Economia e mercado

De Olho no Câmbio #213: A guerra contra a inflação americana está longe do fim

A inflação americana não poupou nem mesmo a semana do carnaval. O índice emitiu sinais de que a guerra contra o aumento dos preços aos consumidores dos Estados Unidos está muito longe de terminar. Depois que a segunda prévia do PIB norte-americano apontou para uma desaceleração mais pronunciada da atividade no último trimestre de 2022, os dados do mercado de trabalho da maior economia do mundo jogaram um balde de água fria no mercado. Isso sugere que os Estados Unidos continuam crescendo em ritmo forte no primeiro bimestre deste ano.

Nesta sexta (24), os dados do PCE, indicador de inflação mais usado pelo Fed para medir a temperatura dos preços locais, vieram acima das expectativas dos analistas, o que produziu um coordenado movimento de valorização do dólar sobre as demais divisas.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Com dados ambíguos vindos da economia dos Estados Unidos e com a possibilidade de que o Fed tenha que distender o ciclo de aumento de juros, é natural que a moeda brasileira e demais divisas não-conversíveis percam espaço para o dólar nos próximos dias.

No caso do Brasil, um movimento de valorização de curto prazo não está totalmente descartado, considerando uma eventual correção depois de longos meses de desvalorização. A entrega do novo arcabouço fiscal e a diminuição das tensões entre membros do governo e do banco central brasileiro também podem colaborar para um movimento dissonante do real nos próximos dias.

De todo modo, o risco de uma nova elevação da inflação nos Estados Unidos deve trazer mais probabilidade de desvalorização do real de demais moedas de países em desenvolvimento.

Seguimos de olho.

André Galhardo

Economista-chefe da Análise Econômica, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico.”

Artigos recentes

  • Artigos

De Olho no Câmbio #317:Dezembro nunca pareceu tão distante – real segue forte em 2025

Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…

1 hora ago
  • Artigos

Pensão por morte: quem tem direito e como funciona

Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…

2 horas ago
  • Artigos

 Dólar hoje (21/02): Suspensão de Plano Safra reflete alta de juros e pressio o Congresso

O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…

4 horas ago
  • Artigos

Blocos de Carnaval em São Paulo 2025: programação dos blocos de rua e dicas para curtir

Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…

9 horas ago
  • Artigos

Uber lança função para motoristas bloquearem passageiros indesejados

Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…

19 horas ago
  • Artigos

Sintomas de Dengue: Como identificar e quais remédios evitar

Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…

21 horas ago