De Olho no Câmbio #192: semana foi de muita volatilidade no mercado de câmbio

Apesar de uma semana que consolidou o cenário de deflação, inclusive com queda nos preços dos alimentos, o Real perdeu valor de maneira bastante significativa frente ao Dólar, ao Euro e a Libra. Ao redor do mundo, o risco de recessão mais profunda começa a ganhar forma e as autoridades começam a tomar decisões difíceis, parafraseando a primeira-ministra britânica Liz Truss.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

>> Real vs Dólar
>> Real vs Euro
>> Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A expectativa de que a crise internacional seja acompanhada de inflação elevada tem feito o dólar perder espaço em relação a diversas moedas do mundo, especialmente a Libra Esterlina e o Euro. Complementarmente, vimos a Libra ganhando força de maneira muito expressiva, mesmo com receio do pacote fiscal da primeira-ministra Liz Truss.

O cenário na Europa preocupa, mas o mercado parece ter ponderado que a situação nos EUA também não é das melhores, já que a semana chega ao fim com valorização do Euro e desvalorização do Dólar. Ainda assim, dentre todos os pares, o Real foi o que mais sofreu. 

Não podemos esquecer que neste domingo, 2 de outubro, o Brasil passará pelo primeiro turno das eleições presidenciais. Considerando as margens apertadas vistas nas últimas pesquisas e um possível empate técnico entre os líderes da pesquisa, tudo indica que há possibilidade de segundo turno.

Ao longo da próxima semana, teremos divulgações importantes dos PMIs da Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido, EUA e Brasil. O PMI é um importante indicador antecedente, pois ele nos permite antecipar boa parte do comportamento dos dados oficiais de atividade e, com isso, podemos ponderar os rumos da economia.

Adicionalmente, além do IGP-DI brasileiro de setembro, no final da próxima semana, os EUA divulgarão o resultado do payroll, que é equivalente ao nosso Caged aqui do país. Esperamos que o payroll reforce o que os pedidos semanais por seguro-desemprego estão indicando: o mercado de trabalho estadunidense permanece forte.

Com isso, esperamos na próxima semana, que o mercado de câmbio permaneça volátil, com tendência de depreciação do Real após o primeiro turno das eleições no Brasil.

Seguimos de olho.

Related posts

Trajetória da dívida pública e taxa de desemprego são os dados do dia

IGP-M acelera a 1,52% em outubro

JOLTs deve dar sinais da próxima decisão do FOMC