De Olho no Câmbio #233: recessão lá fora, mas aqui dentro tudo caminha bem

A semana renovou as expectativas com uma recessão na Europa e no Reino Unido. Nos EUA, a situação ainda é ambígua, mas uma recessão não foi descartada. O Brasil parece ir na contramão de todo esse movimento e já prepara o caminho para os primeiros cortes de juros em breve, após o IPCA trazer a primeira deflação de 2023.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Os bancos centrais ao redor do mundo, em especial na Europa e Inglaterra, deixaram claro que restringirão suas políticas monetárias o quanto for preciso para combater a inflação. O Brasil, por outro lado, parece ter seus preços controlados e já se prepara para os primeiros cortes de juros. 

Ainda assim, parece pouco provável que vejamos quedas intensas do real enquanto as autoridades monetárias internacionais não conseguirem manter a inflação sob controle de maneira definitiva. Dados da economia brasileira, embora ambíguos, não apontam para uma recessão à caminho, enquanto o mesmo não pode ser dito da situação americana e europeia.

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro