rússia e Ucrânia e os possíveis desdobramentos para o Brasil e demais emergentes.
Seguimos de olho.