A semana foi marcada por mais episódios de valorização da moeda brasileira, com destaque para a quinta-feira, quando a moeda americana chegou a tocar o patamar de R$4,74 no intraday. Parte deste movimento de valorização da divisa brasileira pode ser explicado pela decisão do Banco Central do Brasil de manter a taxa básica de juros inalterada em 13,75% ao ano. Além disso, o mercado acompanhou de perto a votação do novo arcabouço fiscal no Senado Federal e viu o banco central chinês operar mais uma redução em suas taxas de juros.
Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
A aprovação do novo arcabouço fiscal pelo Senado Federal fez o projeto voltar para o Plenário da Câmara dos Deputados, haja vista a necessidade de revisão do texto por conta das alterações realizadas pelos senadores. A aprovação em definitivo deve colaborar para mais movimentos de valorização do Real em relação às demais moedas.
A semana que vem (26 a 30 de junho) também será marcada pela reunião do Conselho Monetário Nacional, de onde se espera que saia uma decisão acerca das metas de inflação para os próximos anos. Apesar da celeuma criada no começo do ano, a expectativa agora é de que os três membros do comitê decidam manter inalteradas as metas já fixadas, o que também pode colaborar para ancoragem das expectativas e mais valorização do real.
Na Europa, apesar dos números relativamente positivos vindos da Alemanha, o Banco Central Europeu deve fazer ao menos mais um aumento de juros este ano, na próxima reunião de política monetária, marcada para agosto. Até lá, a projeção é de que o Real siga avançando sobre o Euro e, em menor medida, sobre a Libra Esterlina.
Seguimos de olho.