A semana foi marcada pela divulgação de índices de preços importantes, como dos EUA e do Reino Unido, além da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). A situação é preocupante, com níveis de preço quebrando recordes históricos no mundo todo. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Perspectivas
A moeda estadunidense teve seu movimento bastante pautado pelo exterior ao longo desta curta semana. Mas nesta quinta-feira, o resultado das vendas no varejo e dos pedidos de auxílio desemprego, como pudemos constatar, reforçaram o movimento da moeda.
Já com relação ao Euro e a Libra, a exemplo dos EUA, a inflação também exerceu papel essencial no ajuste de expectativas. A alta dos preços é um fenômeno global, principalmente dos itens mais voláteis, como alimentos, combustíveis e energia.
Neste sentido, a moeda americana deve continuar perdendo valor, seguindo o movimento que vimos nas últimas semanas, o que deve manter o Real mais forte frente às demais moedas. Lembramos que a próxima semana também será mais curta aqui no Brasil, em função do feriado de Tiradentes.
Seguimos de olho.