De Olho no Câmbio #178: Economia global está na berlinda

Empresário usando tablet digital na conexão de rede global

As condições da economia global estão dando indícios de que uma grande recessão deve acontecer em breve. A alta dos juros por parte dos bancos centrais dos países desenvolvidos em meio a atual conjuntura de atividade econômica fragilizada deve frear a atividade e contribuir para que essa recessão aconteça. Os países se veem encurralados: é isso ou correr o risco de conviver com uma inflação que já afeta enormemente o custo de vida das famílias. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar

Real vs Euro

Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

O Real voltou a perder valor de maneira bastante expressiva nas últimas semanas e, já parece apontar para retomar o patamar do início do ano, graças à velocidade com que está desvalorizando pregão após pregão. Lembramos que no dia 27 de maio, o dólar de abertura estava cotado a R$4,75 e, nesta sexta-feira (24), já voltou aos R$5,23.

Este movimento está pautado na deterioração das condições econômicas globais, principalmente dos países desenvolvidos. Contudo, o Brasil poderia passar sem grandes problemas. A grande questão é que, recentemente, algumas decisões para combater a alta dos preços por meio da política fiscal desagradaram o mercado.

Já se fala em problemas que devem impactar o próximo governo, a partir de 2023 e, potencialmente, deve perdurar para os próximos anos. Nesse ínterim, seguimos de olho nos dados econômicos para ir desenhando esta trajetória. Até o momento, o Banco Central do Brasil permanece com seus servidores em greve, mas a agenda econômica da próxima semana prevê alguns indicadores relevantes.

Dentre esses dados, esperamos o volume e saldo de concessões de crédito para pessoas físicas e jurídicas referente ao mês de março. Além disso, estão no radar dados das contas públicas do governo consolidado (união, estados, municípios e empresas estatais), referentes ao mês de maio deste ano.

Seguimos de olho. 

Assuntos Relacionados