De Olho no Câmbio #198: volatilidade persiste no Brasil

O mercado brasileiro tem reagido de maneira ambígua após as eleições, ora valoriza fortemente o real, ora desvaloriza. Boa parte desse sobe e desce é consequência das indefinições em torno da política fiscal e do futuro da economia brasileira. Paralelo a tudo isso, os dados econômicos dos EUA e vindos da Europa alimentam as expectativas de um futuro ainda muito incerto. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

> Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Esta semana nos mostrou que a volatilidade ainda não passou, mesmo com o resultado das eleições. O mercado parece alheio às manifestações que ainda ocorrem em diversos pontos do país, mas o ponto central é a definição da equipe econômica e a direção da política fiscal.

Por um lado, a equipe de transição agradou o mercado com nomes como Pérsio Arida e André Lara Rezende – idealizadores da proposta Larida, que foi o plano de ação idealizado para conter a inflação através de um indexador econômico e de uma moeda nacional que não perdesse valor em relação ao dólar e resultou no plano real. 

As perspectivas com a economia americana também começam a mudar, apesar dos problemas vindos da Europa. A inflação parece começar a ceder e a economia está crescendo. Isso pode ser um sinal para o Fed frear a alta de juros. Veremos.

Nesse interim, a próxima semana trará dados importantes como: 

  • IBC-Br de outubro
  • Dados da produção industrial e vendas no varejo da China referentes a outubro
  • Dados da produção industrial e vendas no varejo dos EUA  referentes a outubro
  • Índice de preços ao consumidor da Zona do Euro. 

Seguimos de olho. 

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro