De Olho no Câmbio #181: forte deterioração de expectativas ao redor do mundo

Semana bastante intensa com inflação ainda mais alta nos EUA, PEC Kamikaze no Brasil, dados preocupantes vindos da China, expectativas afundando na Alemanha e impasses políticos no Reino Unido. As expectativas dos agentes econômicos permanecem em torno de uma grave recessão à frente e passam a esperar ações mais duras das autoridades monetárias.  Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar

Real vs Euro

Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Há um forte risco de recessão no radar. Com os dados de inflação dos EUA e o fraco PIB da China, espera-se que os países comecem a tomar atitudes mais fortes para evitar um colapso ainda maior. Nos EUA, como já vem sendo amplamente noticiado, a expectativa é de uma ação mais dura do Federal Reserve.

Na China, considerando que o segundo trimestre foi profundamente impactado pelos vários lockdowns que ocorreram no país, acredita-se que os resultados devem melhorar no terceiro trimestre, mas o mercado segue apreensivo. Na Europa, com as expectativas dos empresários e consumidores afundando, espera-se que o Banco Central Europeu (BCE) inicie o processo de alta de juros.

Na próxima semana, inclusive, teremos decisões importantes de política monetária, do Bank of Japan (BoJ) e do BCE. Além disso, durante a semana conheceremos os dados fiscais do Brasil no mês de maio e os PMIs preliminares dos países desenvolvidos no final da semana. 

Até lá, o Real deve continuar perdendo valor para Dólar, Euro e Libra. 

Seguimos de olho. 

Related posts

De Olho no Câmbio #304: Euro se prepara para uma forte rodada de desvalorização

Paridade Euro-Dólar à caminho

O que levar para a Itália: 5 dicas do que não pode faltar